Secretaria Municipal de Educação lança cronograma de atividades remotas

Em meio à suspensão das atividades escolares em todo o país em decorrência da pandemia do Corona vírus e a incerteza em relação ao retorno das aulas. Secretários municipais de educação discutem alternativas para conseguir cumprir o calendário escolar previsto para 2020. Diante desse contexto, a rede pública do município de Uiraúna-PB tem nas mãos a missão de encontrar soluções para sua Rede de Ensino.

A educação detém a capacidade de proporcionar meios para o desenvolvimento pessoal do indivíduo e, consequentemente, da sociedade na qual ele se encontra inserido. Portanto, houve a necessidade de elaborar estratégias pedagógicas que minimize a falta de atividades presenciais nas Escolas.

O objetivo geral será apresentar o ensino remoto com atividades impressas e via WhatsApp; com ênfase aos alunos que estarão impossibilitados de se deslocarem às suas instituições de ensino, como era de costume, mas poderão estudar em casa, sem aglomeração e com ajuda dos seus pais ou responsáveis.

Compete aos professores utilizar-se de didáticas tecnológicas, dentre elas, a seleção de “grupo escolar” via WhatsApp, a fim de tirar dúvidas (on-line) das atividades propostas à semana de estudo. Dessa forma, o professor(a) ficará responsável em preparar sua rotina de atividades por semana, e entregá-las aos pais e/ou responsáveis dos alunos, através de atividades impressas (apenas para quem não tem acesso à internet), enviadas via WhatsApp,  para que no conforto e segurança do seu lar possam acompanhar seus filhos. A expectativa é que os alunos não desistam, não se desanimem e que possam nutrir vínculo com a comunidade escolar e com o saber.

As tarefas deverão ser previamente planejadas e elaboradas pelo docente, em consonância com o Projeto Pedagógico das escolas. Cada professor(a) estará disponível, uma vez por semana, na escola, para fazer entrega das atividades pedagógicas, da semana atual, aos pais e/ou responsáveis, bem como ao recolhimento das mesmas.

Lembrando que professores, pais e equipe pedagógica devem cumprir o Decreto Estadual 40.188 de 17 de abril de 2020, no qual fica proibido entrar sem máscara em qualquer estabelecimento público, ou seja, só será permitido a entrada na escola de máscara.

A divisão das turmas, para que os professores possam fazer a entrega das atividades, ocorrerá da seguinte forma (àqueles que não terão acesso à internet):

Turma/Série Turno Dia da entrega da atividade Horário
Educação Infantil Manhã Segunda-feira 08h às 10h
1º ano Manhã Segunda-feira 10h às 11h30min
2º ano Manhã Terça-feira 08h às 10h
3º ano Manhã Quarta-feira 08h às 10h
4º ano Manhã Quinta-feira 08h às 10h
5º ano Manhã Sexta-feira 08h às 10h
6º ano Tarde Segunda-feira 14h às 16h
7º ano Tarde Terça-feira 14h às 16h
8º ano Tarde Quarta-feira 14h às 16h
9º ano Tarde Quinta-feira 14h às 16h

O público-alvo é todo estudante da Rede Municipal de Ensino. As atividades ocorrerão a partir do dia 04 de maio do ano em curso.

Importante enfatizar que a Rede Municipal de Ensino vem demonstrando responsabilidade e compromisso na adoção de medidas que respaldem o direito de seus estudantes ao aprendizado.