CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 30/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agropecuária e Meio ambiente apresentou para os produtores locais o programa + Agropecuária Brasil.

O Governo Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Agropecuária e Meio ambiente, apresentou para os produtores locais o programa + Agropecuária Brasil.

A médica veterinária Milena Áquila ministrou a sistemática de funcionamento do programa e os métodos de implantação à nível local.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Uiraúna da abertura a 2ª edição do AgroUna.

A prefeitura Municipal de Uiraúna, através da secretaria de agropecuária, meio ambiente e pesca deu início a segunda AgroUna, a feira de exposição agropecuária, que além da exposição de animais com o intuito de demonstração e comercialização, contou também com um conjunto de apresentações artísticas e palestras com temáticas relevantes para o público da área.

O evento conta com o apoio do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, representada pelo Secretário Joaquim Hugo, que esteve presente e acompanhou as atividades ao lado de representantes do Banco do Nordeste e do SEBRAE. A feira segue durante os dias 27 e 28 de novembro com a exposição dos animais.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura informa o calendário da Vacinação da “AFTOSA” Município de Uiraúna

Calendário da Vacinação da "AFTOSA" Município de Uiraúna

1ª Fase da Campanha. Mês de Maio.

Prefeitura Municipal de Uiraúna Construindo o Futuro Com Você.

#Agricultura 29/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Prefeitura Municipal de Uiraúna divulga calendário de vacinação da Aftosa.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna divulga calendário de vacinação da Aftosa.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente divulga calendário de vacinação da Aftosa que terá inicio no dia 03 a 22 de maio.

O calendário será divido por semana e divisão dos sítios, os agricultores deverão se atentar ao calendário com datas e horários.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 21/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Agricultura realizou o pagamento da 1ª Parcela do Programa Garantia SAFRA.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Agricultura realizou o pagamento da 1ª Parcela do Programa Garantia SAFRA.

O programa é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e que é gerido pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A ideia é promover a sobrevivência dos agricultores familiares, caso ocorra à perda da safra, isso apenas para regiões específicas do país, como por exemplo, nosso estado, Paraíba.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Boletim do programa Corte de Terra 2023.

Boletim do programa Corte de Terra 2023.

#Agricultura 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Atenção Agricultor!

Atenção Agricultor!

A Prefeitura Municipal de Uiraúna comunica que a secretaria de agricultura e meio ambiente está ofertanto o serviço de retirada dos boletos do Garantia Safra para os 408 inscritos no programa até o dia 09/02/2023.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

1 sem

Ver tradução

#Agricultura 01/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente inaugura Viveiro

Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente inaugura Viveiro Municipal de Mudas.

O Viveiro de Mudas, conhecido como antigo IBAMA é um espaço onde são cultivadas plantas que são distribuídas em todos os espaços públicos do município, e também muitas plantas frutíferas e nativas são entregues a toda população.

Homenageamos Creuza Fernandes da Costa, conhecida como "Creuza de Guim", que nasceu em 06 de julho de 1938, no sitio Barra em Luís Gomes, no Estado do Rio Grande do Norte. Casou-se com José da Costa, conhecido como "Guim da Borracharia", e juntos construíram uma família com 05 filhos, Suerda Fernandes, Umbelina Costa, Celso Fernandes, Suely Fernandes e José da Costa Junior. Faleceu aos 83 anos de idade, no dia 09 de maço de 2022, ainda na lucidez dos seus dias, deixando um legado de tamanha honestidade e fidúcia. Semeou amor a todos e colheu bons frutos, deixou saudades eternas a quem rodeava.

"Um espaço que traz muita paz, um local alegre, calmo e que renova nossas energia. Quero que toda a população de Uiraúna tenha o prazer de vir conhecer. Esse espaço de paz, lembra muito Creuza Fernandes da Costa, mulher tranquila de um coração enorme e muito apaixonada por plantas, que cultivava com muito amor. Essa é mais uma homenagem muito justa, o Viveiro de Mudas Creuza Fernandes da Costa", frisou a Prefeita, Leninha Romão.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 23/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE PREFEITA LENINHA ROMÃO DE UIRAÚNA ASSINA CONVÊNIO COM A DEFESA CIVIL ESTADUAL E CONSEGUE MAIS 03 CARROS-PIPA

PREFEITA LENINHA ROMÃO DE UIRAÚNA ASSINA CONVÊNIO COM A DEFESA CIVIL ESTADUAL E CONSEGUE MAIS 03 CARROS-PIPA PARA ABASTECIMENTO D'ÁGUA

A Prefeita Constitucional de Uiraúna- PB, Leninha Romão, assinou convênio com a Defesa Civil Estadual no qual garante ao município mais 03 (três) carros-pipa para ajudar no enfrentamento da crise hídrica que assola a região.

