CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 19/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Projeto de Escola Pública de Uiraúna/PB é premiado pela Nestlé na 6ª Edição Nacional do Prêmio Crianças Mais Saudáveis

Projeto de Escola Pública de Uiraúna/PB é premiado pela Nestlé na 6ª Edição Nacional do Prêmio Crianças Mais Saudáveis

O Projeto "Do plantio à mesa: nutrir, educar e cuidar", elaborado pelo Coordenador Geral de Educação, Willyan Pacheco, e pela educadora nutricional, Laysla Lohana, está entre os 10 melhores projetos do Brasil premiados na 6ª edição do Prêmio Crianças mais Saudáveis, promovido pela Fundação Nestlé Brasil.

Ao todo, mais de 5.000 projetos foram inscritos e apenas 10 selecionados, sendo o município de Uiraúna o único da Paraíba e o segundo da região nordeste contemplado com o prêmio. A EMEIF Lica Duarte, foi a selecionada para executar o projeto premiado que receberá R$38 mil em benfeitorias, além de mentoria para a implantação das ações planejadas e kits para os autores do projeto.

O projeto visa estimular hábitos alimentares mais saudáveis através de oficinas nutricionais, readequações estruturais e ações sustentáveis na área de produção de alimentos orgânicos. A EMEIF Lica Duarte receberá benfeitorias, como: Readequação do refeitório, com instalação de lavatórios para higienização de mãos e revitalização do espaço com pintura e ilustrações; Reativação de poço artesiano; Construção de horta orgânica; Desenvolvimento de oficinas nutricionais e ações itinerantes nas demais escolas e comunidade geral.

A Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena, ressalta a importância de projetos desse nível na formação dos estudantes da rede e o protagonismo nacional que Uiraúna tem conseguido alcançar através de projetos e parcerias que tem firmado junto a instituições que promovem práticas de alto impacto social.

Os autores do projeto, Willyan Pacheco e Laysla Lohana, acentuam a necessidade de desenvolver práticas educativas ligadas à nutrição, produção de alimentos, sustentabilidade, interdisciplinaridade e trabalho em equipe. A Escola Lica Duarte foi a grande contemplada e teremos a feliz oportunidade de levar para os estudantes dessa localidade um projeto incrível, apontam os autores.

Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna, avançar é a meta!

#Educação 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realiza ciclo de formação com foco nas provas do SAEB-2023

Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza ciclo de formação com foco nas provas do SAEB-2023

A Prefeitura Municipal de Uiraúna/PB, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início no dia 26 de julho de 2023, ao ciclo de formação em preparação para o SAEB-2023.

As formações Pró-Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) têm por objetivo trabalhar a nova matriz do Saeb e fortalecer as práticas que serão desenvolvidas pelas escolas até a realização das avaliações, previstas para acontecer entre outubro e novembro deste ano.

O ciclo de formação é destinado para Gestores(as) e Vice-gestores(as) Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Professores dos 2º e 5º anos e Professores de Português e Matemática do 9º ano.

Por fim, convém elucidar que o ciclo de formação faz parte do Sistema Educacional Mais Saber, que foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Educação.

O Sistema Mais Saber conta com materiais didáticos complementares para professores e alunos, encontros formativos, assessoria pedagógica e sistema de avaliação para o acompanhamento da aprendizagem.

Aqui a Educação acontece!

Nossa meta é avançar!

#Educação 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO “Coral vozes da seduc” está com inscrições abertas para coralistas femininas
#Educação 25/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realizará ciclo de formação com foco nas provas do SAEB-2023

Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará ciclo de formação com foco nas provas do SAEB-2023

A Prefeitura Municipal de Uiraúna/PB, através da Secretaria Municipal de Educação, dará início no dia 26 de julho de 2023, ao ciclo de formação em preparação para o SAEB-2023.

As formações Pró-Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) têm por objetivo trabalhar a nova matriz do Saeb e fortalecer as práticas que serão desenvolvidas pelas escolas até a realização das avaliações, previstas para acontecer entre outubro e novembro deste ano.

O ciclo de formação é destinado para Gestores(as) e Vice-gestores(as) Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Professores dos 2º e 5º anos e Professores de Português e Matemática do 9º ano.

Por fim, convém elucidar que o ciclo de formação faz parte do Sistema Educacional Mais Saber, que foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Educação.

O Sistema Mais Saber conta com materiais didáticos complementares para professores e alunos, encontros formativos, assessoria pedagógica e sistema de avaliação para o acompanhamento da aprendizagem.

Aqui a Educação acontece!

Nossa meta é avançar!

#Educação 18/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO II Congresso Municipal de Educação de Uiraúna promove diversas oficinas e minicursos

II Congresso Municipal de Educação de Uiraúna promove diversas oficinas e minicursos.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, por meio da Secretaria de Educação, deu continuidade ao III Congresso Municipal de Educação. Durante todo o dia desta quinta-feira (13/07), foram realizadas várias oficinas e minicursos com temas relevantes para a formação dos profissionais da educação.

A programação do terceiro dia do congresso contou com uma variedade de opções para os participantes. As oficinas e minicursos foram ministrados por profissionais altamente qualificados, buscando promover uma experiência de aprendizado enriquecedora. Confira alguns dos temas abordados e seus respectivos facilitadores:

-Contação de histórias: nuances da teoria e da prática - ministrada por Profa. Ma. Maria Jocelma Duarte de Lima e Profa. Ma. Beatriz Andrade dos Santos.

-Saberes e fazeres das escolas do campo: uma reflexão sobre teoria e prática - ministrada por Profa. Msnda. Gilnara da Silva Almiro.

-Processo Criativo na Arte de Contar Histórias - ministrada por Aline Alencar.

-Capacitação em primeiros socorros para acidentes escolares - ministrado por Matheus Alencar e Iúry Gonçalves.

-Pensamento Computacional desplugado - ministrado por Prof. Me. Ronilson Fernandes da Silva.

-Oficina de Lunetas Astronômicas - ministrada por Profa.Msnda. Emanuela Fernanda Ismael.

-O desenvolvimento integral do professor como mecanismo de impacto em sala de aula - ministrado por Profa. Me. Rafaella Lopes Gonçalves Bandeira.

- A ludicidade no ensino de Matemática: uma abordagem a partir de jogos africanos - ministrado por Prof. Esp. José Emidio da Silva Neto.

-Construção de atividades adaptadas para sala de aulas com crianças com TEA.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 11/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO III Congresso Municipal de Educação de Uiraúna

Abertura do III Congresso Municipal de Educação de Uiraúna destaca o fortalecimento da educação básica.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, por meio de Secretaria de Educação realizou a solenidade de abertura do III Congresso Municipal de Educação de Uiraúna, na manhã desta terça-feira (11/07). O evento, que teve como tema central "Educação básica em foco: linguagens, matemática e práticas interdisciplinares na escola", foi realizado no Uiraúna Tênis Club e contou com a presença ilustre do Vice-Prefeito Dr. Marlon Arthur, da Secretária de Educação Dislaneide Macena, secretários e secretárias municipais, vereadores, coordenadores da Secretaria de Educação, professores, diretores, demais servidores e um amplo público em geral.

Neste ano, o congresso está ocorrendo de forma híbrida, permitindo que os participantes possam escolher entre a participação presencial ou online. A iniciativa visa garantir a segurança e a comodidade de todos os inscritos, além de possibilitar a participação de um número ainda maior de pessoas. Ao todo, mais de 500 participantes se inscreveram para o congresso, demonstrando o interesse e o engajamento da comunidade educacional de Uiraúna.

O III Congresso Municipal de Educação de Uiraúna tem duração de quatro dias, indo até o dia 14 de julho. Durante esse período, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e trocar experiências acerca das práticas educacionais, com ênfase nas áreas de linguagens, matemática e práticas interdisciplinares.

Durante a cerimônia de abertura, o Vice-Prefeita DR. Marlon Arthur ressaltou a importância do evento e reforçou o compromisso da administração municipal com a valorização da educação básica. "Investir na educação é investir no futuro de nossa cidade. Estamos empenhados em oferecer uma educação de qualidade, que prepare nossos alunos para os desafios do mundo contemporâneo. O congresso é uma oportunidade ímpar de trocar experiências, conhecer novas práticas e aprimorar nossos conhecimentos", afirmou o vice-prefeito.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 11/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO I Seminário de Experiências Exitosas
#Educação 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação irá realizar no dia 16 de junho de 2023 o sorteio da matrícula premiada

Vem aí o sorteio da matrícula premiada -2023

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, irá realizar no dia 16 de junho de 2023, o sorteio da matrícula premiada.

