Secretaria Municipal de Saúde realizou campanhas temáticas durante todo o mês de janeiro

50

Para o Ministério da Saúde, o mês de janeiro é dedicado a duas campanhas especiais de prevenção em saúde, sendo elas: o Janeiro Roxo relacionado ao combate a Hanseníase e o Janeiro Branco com ações voltadas a Saúde Mental.

Para abordar os temas, todas as unidades básicas de saúde do município de Uiraúna estavam envolvidas com essas ações, com apoio e a participação ativas de todos os profissionais da atenção básica e o auxílio do Nasf, dentre eles médicos, enfermeiros, psicólogo, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e os demais profissionais das unidades.

Diversas atividades foram realizadas com a comunidade em geral, desde rodas de conversas, atividades educativas, palestras de conscientização, mobilizações para discutir e alertar para os cuidados necessários, atendimentos presenciais, orientações médicas, encaminhamentos para possíveis diagnósticos, entre outras ações.

Saiba mais sobre cada temática abordada no mês de janeiro:

O Janeiro Roxo fala da HANSENÍASE doença que acomete a pele e os nervos, foi falado sobre prevenção, diagnóstico, forma de transmissão e tratamento temos que ter um olhar diferenciado pra essa doença pois pode deixar sequelas físicas se o diagnostico for demorado ou tratamento for inadequado, lembrando que o tratamento é gratuito fornecido pelo ministério da saúde.

O Janeiro Branco está relacionado a campanha de prevenção ao ADOECIMENTO MENTAL e EMOCIONAL

, promovendo ações para o bem esta mental e físico das pessoas evitando o desequilíbrio do organismo, buscando estratégias e políticas para uma melhor qualidade da saúde mental.

JANEIRO BRANCO

JANEIRO ROXO

COMPARTILHAR