A assinatura do convênio aconteceu após pedido formal da Prefeita Leninha Romão ao Secretário de Infraestrutura do Estado da Paraíba, Deusdete Queiroga, e à Gerente Executiva da Defesa Civil, Márcia Andrade.

O intuito é ampliar e melhorar ainda mais o abastecimento para a população durante essa crise hídrica que estamos passando devido às estiagens.

O contrato firmado junto à Defesa Civil do Estado da Paraíba, visa oferecer uma quantidade maior de água potável para atender a alta demanda no município.

"O que faz nossa gestão diferente é que não medimos esforços e estamos empenhados em buscar parcerias, sempre pensando no bem do nosso povo. Quero agradecer mais uma vez ao Governador João Azevedo por mais uma parceria para o nosso município e agradecer também ao Secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos Dr. Deusdete Queiroga e a Dra. Márcia Andrade, por nos atender muito bem durante o encontro na Defesa Civil do Estado da Paraíba.", disse Leninha Romão.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e em parceria com o EMPAER e o SEBRAE de Sousa realiza palestra

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e em parceria com o EMPAER e o SEBRAE de Sousa realizou, uma conversa com agricultores locais para apresentação do Projeto Agente Local de Inovação - ALI RURAL.

O encontro foi realizado nesta terça-feira (18/10), e foi ministrado pela Médica Veterinária, Mestre em Zootecnia, Ariádne de Barros Carvalho, atual agente local de inovação do SEBRAE de Sousa.

A Prefeitura vem sempre buscando ajudar e incentivar o homem do campo.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Durante os dias 14, 15 e 16 de outubro aconteceu em Uiraúna, a Agrouna (I Exposição Agropecuária de Uiraúna).

Durante os dias 14, 15 e 16 de outubro aconteceu em Uiraúna, a Agrouna (I Exposição Agropecuária de Uiraúna).

O evento foi uma iniciativa pelos empresários Frederico Scabello, Júnior Fernandes e Plácido Anacleto com co realização da Prefeitura Municipal de Uiraúna, e contou com uma programação recheada de novidades e muitas atrações. Durante os 3 (três) dias de evento, os stands expuseram animais das mais diversas categorias, plantas, produtos específicos para agropecuária, além palestras e workshops com temas de extrema importância para os agricultores de Uiraúna e região.

De acordo com um dos organizadores do AgroUna, Junior Fernandes, o evento foi um sucesso e contou com um bom número de visitantes de toda região. "Ficamos muito felizes com a dimensão que tomou nosso evento. Recebemos visitantes de toda região na I Exposição Agropecuária de Uiraúna, muitos negócios foram realizados, como: vendas de produtos e animais, e recebemos ainda muitos elogios por parte dos nossos parceiros", relatou Geraldo Junior.

"A Agrouna foi um sucesso, esse momento proporcionou aos agricultores de Uiraúna e região, interação, entretenimento, realização de negócios, e ampliação de rede de contatos, com o objetivo de evoluir. As palestras e workshosp foram enriquecedores para o nosso crescimento", frisou a Prefeita Leninha Romão.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 13/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Programação da Agrouna (I Exposição Agropecuária de Uiraúna)

A Agrouna (I Exposição Agropecuária de Uiraúna) estará sendo realizada durante os dias 14, 15 e 16 de outubro em parceria com a Prefeitura Municipal de Uiraúna.

Convidamos toda população de Uiraúna e região para prestigiar esse grande evento, que será realizado na Arena Baleia.

A Programação vem recheada de novidades e muitas atrações.