Cabe frisar que a premiação é destinada para estudantes matriculados na rede municipal de ensino até o dia 17 de fevereiro de 2023.

Por fim, o sorteio ocorrerá através de uma live que será transmitida pelo perfil do Instagram da Seduc.uiraúna.

Fiquem ligados em nossas redes sociais!

Aqui a Educação acontece!

#Educação 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO III Congresso Municipal de Educação de Uiraúna/PB

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje é dia de falar com você, que deve estar aí pensando "devo ou não me inscrever no III Congresso Municipal de Educação de Uiraúna/PB?".

Então, conheça cinco motivos para participar com a gente!

Inscreva-se em: https://www.even3.com.br/iii-congresso-municipal-de-educacao-de-uiraunapb-344688

#Educação 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Encontro de socialização dos relatórios do primeiro semestre das Equipes Multidisciplinares

Encontro de socialização dos relatórios do primeiro semestre das Equipes Multidisciplinares

A Prefeitura Municipal de Uiraúna/PB, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã do dia 12/06/2023, o último encontro do primeiro semestre com as Equipes Multidisciplinares.

O objetivo do encontro consistiu na entrega/recebimento e socialização dos relatórios das atividades desenvolvidas pelas equipes ao longo do primeiro semestre, além da avaliação das estratégias que foram empregadas no referindo período e a sistematização de novas ações para o próximo semestre.

O encontro contou com a participação da Prefeita Constitucional de Uiraúna, Maria Sulene Dantas Sarmento, da Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena Duarte e da Coordenadora das Equipes, Francielma Andrade.

#Educação 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realiza formação continuada para Professores

Prefeitura Municipal de Uiraúna/PB, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza formação continuada para Professores da Educação de Jovens e Adultos.

No dia 12 de maio de 2023, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma formação continuada para professores da Eja (Ciclo I e II).

A formação foi conduzida pelo Prof. Me. Márcio Roque e teve como objetivo rrabalhar com professores a possibilidade de efetivar um caminho de desenvolvimento aos livros adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação, pelo qual envolve todas as pessoas, de todas as idades, permitindo que jovens e adultos utilizem os livros de forma correta e partido de seus conhecimentos, mostrem habilidades, troquem experiências e tenham acesso a novas formas de trabalho e cultura.

Convém elucidar que a Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Educação, realizou a compra de 2 mil livros destinados à Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de educação, uma ação inédita no município na destinação de recursos para essa modalidade.

Foram investidos mais de 600 mil reais para aquisição do material que visa qualificar ainda mais o trabalho dos profissionais que atendem esse público que hoje soma mais de 1.500 estudantes. Os livros abordam temáticas transdiciplinares e, através de uma abordagem teórico-prática, fomentam a construção do conhecimento.

Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Educação, que visa promover educação de qualidade em toda rede municipal.

Seguimos juntos, construindo o futuro com vocês!

#Educação 31/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Uiraúna anunciou a aplicação do reajuste de 15% no piso salarial dos professores

A Prefeitura Municipal de Uiraúna anunciou a aplicação do reajuste de 15% no piso salarial dos professores da rede municipal de ensino. O aumento é superior ao reajuste nacional.

A medida visa valorizar e incentivar o magistério Uiraunense, viabilizando condições mais adequadas para o exercício de tal ofício.

Sobre o reajuste, declarou a prefeita Leninha:

"Hoje, fazemos justiça com aqueles que dedicaram a vida para educar nossos cidadãos. A valorização da educação é um compromisso da gestão."

#Educação 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação firma parceria com o Instituto Federal da Paraíba, campus Cajazeiras

Secretaria Municipal de Educação firma parceria com o Instituto Federal da Paraíba, campus Cajazeiras

Na manhã desta terça-feira, 24/01, a equipe gestora do Instituto Federal da Paraíba, campus Cajazeiras, visitou a Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna em busca de estabelecer parcerias para desenvolvimento de ações, projetos de inovação e regimes de cooperação institucional para realização de formações e eventos. Na oportunidade, foi apresentada a demanda de estudantes uiraunenses que estudam no IFPB e a importância do transporte para locomoção e participação assídua nas aulas.

Participaram do encontro, o Diretor Geral do IFPB, Prof. Dr. Abinadabe Andrande; o Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Prof. Dr. Higildo Holanda e a Prof Dra. Eva Campos, Coordenadora do campus.

A parceria soma esforços para elevar a qualidade da educação uiraunense através de uma rede de colaboração regional, com apoios de universidades e institutos federais para a reorganização e ressignificação dos modos de pensar e conduzir o ensino.

É a Secretaria Municipal de Educação, construindo o futuro com vocês!

#Educação 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA A Prefeitura Municipal de Uiraúna tem realizado o trabalho de aterramento e adequação do solo para a construção da escol

A Prefeitura Municipal de Uiraúna tem realizado o trabalho de aterramento e adequação do solo para a construção da nova escola Ananias Figueiredo.

A obra ampliará os serviços da rede municipal de ensino, fornecendo uma estrutura moderna para o conforto dos estudantes uiraunenses.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Uiraúna tem efetuado a manutenção da estrutura das escolas da rede de ensino municipal.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna tem efetuado a manutenção da estrutura das escolas da rede de ensino municipal.

As ações visam condicionar as instituições escolares para oferecer maior conforto aos alunos e professores no regresso às aulas.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 10/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza a compra de três novos veículos

Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza a compra de três novos veículos

Nesta terça-feira, 10/01, a Secretaria Municipal de Educação recebeu três novos veículos que comporão sua frota. Trata-se de um carro modelo Saveiro, um Gol e uma Van com 21 assentos. Os veículos serão utilizados no transporte de estudantes para Atendimentos Educacionais Especializados, Equipes Multidisciplinares, visitas nas escolas e creches da rede municipal, entre outras assistências necessárias ao bom funcionamento educacional.

"Foram investidos mais de 520.000,00 R$ (quinhentos e vinte mil reais), recursos direcionados a estruturação da educação municipal, viabilizando locomoção, assistência e atendimentos em tempo hábil, com conforto e dignidade. Essa é a educação que o povo merece!", afirmou a Prefeita Leninha Romão.

"Cada dia nossa educação tem ampliado, números e dados confirmam o quanto estamos crescendo. O progresso exige novos investimentos e maior qualificação material e estrutural da rede, algo que nossa gestora municipal tem realizado diariamente. Seguiremos lutando por uma educação de qualidade para todos os uiraunenses", ressaltou a Secretária de Educação, Dislaneide Macena.

Seguimos juntos, construindo o futuro com vocês!

Aqui a Educação acontece!

#Educação 05/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Matrículas 2023 abertas!

Matrículas 2023 abertas!

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna que todas as nossas escolas e creches municipais estão realizando as matrículas referentes ao ano letivo de 2023.

As matrículas serão para todos os segmentos, desde a educação infantil até a EJA e para realizar é necessário levar cópias e originais do: RG; CPF; Certidão de nascimento; comprovante de residência; fotos 3x4, cartão do SUS e cartão de vacina.

Fiquem atentos e realizem a matrícula o mais rápido possível para conseguirem participar dos sorteios da Matrícula Premiada 2023, que terá como premiação:

Creche - 02 bicicletas e 01 cesta básica

Pré-escola: 02 patinetes e 01 cesta básica

Ensino fundamental - 1º ao 5º ano: 01 patinete, 01 celular e 01 cesta básica

Ensino fundamental - 6º ao 9º ano: 02 celulares e 01 cesta básica

Educação de Jovens e Adultos - EJA: 02 celulares e 01 cesta básica

Venham fazer parte da melhor rede de ensino público municipal da região!

#Educação 20/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Benevenuto Mariano recebe recurso para desenvolver um projeto de inovação na área de informática e robótica

Tá na conta!

Através do Programa Federal Brasil na Escola, a instituição de ensino Benevenuto Mariano, pertencente à rede municipal de educação de Uiraúna, foi uma das 52 escolas selecionadas em todo o Brasil para desenvolver um projeto de inovação na área de informática e robótica orçado em 500 mil reais, sendo totalmente financiado pelo governo federal.

O projeto tem duração de cinco anos e o valor será repassado em cinco parcelas de 100 mil reais anualmente. Na manhã desta terça-feira, 20/12, a primeira parcela já consta na conta da Escola Benevenuto Mariano.

