Prevenção da Gravidez na Adolescência e Combate às Drogas e Alcoolismo foram os temas trabalhados nas UBS de Uiraúna no mês de fevereiro

39

Durante todo o mês de fevereiro, as unidades básicas de saúde do município de Uiraúna realizaram ações voltadas a Prevenção da Gravidez na Adolescência e Combate as Drogas e alcoolismo. Os temas foram escolhidos devido a sua importância social e seus impactos físicos, mental e cultural.

Rodas de conversas, palestras e atividades educativas nas unidades básicas de saúde e também nas escolas municipais.

Todos os profissionais da atenção básica, dentre eles médicos, enfermeiros, psicólogo, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e os demais profissionais das unidades como também o psicólogo do NASF, estiveram envolvidos nas ações que foram multidisciplinar.

A gravidez na adolescência é um assunto muito sério, que envolve diversos riscos à saúde das adolescentes, por isso o tema foi abordado e debatido para o esclarecimento, orientação quanto os problemas que podem acarretar seja ele físico, mental ou social. Por isso, durante as ações foi intensificada a orientação no uso de contraceptivos. A Organização Mundial da Saúde define como adolescência o período entre 10 e 19 anos.

Já o uso de álcool e drogas tem aumentado a cada dia que passa e é um problema que as famílias vem enfrentando, por isso os profissionais realizaram ações voltadas a orientação, prevenção, tratamento e aos malefícios que a droga pode causar não só no usuário como também a sua família. Durante as atividades foi demonstrado o que o consumo tanto de drogas lícitas e ilícitas podem ocasionar a saúde do usuário.

Confira:

 

 

COMPARTILHAR