Dia 14 de outubro - Sexta-feira:

13h - Acesso livre ao Evento e visita aos stands, currais e galpões;

15h - Palestra de Abertura - tema: Doenças em Ruminantes no semiárido;

17h30 - Abertura Oficial do Evento;

19h - Palestra - tema: Produção e avalição de alimentos volumosos para ruminantes no semiárido brasileiro;

21h - pausa nas atividades do recinto agropecuário;

22h - Show ao vivo com Véve Gonzaga.

Dia 15 de outubro - Sábado:

8h - Aberto ao público para visita stands, currais e galpões;

10h - Palestra - tema: Avanços no cultivo intensivo de palma forrageira;

15h - Workshop - tema: Estruturação de rebanho e planejamento forrageiro;

15h30 - Workshop - tema: Reprodução em bovinos e inseminação artificial;

17h - Palestra - tema: Raiva em ruminantes: prevenção e controle;

21h - pausa nas atividades do recinto agropecuário;

22h - Show ao vivo com Sirano e Sirino e Zé de Freitas.

Dia 16 de outubro -Domingo:

8h - Aberto ao público para visita stands, currais e galpões;

13h - Encerramento da Primeira Exposição Agropecuária de Uiraúna.

#Agricultura 13/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Agrouna (I Exposição Agropecuária de Uiraúna) estará sendo realizada durante os dias 14, 15 e 16 de outubro

Agrouna (I Exposição Agropecuária de Uiraúna) estará sendo realizada durante os dias 14, 15 e 16 de outubro em parceria com a Prefeitura Municipal de Uiraúna.

O evento acontecerá na Arena Baleia e contará com uma programação recheada de conhecimento, entretenimento, exposições e atrações musicais.

"Queremos convidar toda a população de Uiraúna e cidades circunvizinhas para participar do I AGROUNA, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro, e a Prefeitura Municipal de Uiraúna estará como parceria nesse evento inovador na nossa cidade, incentivando e dando todo suporte que for preciso. Estaremos juntos prestigiando esse momento importante para todos os produtores e agricultores de nossa cidade e região", frisou a Prefeita Leninha Romão.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 10/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente estará realizando inscrições do Garantia SAFRA

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com o EMPAER estará realizando inscrições para o Garantia SAFRA 2022/2023.

O cronograma dessa semana está a disposição nessa postagem.

A Documentação necessária para as inscrições será:

CFP e RG do casal - (XEROX);

Casamento civil - (XEROX);

NIS atualizado - (XEROX);

CAR assinado pelo dono da terra - (XEROX);

Recebido de Energia atualizada - (XEROX).

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 06/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está realizando inscrições para o Garantia SAFRA 2022/2023

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o EMPAER está realizando inscrições para o Garantia SAFRA 2022/2023.

As inscrições vão até o dia 17 de outubro de 2022.

O cronograma será informado através do Instagram da Prefeitura de Uiraúna semanalmente.

"Estivemos na Associação da Santa Umbelina realizando as inscrições dos agricultores rurais daquela comunidade e comunidades vizinhas, e seguiremos amanhã para o Grupo Escola do Sítio Espírito Santo e Arrojado a partir das 08h da manhã, e a tarde a partir das 15h no Grupo Escolar Varrelo atendendo os sítios de Varrelo, Berlim, Vazante, Cruz e Macaco", relatou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Romerito Miguel.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você

#Agricultura 13/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebeu 60 sacolas com média de 100 a 150 peixes alevineos cada uma.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebeu na manhã de hoje (13/07), 60 sacolas com média de 100 a 150 peixes alevineos cada uma, que foram destinados aos açudes do município.

Essa ação foi realizada por intermédio da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca, do Governo do Estado da Paraíba.

O projeto estimula a agricultura familiar pesqueira no município, com geração de emprego e renda, através da atividade pesqueira, melhorando o desenvolvimento da economia e a vida dos cidadãos uiraunenses.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE O Viveiro Municipal de Mudas tem recebido diversas visitas durante essa semana

O Viveiro Municipal de Mudas tem recebido diversas visitas durante essa semana (30/05 a 03/06). As crianças das Creches: Lidiane e Mãe Chôta, e os usuários do CAPS, tiveram uma manhã de atividade diferenciadas, já em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente que será no próximo dia 05 de junho.

"O Viveiro de Mudas do nosso município é um ambiente aberto ao público, tanto para visitação como para recolhimento de mudas de diversos tipos. E é uma alegria recebermos todas as pessoas aqui", relatou o Coordenador Eduardo (Engenheiro Agrônomo).