O Projeto Inovador da Escola Benevenuto Mariano tem por objetivo potencializar acessos e usos de recursos tecnológicos por estudantes e professores por meio de reestruturação de espaços voltados à informática, robótica e eventos científicos. Com a implementação do projeto se busca capacitar professores para que estes sejam capazes de atuarem nos laboratórios de informática e robótica; construir espaços adequados para aulas e cursos de robótica e informática; inserir a disciplina de robótica na matriz curricular, além de ofertar cursos para a utilização das ferramentas tecnológicas de edição textual, criação de planilhas e apresentação visual para estudantes do Ensino Fundamental II, público alvo do Programa Brasil na Escola.

Vale ressaltar que no Brasil apenas 52 projetos foram aprovados. Na Paraíba apenas dois municípios foram selecionados, sendo Uiraúna classificado em primeiro lugar segundo critérios estabelecidos em edital.

É a Educação municipal construindo uma nova história!

Seguimos juntos, construindo o futuro com vocês.

#Educação 15/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Uiraúna realiza inauguração da Creche Tia Raimunda.

Prefeitura Municipal de Uiraúna realiza inauguração da Creche Tia Raimunda.

Quinta-feira (15/12), é dia de recordar. E a inauguração da Creche Tia Raimunda no último dia 01/12, é um desses momentos inesquecíveis que carregam consigo uma grande vitória.

A construção da referida creche foi realizada com recursos próprios, fica localizada entre o Bairro Retiro e Garrafão e vai receber cerca de 350 crianças.

O investimento realizado foi de mais de 1 milhão de reais, e garantirá uma educação infantil de qualidade para as crianças daqueles bairros. "Realizamos um grande investimento com a construção e compra de equipamentos para a Creche Tia Raimunda, tudo para garantir as nossas crianças um espaço que traga educação infantil de qualidade. Enfatizando que com recursos próprios provenientes de uma gestão responsável e compromissada com a população faz a diferença", frisou a Prefeita Leninha Romão.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Uiraúna conquista quase 1 milhão de reais em recursos para Educação Infantil

Prefeitura Municipal de Uiraúna conquista quase 1 milhão de reais em recursos para Educação Infantil

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Educação, foi contemplada com um recurso no valor de R$ 925.850,51, referente a um projeto de educação Infantil conquistado em 2021.

O valor já consta em conta e será destinado para aquisição de material de custeio para a educação infantil, garantindo o oferecimento de materiais, estruturas e práticas lúdicas no âmbito do processo educacional dos nossos estudantes, além de oportunizar um ambiente de trabalho com suporte e equipamentos para desenvolvimento da prática docente.

Diariamente nossa gestão tem buscado, incansavelmente, recursos para a melhoria da nossa Educação Municipal. Um esforço coletivo que tem gerado muitos resultados, e nos permitido vislumbrar o melhor para os nossos estudantes. É um sonho que tem se concretizado a partir da responsabilidade com o erário público e confiança da população uiraunense.

Seguimos juntos avançando e construindo o futuro com vocês!

#Educação 14/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Matrículas 2023 abertas!

Matrículas 2023 abertas!

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna informa a toda população uiraunense que a partir de amanhã, 15/11/2022, todas as nossas escolas e creches municipais estarão realizando as matrículas referentes ao ano letivo de 2023.

As matrículas serão para todos os segmentos, desde a educação infantil até a EJA e para realizar é necessário levar cópias e originais do: RG; CPF; Certidão de nascimento; comprovante de residência; fotos 3x4 e cartão do SUS.

O período de matrícula será de 15/11/2022 até 17/02/2023. Fiquem atentos e realizem a matrícula o mais rápido possível para conseguirem participar dos sorteios da Matrícula Premiada 2023, que terá como premiação:

Creche - 02 bicicletas e 01 cesta básica

Pré-escola: 02 patinetes e 01 cesta básica

Ensino fundamental - 1º ao 5º ano: 01 patinete, 01 celular e 01 cesta básica

Ensino fundamental - 6º ao 9º ano: 02 celulares e 01 cesta básica

Educação de Jovens e Adultos - EJA: 02 celulares e 01 cesta básica

Para mais detalhes, arrasta para o lado.

Venham fazer parte da melhor rede de ensino público municipal da região!

#Educação 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna convida toda população a se inscrever no II CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna convida toda população a se inscrever no II CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O evento é TOTALMENTE GRATUITO, disponibilizará CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO e acontecerá no FORMATO HÍBRIDO, viabilizando a participação de todos que tiverem interesse na temática.

Neste ano com o tema "O lugar da educação no bicentenário da independência do Brasil", o II CMEU discute os itinerários educativos na história da independência do Brasil, além de abordar temas contemporâneos e essencialmente ligados a Educação Básica brasileira.

Com uma programação ampla e diversificada, o II CMEU oferecerá palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas, concurso de poesias e desenhos, homenagens, premiações, entre outras. O evento acontecerá de 25 a 27 de outubro de 2022 e as inscrições podem ser realizadas através do link abaixo.

Mais detalhes sobre transmissão on-line e local para participação presencial, consultar o site do evento.

?? https://www.even3.com.br/ii-congresso-municipal-de-educacao-de-uirauna-276090/

Inscrições

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://www.even3.com.br/ii-congresso-municipal-de-educacao-de-uirauna-276090/'></iframe>

#Educação 11/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação homenageará educadores ilustres que contribuíram na educação Uiraunense

Secretaria Municipal de Educação homenageará educadores ilustres que contribuíram na educação Uiraunense

Durante o II Congresso Municipal de Educação de Uiraúna, a Secretaria de Educação realizará homenagens a educadores que contribuíram na educação do município. O ato consistirá em dois momentos: homenagem in memoriam e entrega da Comenda Paulo Freire.

A homenagem in memoriam será direcionada a uma personalidade educacional do município que deixou um legado de trabalho, doação e inspiração a todos os profissionais da educação de Uiraúna.

A título de homenagem e reconhecimento, também será entregue a Comenda Paulo Freire, dedicada a um profissional da educação que tenha contribuído de modo relevante para a construção da educação municipal. A Comenda Paulo Freire é a maior premiação simbólica de reconhecimento ilustre que a Secretaria de Educação de Uiraúna faz anualmente a alguma personalidade da área educacional.

Neste ano, as escolas do município fizeram suas indicações para cada homenageado e a Seduc realizou a seleção de três nomes em cada segmento entre os enviados. Os nomes agora serão disponibilizados para votação aberta ao público e a divulgação do vencedor será no dia 27/10/2022, a partir das 08:00h, durante a programação do II Congresso Municipal de Educação.

O link para votação já está disponível:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVallPZiyw3w-zqjZndRxKDL8b_2V_9auQbP2g52CY5AQWvg/viewform?usp=sf_link

#Educação 28/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realizou o encerramento das ações da Campanha Setembro Amarelo

A Prefeitura Municipal de Uiraúna através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o encerramento das ações da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

O evento foi realizado no Uiraúna Tênis Clube, na manhã de ontem (27/09), e contou com a participaçao dos alunos da rede municipal e estadual, bem como escolas privadas da cidade, além da presença dos servidores e principalmente das equipes multidisciplinares. O evento contou com a realização de palestras, dinâmicas e conversas com os alunos.

"Foi um momento muito lindo, algo nunca visto em nossa cidade, e ficamos muito felizes de estarmos realizando esse momento com a participação e interação dos alunos. Agradecemos a todas nossas equipes multidisciplinares por nos proporcionar esse momento de muito aprendizado e engrandecimento. A luta pela vida deve ser constante, e cada vida vale a pena", relatou a Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena.

É importante destacar que a campanha Setembro Amarelo está terminando, mas as ações de prevenção ao suicídio não podem parar, portanto, diariamente devemos ser personagens dessa luta pela vida.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 23/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Inscrições abertas para o II Congresso Municipal de Educação de Uiraúna

O nosso site está no ar!

Inscrições abertas para o II Congresso Municipal de Educação de Uiraúna

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, tem a honra de lançar o II Congresso Municipal de Educação.

Inscrições em: https://www.even3.com.br/ii-congresso-municipal-de-educacao-de-uirauna-276090

Trata-se de um evento totalmente gratuito e aberto a todos(as) os(as) interessados(as) em discutir temáticas educacionais. Em sua segunda edição, o evento discutirá "o lugar da educação no bicentenário da Independência do Brasil: lutas, avanços e resistências".

O evento ocorrerá de 25 a 27 de outubro de 2022, em formato híbrido, com transmissão on-line ao vivo.

