Secretaria de saúde de Uiraúna oferece 80 mamografias gratuitas para mulheres do nosso município

126

Com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia, a Secretaria Municipal de Saúde de Uiraúna, recebeu no dias 23 de agosto 2018, o projeto “Amigo do Peito” uma unidade móvel (caminhão baú) destinado a realizar exames de mamografia com tecnologia de forma inteiramente gratuita.

As mulheres comtempladas com o exame foram captadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, juntamente com suas respectivas enfermeiras responsáveis pela equipe dos ESF buscando atender parte da demanda necessária que existe no município. No dia de hoje, serão realizadas 80 mamografias sendo 40 no período da manhã e 40 no período da tarde. mulheres onde estavam aptas a realizar o exame.

Faz-se extremamente necessário ressaltar que ações como essa, voltadas para o público carente do município, façam parte de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas no município de Uiraúna

 O programa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Uiraúna com o Ministério da Saúde, que através do Sistema Único de Saúde (SUS) visa prevenir a doença diagnosticando com rapidez e qualidade, bem como aumentando a oferta, agilizando e diminuindo os custos de deslocamento das mulheres. Na ocasião, durante a espera de fazer o exame, é servido um lanches a todas as mulheres que serão atendidas.

 

 “ Nossa gestão permanece focada em oferecer serviços que melhorem a vida dos cidadãos e cidadãs do nosso município. Só a mulher que precisa é quem saber a importância da realização desse tipo de exame. Em nossa gestão, estamos oferecendo 80 mamografias por vez. Se não fosse realizado aqui, o lugar mais próximo para realizar um exame desse teria que se deslocar  40 km para as cidades vizinha” Disse Dra. Julieth, secretária de saúde.  

 

COMPARTILHAR