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 01/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente finaliza a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no município.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente finaliza a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no município.

A campanha se iniciou no dia 01 de maio e foi finalizada no dia 31 de maio. A Secretaria realizou mais de 3 mil e 500 doses de vacinação em animais dos produtores rurais de Uiraúna.

"Estamos felizes por finalizar mais uma campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Foram 3.630 animais vacinados em nossa cidade, e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando um trabalho muito importante nesse sentido", finalizou a Prefeita Leninha Romão.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com voc

#Agricultura 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Prefeita Leninha Romão visitou na manhã desta terça-feira (24/05), o Viveiro de Mudas

A Prefeita Leninha Romão visitou na manhã desta terça-feira (24/05), o Viveiro de Mudas para ver quais as necessidades que o setor está precisando e informar a população sobre a doação de mudas de plantas.

O Viveiro de Mudas fica localizado no bairro Alto da Bela Vista (Próximo ao Açude do Arrojado), e funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17h.

O setor conta com a distribuição de mudas frutíferas como: Caju, maracujá, graviola, pinha, mamão, acerola e goiaba, além de mudas de jatobá, urucum, jenipapo, oiti, flamboyant, ninho indiano. Conta também com a distribuição de hortaliças e adubo orgânico.

"Fico muito feliz como esse lugar está sendo bem cuidado, quero parabenizar essa equipe que vem cuidando bem desse setor e desempenhando um brilhante trabalho. Quero convidar a população uiraunense para fazerem uma visita ao viveiro, levar uma muda, um adubo, fazer uso dessas plantas que é para toda sociedade.", relatou a Prefeita Leninha Romão.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 12/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente segue realizando a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente segue realizando a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. O calendário vai até o dia 31 de maio.

A vacinação é essencial para evitar doenças e garantir o rebanho protegido.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente espera vacinar quase 3 mil animais, na perspectiva de proteger os animais dos agricultores rurais de nossa cidade.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 03/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informa que a VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, informa que a VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA, se inicia quinta-feira (05/05/2022), seguindo um cronograma até o dia 31/05. Nessa primeira etapa, serão imunizados os animais de todas as idades.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Romerito Miguel, a projeção do município é a de vacinar cerca de 3 mil animais. "A ideia é que possamos atender toda a demanda da população da zona rural. Nossa programação começa no dia 05 e vai até o dia 31 de maio", declarou o Secretário.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 12/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando a poda das árvores e grama, e implantação de novas mudas

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando a poda das árvores e grama, e implantação de novas mudas nos espaços públicos do município.

"Estamos revitalizando e realizando manutenção nos espaços públicos de nossa cidade, queremos proporcionar a população ambientes agradáveis e uma nova ambientação", relatou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Romerito Miguel.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 04/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou a entrega de kit's orgânicos para as escolas municipais

A Prefeitura Municipal de Uiraúna através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na manhã de hoje (01/04), a entrega de kit's orgânicos para a Secretaria de Educação, que serão distribuídos nas escolas municipais.

"O viveiro de mudas do nosso município tem produzido um grande número de hortaliças. Planejamos dessa forma, abastecer as escolas municipais nesse primeiro momento, mas em breve ampliaremos para os demais setores", relatou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Romerito Miguel.

As hortaliças orgânicas são conhecidas por seus nutrientes, e principalmente por serem mais saborosas e apresentarem menos índice de toxicidade, ou seja, essenciais para uma alimentação mais saudável.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Agricultura 04/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Prefeitura Municipal de Uiraúna continua em ritmo acelerado com cortes de terra.

Prefeitura Municipal de Uiraúna continua em ritmo acelerado com cortes de terra.

A Prefeitura de Uiraúna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, voltou a intensificar o corte de terras para os trabalhadores rurais.

O Secretário, Romerito Miguel, vem acompanhando de perto as atividades e lembrou que "a ação deve resultar num grande benefício para os agricultores de Uiraúna, que se dedicam ao plantio. Nesse momento estamos realizando o corte de terras no Sítio Morada e iremos da continuidade aos demais agricultores que ainda falta realizar o corte de terra".