O congresso conta com uma vasta programação, como palestras, conferências, minicursos, oficinas, premiações, sorteios, apresentações, entre diversas outras.

Junte-se a nós e participe do evento mais esperado do ano do Alto Sertão da Paraíba.

INSCREVA-SE

Aqui a educação acontece!

#Educação 08/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realizou a volta da tradição do desfile cívico de 07 de setembro.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou a volta da tradição do desfile cívico de 07 de setembro.

O desfile aconteceu nesta quarta-feira (07/09), e teve como tema: "Uiraúna hoje canta a liberdade do Brasil, 200 anos de independência dessa terra varonil", em comemoração ao bicentenário da Independência.

O evento contou com a participação de todas as escolas da rede municipal com o desfile de alunos, professores e servidores e abordou diversos temas, contando toda a história da independência, lutas, culturas e povos.

A Prefeita Leninha Romão enfatizou a importância da volta da tradição do desfile cívico, e do 07 de setembro para todos os brasileiros, e agradeceu o empenho de todos para a realização do desfile. "Ficou muito feliz em resgatar essa tradição, é muito importante que a gente reconheça a importância das tradições. Somos brasileiros e precisamos conhecer nossa história, e todos os alunos, professores e demais servidores mostraram tudo isso para todos nós nesse belíssimo desfile. Quero parabenizar a todos os envolvidos e o empenho da Secretária de Educação, Dislaneide Macena", finalizou a Prefeita.

Por sua vez, a secretária de Educação acrescentou que a expectativa foi correspondida quanto ao público e à organização do evento. Ela ainda afirmou que 7 de Setembro é dia comemorativo de um dos fatos históricos mais importantes do país. "Não é apenas um simples feriado, e sim um momento de reflexão sobre nossas atitudes como cidadãos, bem como de comemorar os resultados já obtidos e o esforço conjunto para tornar nosso país uma nação cada vez melhor. Quero aqui agradecer a todos que contribuíram para que tudo isso pudesse acontecer", frisou.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 06/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Uiraúna tem a honra de convidar para prestigiar a nossa programação de 07 de setembro

A Prefeitura Municipal de Uiraúna tem a honra de convidar a toda população de Uiraúna para prestigiar a nossa programação de 07 de setembro de 2022, em alusão a independência do Brasil.

#Educação 25/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação recebe visita do Subtenente Marinho, instrutor do Programa Educacional de Resistência

Secretaria Municipal de Educação recebe visita do Subtenente Marinho, instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)

Na manhã desta quinta-feira, 25/08, a Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB) teve a honra de receber a visita do Subtenente Marinho da Polícia Militar. O objetivo do encontro foi firmar uma parceria para desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)

Na ocasião, foi apresentado o Proerd, programa educativo desenvolvido e aplicado pela Polícia Militar, com a finalidade de promover a integração entre a Polícia, a Escola e a Família, para juntos enfrentarem a problemática das drogas e da violência.

O Proerd atua junto às escolas desde o ano 2000. Até o ano de 2021 já assistiu a aproximadamente 420.293 crianças, adolescentes e adultos.

O objetivo do Programa consiste em estimular o desenvolvimento de habilidades para tomada de boas decisões, ajudando os(as) alunos(as) a conduzirem suas vidas de maneira segura e saudável, através da apresentação do Modelo de Tomada de Decisão Proerd, a fim de estimular no público infanto-juvenil seu posicionamento crítico, responsável e construtivo, para que possam conduzir suas vidas sem abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Essa é mais uma parceria que a Secretaria de Educação de Uiraúna firma, objetivando avançar sempre no oferecimento de educação básica de qualidade para todos os uiraunenses.

#Educação 25/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Uiraúna realiza pagamento da porcentagem de desconto para alunos universitários da FASP

A Prefeitura Municipal de Uiraúna realiza pagamento da porcentagem de desconto para alunos universitários da Faculdade São Francisco (FASP), referente ao convênio firmado.

"Nossa Gestão tem cumprido todos os compromissos, e um deles é a educação de nossas crianças, jovens e adultos. Firmamos parceria entre a Prefeitura e a Faculdade São Francisco para incentivarmos os nossos universitários a continuar buscando nos estudos, a oportunidade de construir um futuro promissor. O pagamento de R$ 22.582,20 reais foi realizado ontem (24/08) e dessa forma estamos cumprindo com o acordo firmado. Estamos sempre buscando e incentivando melhorias para nossa população", relatou a Prefeita Leninha Romão.

É importante ressaltar que os alunos terão que estar em dia com suas mensalidades para usufruir desse desconto.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 23/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Educação Municipal de Uiraúna é contemplada com Projeto Inovador de 500 mil reais

Educação Municipal de Uiraúna é contemplada com Projeto Inovador de 500 mil reais

Através do Programa Federal Brasil na Escola, a instituição de ensino Benevenuto Mariano, pertencente à rede municipal de educação de Uiraúna, foi uma das 52 escolas selecionadas em todo o Brasil para desenvolver um projeto de inovação na área de informática e robótica orçado em 500 mil reais, sendo totalmente financiado pelo governo federal.

O projeto construído e submetido para avaliação e análise, concorreu com centenas de outros projetos de todo o Brasil, sendo um dos 52 selecionados no país. O projeto foi construído a partir da formação de um núcleo gestor e contou com a colaboração de diversos profissionais e especialistas na área educacional, todos pertencentes a rede municipal de ensino.

O Projeto Inovador da Escola Benevenuto Mariano tem por objetivo potencializar acessos e usos de recursos tecnológicos por estudantes e professores por meio de reestruturação de espaços voltados à informática, robótica e eventos científicos. Com a implementação do projeto se busca capacitar professores para que estes sejam capazes de atuarem nos laboratórios de informática e robótica; construir espaços adequados para aulas e cursos de robótica e informática; inserir a disciplina de robótica na grade curricular escolar; e ofertar cursos para a utilização das ferramentas tecnológicas de edição textual, criação de planilhas e apresentação visual para estudantes do Ensino Fundamental II, público alvo do Programa Brasil na Escola.

O programa Brasil na Escola tem por objetivo induzir e fomentar estratégias e inovações para assegurar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental. O programa possui três eixos, sendo que a Escola Benevenuto Mariano já faz parte de um dos eixos oferecidos sendo este o eixo apoio técnico e financeiro, e agora, após envio e análise de projeto no processo seletivo oferecido pelo programa, a escola foi uma das selecionadas para serem contempladas com o Eixo Inovação.

O eixo "Inovação" tem como objetivo apoiar ações inovadoras com a finalidade de estimular as redes de ensino na elaboração e implementação de novos modelos pedagógicos para o aprimoramento das estratégias de ensino/aprendizagem, bem como de liderança e gestão escolar que elevem a aprendizagem, a permanência e o fluxo escolar.

A formação do núcleo gestor para construção, submissão e execução do projeto deu-se a partir da colaboração dos seguintes membros:

Núcleo Gestor:

• Dislâneide Macena Duarte (Secretária da Educação)

• Willyan Ramon de Souza Pacheco (Coord. Geral de Educação e Coordenador do Programa Brasil na Escola)

• Isabel Haialy Pereira da Silva (Coordenadora de Educação Básica e Vice-Coordenadora do Programa Brasil na Escola)

• Apoena Kelly Alencar de Queiroz (Gestora da EMEIF Benevenuto Mariano e Presidente do Núcleo Gestor do Projeto de Inovação)

• João Paulo da Silva Barbosa (Coord. Educação Inclusiva)

• Salenenuacely Maria Duarte Fernandes (Coordenadora Pedagógica e Professora)

• Maria Claudino de Galiza (Membro parceiro)

• Maria de Fátima Fernandes Formiga

Equipe Técnica:

• Sizanete da Silva Souza

• Artur Francisco Antunes de Sousa

• Antonio Arlys Nogueira Pinto

• Amanda Kathleen Tavares Lira

• Larissa Cristina Viana Lopes

• Francisco Gabriel Almeida da Silva

• Wellerson Batista de Lima

#Educação 11/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Uiraúna parabeniza a todos os estudantes do município, pelo seu dia.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna parabeniza a todos os estudantes do município, pelo seu dia.

Apreciem todo o conhecimento que vocês recebem, porque eles te acompanharão por toda vida.

Feliz dia do Estudante!

#Educação 09/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação, realiza formação para as merendeiras escolares da rede municipal de ensino.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna (PB), através da Secretaria Municipal de Educação, realiza formação para as merendeiras escolares da rede municipal de ensino.

