Teve início as comemorações dos 66 anos de emancipação política de Uiraúna com programação voltada para os homens

Teve início na noite de ontem (20), as comemorações dos 66 anos de emancipação política da cidade de Uiraúna. De acordo com a programação, a Secretaria Municipal de Saúde de Uiraúna, promoveu uma série de ações voltadas à conscientização dos homens para a prevenção ao câncer de próstata, na programação do Movimento Novembro Azul. As 18h30m, aconteceu uma concentração de motoqueiros em frente a secretaria de saúde, e saíram nas ruas da cidade fazendo um buzinaço alertando a população sobre o evento.

Entre as ações desenvolvidas, foram:

• Alongamento;
  • Teste rápido para Hepatites Virais, Sífilis e HIV;
  • Tipagem sanguínea;
  • Aferição da PA;
  • Aferição do peso e altura com cálculo do IMC;
  • Aplicação de Vacinas;
  • Coleta de exames de PSA para os homens com 45 anos e mais;
  • Emissão de cartão do SUS;

As iniciativas são direcionadas a promover uma mudança de comportamento nos homens, conscientizando para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos. Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros.

Na oportunidade, esteve presente o prefeito Dr. João Bosco Nonato Fernandes, a secretária de saúde e primeira dama do município Dra. Julieth G. Fernandes, secretários e público em geral.