A realização do corte de terra tem sido mais uma forma de valorizar o homem do campo, visando melhorar a qualidade do plantio que vem sendo realizando na zona rural pelos agricultores, que foram agraciados recentemente com boas pancadas d'águas em suas regiões.

A Prefeitura de Uiraúna segue trabalhando cada vez mais pelo o homem do campo!

#Agricultura 22/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que serão entregues 20.000 raquetes de 'palma'

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que serão entregues 20.000 raquetes de 'palma' para cada um dos dois agricultores que foram contemplados em nosso município. Ou seja, serão 40.000 raquetes de palma ''orelha de elefante'' disponibilizadas.

Esse programa é uma parceria entre Governo Estadual e Governo Municipal. O município realiza o corte de terra e a plantação. O estado, por sua vez, entrega as palmas e faz a irrigação, através de um processo moderna, com placas solares e utiliza um baixo consumo de água.

Os agricultores pagam apenas 50% da primeira colheita de palma, que será doada ao próximo agricultor contemplado.

''É um programa que tende a beneficiar os agricultores e principalmente a colheita em nosso município. Junto ao governo do estado, tenho a plena certeza que o agro em Uiraúna só tende a crescer'', afirmou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amilton Fernandes.

Seguimos ao lado do homem do campo!

#Agricultura 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Informativo sobre o Programa Garantia Safra

Informativo sobre o Programa Garantia Safra

#Agricultura 08/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente segue trabalhando nos cortes de terra para os agricultores locais.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente segue trabalhando nos cortes de terra para os agricultores locais.

Nesta sexta-feira (7), os produtores rurais do Sítio Serrinha foram beneficiados com a ação. Ao todo, aproximadamente 1000 agricultores fizeram cadastro para o corte de terra e estão sendo assistidos com todo o trabalho.

No vídeo, podemos ver e ouvir a satisfação de um agricultor local com o corte de terra em sua propriedade. ??

Seguimos trabalhando junto ao homem do campo

#Agricultura 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa o cronograma de vacinação da febre aftosa nesta semana.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa o cronograma de vacinação da febre aftosa nesta semana, com dias, horários e locais de aplicação.

Nesta quinta-feira (18), Turin, Pocinhos, Bronzeado e Vidéo serão as localidades onde os rebanhos de até 2 anos de idade serão vacinados.

Ao longo dos dias, será divulgado o calendário completo de vacinação em toda a Zona Rural de Uiraúna.

Quem ama, vacina! Garanta o rebanho livre de febre aftosa.

#Agricultura 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura, informa que a partir do dia 20 de novembro estará aberto cadastro do CORTE DE TERRA GRATUITO.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa que a partir do dia 20 de novembro a 20 de dezembro de 2021, estará aberto o cadastro do CORTE DE TERRA GRATUITO para a população do município.

Para se cadastrar, o cidadão deve levar os seguintes documentos:

• CPF

• INDENTIDADE

Lembrando que o cadastramento será feito na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na parte da tarde, das 13h às 17h.

A Prefeita Leninha Romão fez questão de destacar a importância da ação que será realizada. "Temos que ter um olhar especial para a zona rural. Com este benefício aos agricultores, estamos oportunizando melhor qualidade de vida e, consequentemente, sua fixação numa das áreas mais vitais para a economia municipal", disse.

O Secretário Amilton Fernandes também ressalta o benefício aos produtores rurais. "Nossa agricultura é uma forte fonte de economia. Nossa visão sempre será dar apoio para que cada vez mais possamos gerar renda para o nosso povo", afirmou.

#Agricultura 09/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente segue vacinando o gado contra a febre aftosa.

Nesta terça-feira (9), os sítios Aparecida, São João da Serra, Carneiro e Leite tiveram os seus rebanhos vacinados. Esta é a segunda etapa da vacinação.

Quem ama, vacina! Garanta o rebanho livre de febre aftosa.

#Agricultura 07/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que a vacinação da febre aftosa iniciará nesta segunda-feira(8)

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que a vacinação da febre aftosa iniciará nesta segunda-feira (8), a partir das 6h, nos sítios Serrinha e Capivara. Assim seguirá nas demais localidades informadas.

Ao longo dos dias, será divulgado o calendário completo de vacinação em toda a Zona Rural de Uiraúna.