No dia 29 de julho de 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB), realizou uma formação destinada às merendeiras escolares da rede municipal de ensino, conduzida pela Nutricionista da Seduc, Bianca Maria de Almeida, e por Laysla Lohana de Oliveira.

A formação teve por objetivo capacitar as merendeiras a respeito da importância da utilização adequada dos alimentos desde o seu pré-preparo até a apresentação final, incluindo as condutas higiênico-sanitárias, para assim promover uma alimentação saudável e segura.

É a Prefeitura Municipal de Uiraúna, ampliando e construindo novos caminhos para a educação uiraunense.

#Educação 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Uiraúna reafirma parceria com a Faculdade São Francisco em Cajazeiras.

Prefeitura Municipal de Uiraúna reafirma parceria com a Faculdade São Francisco em Cajazeiras.

A Prefeita Leninha Romão esteve na Faculdade São Francisco-FASP, na cidade de Cajazeiras, juntamente com o Procurador Municipal, Francisco Abrantes, a Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena para juntos reafirmar o convênio firmado com a Faculdade, representada por Dona Vera.

"Estamos aqui para reafirmar nosso convênio com a Faculdade São Francisco, e resolvemos o impasse dos 10% que seriam repassados a faculdade. Sendo assim, informamos que o retroativo dos meses anteriores será creditado nas próximas mensalidades. Dessa forma os alunos que estão em dia, terão seus descontos reajustados tendo o direito de 60% de desconto nas mensalidades dos cursos na FASP. Ficamos felizes com a parceria, e para os alunos da cidade de Uiraúna que ainda desejam ter esse desconto, podem procurar a Secretaria Municipal de Educação para mais informações. Queremos ver nossos jovens, adultos e até idosos que sonham com a sua primeira graduação, realizando essa conquista. Queremos ver nossa cidade crescer com a educação, e evoluir cada vez mais", finalizou a Prefeita Leninha Romão.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 26/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza Encontro formativo sobre o Transtorno do Espectro Autista.

Encontro formativo sobre o Transtorno do Espectro Autista.

A Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira, 25/07, mais um encontro formativo sobre o Transtorno do Espectro Autista.

Dessa vez, para contribuir com a formação dos profissionais, o encontro contou com a visita da Caravana do Autismo, organizada pela Psicóloga Shâmara Rached do Autismo Tratável.

O objetivo foi de discutir com toda a comunidade escolar a respeito do autismo e sobre as possibilidades de inclusão dessa população no contexto escolar e nos mais diversos âmbitos sociais.

Com isso a Secretaria Municipal de Educação ressalta seu compromisso com a construção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

Aqui a educação acontece!

#Educação 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Formação para as merendeiras escolares da rede municipal de Uiraúna (PB)

Formação para as merendeiras escolares da rede municipal de Uiraúna (PB)

A Prefeitura Municipal de Uiraúna (PB), através da Secretaria Municipal de Educação, realizará uma formação para as merendeiras escolares da rede municipal.

A formação será conduzida pela Nutricionista da Seduc, Bianca Maria de Almeida, e por Laysla Lohana de Oliveira. E terá por objetivo capacitar as merendeiras a respeito da importância da utilização adequada dos alimentos desde o seu pré-preparo até a apresentação final, incluindo as condutas higiênico-sanitárias, para assim promover uma alimentação saudável e segura.

Data: 29 de julho de 2022

Horário: 14h

É a Prefeitura Municipal de Uiraúna, ampliando e construindo novos caminhos para a educação uiraunense.

#Educação 19/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Evento de celebração do Programa de Robótica Educacional na Educação Infantil “First Lego League - Discover”

Evento de celebração do Programa de Robótica Educacional na Educação Infantil "First Lego League - Discover"

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB), realizou nesta terça-feira, 19/09, o evento de celebração do Programa de Robótica Educacional na Educação Infantil "First Lego League - Discover".

O objetivo do evento foi de socializar as ações desenvolvidas pelas escolas da rede e realizar a entrega de certificados aos estudantes participantes do programa.

O First Lego League Discover é um programa de iniciação à robótica educacional voltado às crianças de 3 a 6 anos e objetiva desenvolver competências e habilidades através de atividades práticas e interdisciplinares que desenvolvem a lógica, a estratégia e a criatividade na resolução de problemas. Nesta etapa inicial foram selecionados 10 grupos compostos por 4 crianças cada, contemplando escolas da zona urbana e rural.

É a prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, promovendo o desenvolvimento educacional de qualidade.

#Educação 18/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Uiraúna (PB), adquire com recursos próprios, 200 kits de carteiras escolares!

A Prefeitura Municipal de Uiraúna (PB), adquire com recursos próprios, 200 kits de carteiras escolares!

A Prefeitura Municipal de Uiraúna (PB), através da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu com recursos próprios 200 kits de carteiras escolares.

Vale frisar, que desde o dia 15 de julho, (sexta-feira), a Secretaria de Educação vem realizando a distribuição dos kits de carteiras escolares nas unidades de ensino da rede municipal.

De acordo com a Secretária de Educação, Dislâneide Macena, a aquisição dos 200 kits de carteiras escolares é de extrema importância, na medida em que reforça uma das prioridades da atual gestão, que é de melhorar cada vez mais a qualidade da educação municipal.

Nossa Educação está avançando cada dia mais!

Avante, Uiraúna!

É a prefeitura municipal de Uiraúna construindo o futuro com você!

#Educação 15/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação promove celebração do Programa Lego Education

Secretaria Municipal de Educação promove celebração do Programa Lego Education

A Secretaria Municipal de Educação realizará no próximo dia 19/07 o evento de celebração do Programa de Robótica Educacional na educação infantil "First Lego League - Discover". O evento objetiva socializar as ações desenvolvidas pelas escolas da rede e realizar a entrega de certificados aos estudantes participantes do programa.

O First Lego League Discover é um programa de iniciação à robótica educacional voltado às crianças de 3 a 6 anos e objetiva desenvolver competências e habilidades através de atividades práticas e interdisciplinares que desenvolvem a lógica, a estratégia e a criatividade na resolução de problemas. Nesta etapa inicial foram selecionados 10 grupos compostos por 4 crianças cada, contemplando escolas da zona urbana e rural.

Essa é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que visa promover educação através de ciência, tecnologia e compromisso social.

É a prefeitura municipal de Uiraúna, construindo o futuro com vocês!

#Educação 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Abertura do XIII Festival Internacional de Música de Campina Grande, com a oferta de 6 cursos na área de Educação Musica

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, mediante regime de colaboração pactuado entre a Universidade Federal de Campina Grande-UFCG e a Fundação Educacional Lica Claudino realizaram na manhã de hoje (04/07), a abertura do XIII Festival Internacional de Música de Campina Grande, com a oferta de 6 cursos na área de Educação Musical. Os cursos são voltados para profissionais da área e iniciantes.

A ação faz parte da programação do XIII Festival Internacional de Música de Campina Grande, evento que ocorre nos Campus da UFCG e que, agora, se apresentará na terra dos músicos, médicos e sacerdotes.

Os cursos serão ministrados presencialmente, entre os dias 04 a 08 de julho de 2022, nas dependências da Fundação Educacional Lica Claudino, sendo ministrados por professores de música vinculados a Universidade Federal de Campina Grande.

Os cursos que estão sendo ofertados são:

? Regência;

? Violão;

? Saxofone e clarinete;

? Trombone, tuba e bombardino;

? Flauta doce e instrumentos alternativos;

? Harmonia e arranjo.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você

#Educação 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Francisca Gomes da Silva realizou o Fran João.

A Secretaria Municipal de Educação, através da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Francisca Gomes da Silva realizou na noite deste sábado (02/04), o Fran João, o São João dos alunos e servidores da instituição.

A Diretora se emocionou com o evento e a perseverança dos estudantes e servidores. "Nosso evento foi muito lindo e emocionante, quero agradecer aos estudantes, servidores, pais e responsáveis pela presença, porque mesmo diante da chuva conseguimos realizar nosso São João. Que esse seja o primeiro de muitos", finalizou a Diretora Celma Pinheiro.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 02/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação é destaque em desempenho educacional

Secretaria Municipal de Educação é destaque em desempenho educacional

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna recebeu na tarde da última terça-feira, 28/06, os resultados referentes aos índices de aprendizagem da rede municipal de ensino. Os resultados fazem parte das ações desenvolvidas no âmbito do Programa Integra Educação Paraíba, regime de colaboração que visa elevar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem no Estado da Paraíba.

Mais uma vez Uiraúna segue se destacando em toda a região, conquistando desempenhos acima da média Estadual, Regional e de municípios com população semelhante. A rede municipal de Uiraúna conquista um índice geral de aprendizagem de 78,21%. Com destaque para Matemática, obtendo índice de 81,9% e Português 74,5%.

Os números refletem o árduo trabalho desenvolvido no âmbito das instituições educacionais, do compromisso e responsabilidade dos docentes da rede, da gestão democrático-participativa implementada e das diversas estratégias e metodologias mobilizadas em parceria com o Integra Educação Paraíba.

Seguimos juntos avançando e construindo uma educação pública de qualidade para todos os uiraunenses.

Aqui a Educação acontece!

#Educação 01/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realiza a entrega dos prêmios da matrícula premiada 2022.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza a entrega dos prêmios da matrícula premiada 2022.

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna, realizou nos últimos dias, a entrega dos prêmios da matrícula premiada 2022 referente aos alunos(as) matriculados(as) no período de 08 de novembro de 2021 a 11 de fevereiro de 2022 na rede municipal de ensino de Uiraúna - PB.

PRÊMIOS:

CRECHE: Duas bicicletas e uma cesta básica.

PRÉ-ESCOLA: Duas bicicletas e uma cesta básica.

ENSINO FUNDAMENTAL (1° ao 5° ano): 1 Tablet, 1 Smartphone e uma cesta básica.

ENSINO FUNDAMENTAL (6° ao 9° ano): 1 Tablet, 1 Smartphone e uma cesta básica.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: 1 Tablet, 1 Smartphone e uma cesta básica.

É a Prefeitura Municipal Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, ampliando e construindo novos caminhos para a educação uiraunense.

#Educação 30/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação anuncia Caravana do Autismo que oferecerá à população uiraunens

A Prefeitura Municipal de Uiraúna-PB, através da Secretaria Municipal de Educação, receberá no dia 25 de julho de 2022 a Caravana do Autismo que oferecerá à população uiraunense um encontro formativo a respeito do autismo.

O encontro será conduzido pela Psicóloga Shâmara Rached e por Marília Dantas.

Dia: 25/07/2022

Horário: 9h às 17h

Local: FELC

Aberto ao público em geral

As inscrições serão realizadas exclusivamente on-line em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMxkna9409Q8cTQYENPTtEkzE9CaVxFl1N_plWYv1XC--HJw/viewform

É a Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, ampliando e construindo novos caminhos para a educação uiraunense.

#Educação 28/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação participa de treinamento da 1ª etapa do Censo Escolar 2022

Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, participa de treinamento da 1ª etapa do Censo Escolar 2022

No dia 17 de junho, os(as) técnicos(as) da Seduc, Elismar Fernandes; Joseclenia Claudino; Jamerson Cavalcante e Francisco Alcivan (Escola Benevenuto Mariano), participaram de um treinamento voltado para o processo de execução da 1º etapa Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2022.

Cabe frisar que no ano de 2022, o preenchimento dos formulários do Censo Escolar, estarão adequados ao Novo Ensino Médio (lei nº 13.415 de 2017) e o Novo FUNDEB (lei nº 14.113 de 2020 e lei nº 14.276 de 2021).

Para tanto, o cumprimento da 1º etapa será realizado por meio do Sistema Educacenso, nos termos do Decreto 6.425, de 2007 e da Portaria nº 316, de 2007 em todo o território nacional.

#Educação 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Uiraúna abre vagas para cursos na área de música

Prefeitura Municipal de Uiraúna abre vagas para cursos na área de música

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, mediante regime de colaboração pactuado entre a Universidade Federal de Campina Grande e a Fundação Educacional Lica Claudino, divulga a oferta de vagas em 6 cursos na área de educação musical. Os cursos são voltados para profissionais da área e iniciantes, sendo uma imersão prática que permitirá ao cursista compreender, manipular e executar o instrumento.

A ação faz parte da programação do XIII Festival Internacional de Música de Campina Grande, evento que ocorre nos campis da UFCG e que, agora, se apresentará na terra dos músicos, médicos e sacerdotes.

Os cursos serão ministrados presencialmente, entre os dias 04/07/2022 a 08/07/2022, nas dependências da Fundação Educacional Lica Claudino, sendo ministrado por professores de música vinculados a Universidade Federal de Campina Grande, estando sob a liderança do Prof Vladimir.

As inscrições são totalmente gratuitas e o participante deve clicar no link específico de cada curso para submeter sua inscrição. Lembrando que é permitida apenas UMA inscrição por pessoa. O curso de regência tem como público alvo os estudantes da rede municipal de ensino, preferencialmente crianças de 09 a 12 anos.

Curso: Regência

https://www.sympla.com.br/xiii-fimus-curso-de-regencia-coral__1613008

Curso: Violão

https://www.sympla.com.br/xiii-fimus-curso-de-violao__1613013

Curso: Saxofone e clarinete

https://www.sympla.com.br/xiii-fimus-curso-de-saxofone-e-clarinete__1613017

Curso: Trombone, tuba e bombardino

https://www.sympla.com.br/xiii-fimus-curso-de-trombone-tuba-e-bombardino__1613016

Curso: Flauta doce e instrumentos alternativos

https://www.sympla.com.br/xiii-fimus-curso-de-flauta-doce__1613023

Curso: Harmonia e arranjo

https://www.sympla.com.br/xiii-fimus-curso-de-harmonia__1613026

Site do evento:

https://www.fimus.art.br/

@fundacaolicaclaudino

@prefeituradeuirauna

@ufcg_oficial

#Educação 31/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Publicado o resultado oficial do Concurso Baliza 2022

Publicado o resultado oficial do Concurso Baliza 2022

A Prefeitura Municipal de Uiraúna (PB), através da Secretaria Municipal de Educação, torna público a relação das candidatas vencedoras do Concurso Baliza 2022.

O respectivo concurso objetivou selecionar 7 mulheres para compor o quadro de baliza do desfile cívico 07 de setembro.

Para mais, o concurso contou com mais de 40 inscritas, das quais 38 garotas tiveram suas inscrições homologadas para participar da 2º etapa.

Na ocasião, as candidatas foram avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

I - Postura e desenvoltura ao desfilar;

II- Espontaneidade e Carisma;

III - Presença cênica;

IV - Beleza, Simpatia e Elegância;

V- Charme e desinibição.

Por fim, segue o resultado final das balizas selecionada por ordem de classificação:

1° lugar - Victória Dayse da Costa Maria Marcos

2° lugar- Wellida de Sousa Costa

3° lugar- Maria Letícia Moreira de Oliveira

4° lugar - Lindia Natales da Silva

5° lugar- Francisca Ketylin Vitória de Lima Alves

6° lugar- Karine Gomes Martins

7° lugar- Anna Livya Pessoa Gonzaga Fiomano

A Comissão Organizadora agradece a participação de todas que se inscreveram e parabeniza as candidatas vencedoras do Concurso Baliza 2022.

Comissão Organizadora.

#Educação 30/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realiza encontro com coordenações pedagógicas da rede municipal

Secretaria Municipal de Educação realiza encontro com coordenações pedagógicas da rede municipal

Na manhã da última sexta-feira, 20/05, a secretaria municipal de educação de Uiraúna realizou o segundo encontro geral de coordenações pedagógicas das escolas da rede municipal. O objetivo do encontro foi socializar os relatórios mensais das atividades desenvolvidas durante o mês de abril/maio, além de apresentar as médias de aprendizagem em língua portuguesa e matemática em todas as turmas de cada escola da rede.

Na oportunidade, a secretária de educação, Dislaneide Macena, e o coordenador geral de educação, Willyan Pacheco, pontuaram os projetos hoje desenvolvidos nas escolas, programas federais contemplados, andamento de ações estruturais e de formação continuada, além de falar da importância das relações interpessoais na escola e do fortalecimento coletivo para ampliação da rede.

Seguimos juntos, construindo o futuro com vocês!

#Educação 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO Prefeitura Municipal de Uiraúna está realizando a Oficina “Cinemando

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e Secretaria de Educação está realizando a Oficina "Cinemando", na Escola Municipal Benevenuto Mariano com os alunos do 9º ano do ensino fundamental.

A oficina faz parte da progranação do Fest Cine UNA (Festival de Cinema), que será realizado em nossa cidade, a partir de quinta-feira (26/05/2022) na Praça Padre França com a exibição de filmes de forma gratuita para toda população.