Quem ama, vacina! Garanta o rebanho livre de febre aftosa.

#Agricultura 05/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Agricultura e Meio ambiente informa que irá começar a vacinação no gado dos produtores rurais

A Secretaria de Agricultura e Meio ambiente informa que irá começar a vacinação no gado dos produtores rurais a partir do dia 8 de novembro, e vai até o dia 26 de novembro.

A Prefeita Leninha Romão destaca a importância dessa vacinação: "precisamos cuidar do nosso rebanho. Para isso, os animais precisam ser vacinados contra a Febre Aftosa. A prefeitura irá vacinar nessa segunda fase os animais até dois anos gratuitamente, começando no dia 8 de novembro até o dia 26 de novembro. Pedimos a todos os produtores rurais que vacinem seus animais".

Todo o rebanho bovino deve, obrigatoriamente, ser vacinado contra a febre aftosa entre essas datas. Esta é a segunda etapa da campanha no município.

A febre pode acometer rapidamente criações inteiras. O vírus se dissipa pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações. O vento também pode transportar o vírus.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna em breve divulgará o cronograma detalhado de dias e horários em cada sítio da zona rural do município.

#Agricultura 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Inscrições para o Programa Garantia Safra período 2021-2022.

Comunicado:

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, comunica aos agricultores de Uiraúna que está aberto as inscrições para o Programa Garantia Safra período 2021/2022.

#Agricultura 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Prefeitura paga 6º Boleto do Garantia SAFRA!

A Prefeitura de Uiraúna segue sempre valorizando o agricultor rural.

6ª e última parcela do Boleto do garantia SAFRA esta pago

#Agricultura 03/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está realizando a entrega de verduras e hortaliças para as famílias carentes

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está realizando a entrega de verduras e hortaliças para as famílias mais carentes de Uiraúna.

Os alimentos são produzidos e cultivados de forma orgânica e livre de agrotóxicos no próprio viveiro de mudas do município.

Nosso município tem dado todo o suporte aos mais necessitados de nossa terra, garantindo acesso a políticas públicas e serviços sociais.

Uiraúna segue avançando!

#Agricultura 22/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Quantidade de vacinação da AFTOSA.

Vacinar nosso rebanho bovino foi uma grande tarefa no primeiro semestre de 2021. Ainda mais com as divindades impostas diante da pandemia da COVID-19. Contudo, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amilton Fernandes, comemorou o número total apresentado. "Foram mais de 77% dos animais que estão em território uiraunense que receberam a vacina da aftosa. É importante que o gado seja vacinado e fique imune da doença. Assim, podemos contribuir com um avanço melhor da pecuária em nosso município".

#Agricultura 22/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Prefeitura paga 5ª Boleto do garantia SAFRA!

A Prefeitura de Uiraúna segue sempre valorizando o agricultor rural.

5ª Boleto do garantia SAFRA esta pago!

#Agricultura 22/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Agricultura está realizando a entrega de verduras e hortaliças para as famílias mais carentes de Uiraúna

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está realizando a entrega de verduras e hortaliças para as famílias mais carentes de Uiraúna.

Os alimentos são produzidos e cultivados de forma orgânica e livre de agrotóxicos no próprio viveiro de mudas do município.

Nosso município tem dado todo o suporte aos mais necessitados de nossa terra, garantindo acesso a políticas públicas e serviços sociais.

Uiraúna segue avançando!

#Agricultura 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente recebeu Peixes Alevinos para serem implantados nos açudes

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente recebeu, do Secretário do Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Efraim de Araújo, Peixes Alevinos para serem implantados nos açudes municipais. O objetivo da ação é estimular a produção, o consumo de peixe e a melhoria da qualidade de vida e de renda das famílias agricultoras de Uiraúna.

A entrega dos alevinos foi realizada na manhã desta sexta-feira (28), na Secretaria Municipal de Assistência Social.

"Nossa expectativa, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, é estimular a produção de peixes e alavancar a renda para as famílias agricultoras", relatou o secretário Amilton Fernandes.

#Agricultura 21/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Prefeitura Municipal de Uiraúna continua vacinando gratuitamente, até o próximo dia 27, o rebanho bovino de criadores

A Prefeitura Municipal de Uiraúna continua vacinando gratuitamente, até o próximo dia 27, o rebanho bovino de criadores.