A oficina está sendo ministrada pelo cineasta Kennel Rogis, com a produção de Bianca Brunet.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita de Uiraúna se reune com o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Campina Grande e a FELC

Na manhã da última sexta-feira (20/05), a Prefeita Leninha Romão, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena, e o Coordenador da Educação, Wyllian Pacheco, estiveram ao lado do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Dr. Antônio Fernandes, do Coordenador de Música da UFCG, Professor Vladimir, da gestora da Fundação Lica Claudino, Professora Fátima Claudino, além do corpo de colaboradores da FELC e representantes da Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC) de Luís Gomes, para tratar sobre a implementação de um Polo Universitário no município de Uiraúna.

O Magnífico Reitor, Dr. Antônio Fernandes, iniciou a reunião apresentando um plano de implementação de cursos de formação profissional na área da música. A curto prazo, a UFCG enviará uma equipe de profissionais da área musical para desenvolver cursos de formação e aperfeiçoamento para os profissionais da área da música do nosso município, estando essa ação programada para a primeira quinzena de julho, sendo realizada nas dependências da FELC.

Em agosto, a UFCG retornará ao município com a realização do XIII Festival Internacional de Música, um dos maiores festivais de música do Brasil, que objetiva ampliar sua atuação no âmbito da educação básica pública municipal. Além do evento, a equipe de profissionais permanecerá na cidade durante dez dias para iniciar o desenvolvimento de um projeto de cursos musicais voltados aos estudantes da rede municipal de ensino. A ideia é viabilizar a criação de um coral municipal com a participação de, no mínimo, 200 crianças.

Considerando a música como patrimônio cultural de Uiraúna, a UFCG viabilizará a longo prazo a implementação de uma escola de música que será mantida através do regime de colaboração entre a própria UFCG, a Prefeitura Municipal de Uiraúna e a FELC. Um Polo Universitário que atenderá a demanda de toda região, além de incentivar e promover o desenvolvimento das habilidades musicais dos uiraunenses.

#Educação 20/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para gestores(as) da rede municipal de ensino

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para gestores(as) da rede municipal de ensino

Na manhã desta quinta-feira, (19/05), a Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB), realizou um encontro formativo, direcionado aos gestores(as) da rede municipal de ensino, cujo objetivo consistiu em orientar os(as) respectivos(as) profissionais, para a realização do diagnóstico do PDDE Interativo.

Ademais, a formação faz parte de um programa formativo, pensado pela Secretaria de Educação, para capacitar gestores(as); vice-gestores(as) e técnicos, sobre as atribuições da gestão escolar no avanço da qualidade do ensino e na consolidação de conhecimentos técnicos e pedagógicos.

Essa é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que segue avançando cada vez mais.

#Educação 12/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realizou formação sobre autismo para os profissionais educação.

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna-PB realizou nesta quarta-feira, 11 de maio, uma formação sobre autismo para os profissionais educação.

A palestra foi conduzida pela Psicopedagoga Michele Mayra Palmeira e teve como tema: Autismo: Práticas educacionais para a inclusão escolar.

Fizeram-se presentes professores, equipes multidisciplinares, gestores e cuidadores.

A respectiva formação faz parte do programa de formação continuada, estruturado pela Coordenação de Educação Inclusiva.

Com isso a Secretaria Municipal de Educação ressalta seu compromisso com a construção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

#Educação 11/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação lança concurso baliza 2022 para o desfile cívico 07 de setembro de 2022.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, lança concurso baliza 2022 para o desfile cívico 07 de setembro de 2022.

O respectivo concurso tem como objeto selecionar 7 mulheres para compor o quadro de baliza do desfile cívico 07 de setembro.

Para realizar a inscrição, a candidata deverá obedecer os seguintes critérios:

I - Estar matriculada na rede pública de ensino;

II - Ser residente de Uiraúna (PB);

III - Ter no mínimo 13 anos.

As inscrições on-line serão realizadas através do link:

Link

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWmxaMwTFRGwzTJeQZGXPCWdxPqussL6LmxOZAyI23vlUkEg/viewform?usp=sf_link

'></iframe>

#Educação 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação renova parceria com a Polícia Rodoviária Federal da Paraíba (PRF).

Secretaria Municipal de Educação renova parceria com a Polícia Rodoviária Federal da Paraíba (PRF).

Na manhã desta quinta-feira, (05/05), a Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB) renovou o termo de parceria com a Polícia Rodoviária Federal da Paraíba, para o desenvolvimento do Projeto Educar PRF.

É oportuno frisar que essa iniciativa está em consonância com as demais ações educativas da PRF que busca formar cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e atuarem como agentes transformadores na construção de um trânsito mais seguro.

A Educação para o Trânsito, uma das atribuições da PRF previstas no Código de Trânsito Brasileiro, é concebida pela Instituição como um dos pilares da segurança no trânsito, recebendo sua atenção plena. Para a PRF, a segurança no trânsito é responsabilidade de todos(as), demandando atitudes seguras e conscientes de cada cidadão.

Essa é mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação que segue avançando cada vez mais.

Aqui a Educação acontece!

#Educação 29/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Iremos iniciar uma retrospectiva de tudo que aconteceu no mês de abril de 2022

Iremos iniciar uma retrospectiva de tudo que aconteceu no mês de abril de 2022.

O nosso compromisso é a transparência com a população de Uiraúna.

Para darmos início, apresentamos as ações da Secretaria Municipal de Educação que contou com:

• Capacitação sobre Noções de Primeiros Socorros - Escola Benevenuto Mariano;

• Entrega Simbólica dos Kits do Material Escolar e Fardamento para Alunos da Rede Municipal de Ensino;

• Estrogênias Black Bird - Participação no 1° Torneio de Robótica (Natal/RN);

• I Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo;

• Merenda Escolar de Qualidade;

Apresentamos ações também da Secretaria Municipal de Saúde, que contou com:

• Recebimento de batas e lençóis para o CREDAF.

• Atendimentos com médicos especialistas no CREDAF:

? Pediatra - Dr. Valdemir Braga

? Ginecologista - Dra. Rayara Dantas

? Pneumologista - Dra. Mariana Nogueira

? Ortopedista - Dr. Pedro Romão

? Cardiologista - Dr. Antônio Raimundo

• Vacinação contra a COVID-19, influenza e gripe.

Uiraúna vive momentos grandiosos em avanços na educação e saúde, pois tem um Governo comprometido com o bem-estar de toda a população.

#Educação 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação entrega dos kits de material escolar e fardamento da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação iniciou na manhã desta quinta-feira (28/04), a entrega dos kits de material escolar e fardamento da Rede Municipal de Ensino que serão utilizados neste ano letivo de 2022.

O momento de entrega simbólica dos kits de materiais escolares e fardamento, foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Benevenuto Mariano, e contou com a presença da Prefeita, Leninha Romão, o Vice Prefeito, Dr. Marlon Arthur, a Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena, a Predenta da Câmara dos Vereadores, Amélia da Fonseca, os Vereadores, Toinho Magalhães, Lauro Nogueira, Benevenuto Claudino, Secretários Municipais, Coordenadores da Educação, Professores, alunos e servidores escolares.

Ao todo, mais de 3 mil alunos receberão os kits de material escolar, com itens para o uso durante as aulas. Os kits são compostos com os seguintes itens: caderno, lápis de cor, lápis grafite, caneta, apontador, cola, régua, borracha, garrafa, mochila, além do fardamento (camisa, short ou calça e tênis).

A Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena informou que nos próximos dias todos os alunos já estarão com os kits em mãos. "São mais de 3 mil alunos que serão beneficiados, tanto com o kit de material escolar quanto com os uniformas escolares. Amanhã, estaremos realizando a entrega na Quixaba de cima, e nos próximos dias todas as escolas da rede municipal iniciará a distribuição para todos os alunos".

"A iniciativa tem como objetivo, auxiliar as famílias e as escolas na oferta de uma educação com equidade e dignidade para todos. Estamos nos organizando para atender todos com a mesma atenção, e continuar tendo uma educação de qualidade para nossos alunos da Rede Municipal", relatou a Prefeita Municipal, Leninha Romão.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 25/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Equipe do Projeto EstroGênias: Meninas na Ciência, de Uiraúna está participando do Torneio Regional de Robótica em Natal

Equipe do Projeto EstroGênias: Meninas na Ciência, de Uiraúna está participando do Torneio Regional de Robótica em Natal, neste dia 22 de abril, com sua primeira participação em torneio organizado pele Serviço Social da Indústria (SESI-RN), com projetos de inovação voltados a construção de um aplicativo de cargas.