Foram adquiridas milhares de doses da vacina, que estão sendo fornecidas gratuitamentes e aplicadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A campanha realizada pela Prefeitura de Uiraúna busca manter o rebanho local imune e, além disso, beneficiar os produtores rurais uiraunenses.

#Agricultura 18/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou o plantio de 40 mudas de Mangueira

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou o plantio de 40 mudas de Mangueira, conhecida por produzir a fruta 'Manga'. As entradas da cidade, como na Bela Vista e Conjunto Frei Damião (Casinhas), além de alguns outros pontos em Uiraúna, receberam as plantinhas, que contribuem não só com a arborização do município, mas, também, para contribuir com a nossa natureza. Nosso município segue avançando rumo ao desenvolvimento!

#Agricultura 10/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente continua vacinação da Febre Aftosa

A vacinação seguirá nesta terça-feira (11), no Canadá, Exú e Riacho do Exú, às 6h. Seguido dos demais sítios divulgados. Ao longo dos dias, será divulgado o calendário completo de vacinação em toda a zona rural de Uiraúna.

Quem ama, vacina! Garanta o rebanho livre de febre aftosa.

#Agricultura 18/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE PREFEITOS DO VALE DO RIO DO PEIXE DISCUTEM PROPOSTAS DE FORTALECIMENTO À AGRICULTURA FAMILIAR E AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA

PREFEITOS DO VALE DO RIO DO PEIXE DISCUTEM PROPOSTAS DE FORTALECIMENTO À AGRICULTURA FAMILIAR E AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS

Os prefeitos Luiz Claudino (São João do Rio do Peixe), Leninha Romão (Uiraúna) e Paulo Braz (Poço de José de Moura) participaram de um encontro informal neste sábado, no Brejo das Freiras, oportunidade em que foram discutidas propostas para o incentivo à agricultura familiar no Vale do Rio do Peixe, bem como a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos e a distribuição junto às famílias carentes. O encontro também teve as presença do ex-prefeito Aírton Pires e do representante da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Marcelo Melo.

Os gestores sertanejos aproveitaram a presença de Marcelo Melo, que é o gerente executivo das Casas de Economia Solidária, para apresentar sugestões de como o Programa possa ser expandido por toda região. A idéia é aproveitar os bons exemplos de São João do Rio do Peixe, onde as ações estão mais consolidadas, para que sejam replicadas nos demais municípios. A Secretaria Municipal de Agricultura de SJRP, através da secretária Eduygina Carvalho, inclusive, já está compartilhando informações com as demais secretarias dos municípios vizinhos.

O PAA, Programa que é executado em parceria entre os governos federal, estadual e municipal, tem o objetivo de promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessária às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional; assim como valorizar e fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda.

#Agricultura 04/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Distribuição de Sementes na EMPAER

Distribuição de Sementes na EMPAER

Ao lado de Geraldo Luiz, Gerente Local da Empaer, Amilton Fernandes, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Romerito Miguel, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uiraúna, e Agricultores, a Prefeita Leninha Romão esteve na sede da EMPAER, nesta quarta-feira (3), onde, em parceria com o Governo do Estado, tem sido distribuído sementes de qualidade e adaptáveis ao solo, visando fortalecer a agricultura familiar do município.

#Agricultura 01/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE A Prefeitura Municipal de Uiraúna, informa os agricultores sobre a retirada dos boletos referente ao Garantia Safra.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa que, a partir de segunda-feira (1), os agricultores locais poderão fazer a retirada dos boletos referente ao Garantia Safra.

#Agricultura 14/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, PESCA E MEIO AMBIENTE Prefeita Leninha Romão assina contrato de adesão ao Programa Garantia-Safra.

A Prefeita Leninha Romão, assinou, na manhã desta quinta-feira (14), o contrato de adesão ao Programa Garantia-Safra para o ano agrícola 2020/2021, na Secretaria do Estado de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

O agricultor familiar sujeito a perda de safra por causa da seca ou enchentes pode contar com o apoio do benefício.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), através do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Quem tem direito:

O Garantia-Safra beneficia agricultores familiares que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa; Renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo; e Plante de 0,6 a 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.

www.uirauna.pb.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 21:43:16