O Projeto EstroGênias: Meninas na Ciência, é um Programa de Tecnologia Internacional promovido pela organização FIRST®?, em parceria com a LEGO®? e a Disney Company®?, através da Positivo Tecnologia®?.

A programação da manhã contará com a montagem e treino do projeto elaborado, e a tarde acontecerá a apresentação do aplicativo que foi desenvolvido pela equipe, bem como a premiação das equipes.

"O projeto EstroGênias é uma iniciativa que surge para transformar a realidade da educação de Uiraúna. Uma parceria internacional financiada por instituições que acreditam no nosso trabalho e reconhecem o nosso potencial de crescimento", enfatizou o Coordenador Geral de Educação e responsável pela execução do projeto EstroGênias, Willyan Pacheco.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 23/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação está realizando a preparação e montagem dos kit's de material escolar e fardamento

Secretaria Municipal de Educação está realizando a preparação e montagem dos kit's de material escolar e fardamento para serem distribuídos a todos os estudantes da rede municipal nos próximos dias.

Toda a equipe da Secretaria da Educação está empenhada e realizando as montagens dos kit's que serão entregues a mais de 3 mil crianças e adolescentes de nossa cidade. Todos receberão os kits de material escolar, com itens para uso durante as aulas. Os kits são compostos por: caderno, lápis de cor, lápis grafite, caneta, apontador, cola, régua, borracha, garrafa, mochila, além do fardamento (camisa, short ou calça e tênis).

"Serão mais de 3 mil alunos beneficiados, tanto com o kit de material escolar quanto com os uniformes escolares, algo nunca visto em Uiraúna. E nosso objetivo é auxiliar as famílias e as escolas na oferta de uma educação com equidade e dignidade para todos. Estamos organizando tudo e em breve todos nossos estudantes irão receber seus kits", relatou a Prefeita Leninha Romão.

A Secretária Municipal de Educação agradeceu todo o empenho de sua equipe, que tem trabalhado em ritmo acelerado para que todos os alunos possam receber o mais breve possível seus kits. "Quero agradecer toda nossa equipe que vem trabalhando duro na montagem dos kits, para que possamos entregar o mais rápido possível aos nossos alunos, o kit de material escolar vem completo e atenderá toda nossa rede de ensino, bem como, o fardamento que será composto por camisa, short ou calça e tênis. Todo nosso alunado agora terá o melhor para estudar e aprender. É mais uma conquista, nossa educação segue avançando a passos largos", finalizou a Secretária de Educação, DIslaneide Macena.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 23/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO equipe Black Bird do Projeto Estrogênias: Meninas na Ciência, deram um show na sua participação no 1° Torneio de Robótic

As alunas da rede municipal de ensino, e que compõem a equipe Black Bird do Projeto Estrogênias: Meninas na Ciência, deram um show na sua participação no 1° Torneio de Robótica, realizado no dia de hoje (22/04) na cidade de Natal-RN.

"Quanto orgulho dessa equipe dedicada e empenhada em levar Uiraúna para longe. Essa medalha de menção honrosa pelo projeto apresentado, só mostra a competência daqueles que estão a frente desse grande projeto", enfatizou a prefeita Leninha.

A caminhada está só começando. Avante!

#Educação 14/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna realiza encontro pedagógico com professores do EJA

Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB) realiza encontro pedagógico com os(as) professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB), através da Coordenação da Educação Campo, realizou no dia 05 de abril de 2022, na sede da secretaria de educação, um encontro pedagógico com os(as) professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo do encontro foi apresentar a nova coordenadora da Educação do Campo, Júlia Maria Gonçalves da Silva, além de discutir ações pedagógicas referentes ao mês de abril e possíveis projetos a serem desenvolvidos durante o ano letivo de 2022.

Na ocasião, também foram discutidas ações para intensificar a Busca Ativa Escolar, no sentido de garantir a permanência e a aprendizagem estudantil.

Secretaria Municipal de Educação, aqui a educação acontece.

#Educação 14/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB) participa do I Congresso de Educação da UNDIME (PB) e Fórum Extraordi

Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB) participa do I Congresso de Educação da UNDIME (PB) e Fórum Extraordinário

A secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB), participou do I Congresso Municipal de Educação da UNDIME (PB) e Fórum Extraordinário, no período de 12 a 14 de abril de 2022, em João Pessoa (PB).

O congresso contou com a participação do Secretário de Educação, da Ciência e Tecnologia, o senhor Cláudio Furtado; o presidente da UNDIME Nacional, Luís Miguel; o presidente da UNDIME Paraíba; o secretário Michael Lopes, além dos dirigentes municipais de educação dos 223 municípios da paraíba, juntamente com prefeito(as), técnicos(as) e coordenadores(as) das secretarias de educação.

Na ocasião, foram ministrados palestras e oficinas sobre os temas mais atuais da educação pública, mediados(as) por palestrantes renomados(as) como Jane Haddad; Maristela Barcas; Nino Meciano; Carlinhos de Jesus, entre outros.

Ademais, também estiveram presentes técnicos do FNDE (Autarquia do Ministério da Educação) e do Governo do Estado (Secretaria Estadual da Educação), com o objetivo de auxiliar os municípios com os programas e dúvidas em geral.

Para representar o município de Uiraúna, estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena Duarte; a Coordenadora da Educação Básica, Isabel Haialy Pereira da Silva e a Coordenadora da Educação Infantil, Mikaelle de Fátima Oliveira da Silva.

É a Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, ampliando e construindo novos caminhos para a educação uiraunense.

#Educação 08/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Benevenuto Mariano junto a equipe multidisciplinar, realizaram na tarde de ontem (07) uma aula de campo

A Secretaria Municipal de Educação, através da Escola Benevenuto Mariano junto a equipe multidisciplinar, realizaram na tarde de ontem (07/04) uma aula de campo, no movimento de conscientização a respeito da I SEMANA SOBRE O ESPECTRO DO AUTISMO.

Denominada como "Pit stop", a ação conduzida por os alunos da referida escola, procurou orientar os comerciantes da cidade sobre a importância da temática, ressaltando falas sobre os principais sintomas, níveis do autismo, profissionais envolvidos no diagnósticos e a importância do diagnóstico precoce.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 29/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna anuncia a I Semana Municipal de Conscientização sobre o autismo

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna tem a honra de anunciar a I Semana Municipal de Conscientização sobre o autismo que ocorrerá entre os dias 04 a 08 de abril de 2022.

A respectiva semana terá como objetivo informar a comunidade a respeito do autismo a fim de desconstruir estigmas e percepções negativas que cercam as pessoas com esse transtorno.

Além disso, discutiremos sobre as possibilidades de inclusão das pessoas com autismo no contexto da escola regular e nos mais diversos âmbitos sociais.

Essa semana é considerada um importante espaço formativo para os profissionais que atuam diretamente com esses educandos nas escolas regulares.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, segue construindo uma educação inclusiva e de qualidade!

Em breve divulgaremos a programação oficial.

#Educação 25/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde iniciou as ações do Programa Saúde na Escola

Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia de ontem (23/03/2022) as ações do Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo promover ações de sensibilização e conscientização, trabalhando vários temas. O Programa atua mensalmente em todas as escolas do município.

As ações são realizadas pelos profissionais das UBS's com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para essa primeira ação do ano de 2022, o Ministério da Saúde determinou o seguinte tema: "Prevenção contra a Covid-19.

As primeiras Instituições que receberam o programa nesse mês de março, foram: Creche Lidiane e Creche Mãe Chota, ambas atendidas pelos profissionais do NASF e das UBS II (Antônio Fernandes Sobrinho) e UBS V (Luiz Macena de Aragão) respectivamente.

#Educação 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação organiza aula inaugural do projeto "EstroGênias: Meninas na Ciência”.

Secretaria Municipal de Educação organiza aula inaugural do projeto "EstroGênias: Meninas na Ciência".

A Prefeitura Municipal de Uiraúna-PB, através da Secretaria Municipal de Educação, irá realizar a aula inaugural do projeto EstroGênias: Meninas na Ciência, que ocorrerá nesta quinta-feira, 24 de março de 2022*, às 13h30, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Benevenuto Mariano.

Ademais, o referido projeto tem como público-alvo, meninas de 9 a 16 anos, cujo objetivo consiste em incentivar a participação nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM).

É oportuno frisar, que na primeira etapa do projeto, dez meninas irão representar o município no Torneio SESI de Robótica, que ocorrerá em Natal-RN, nos dias 22 e 23 de abril de 2022.

Para a Secretária Municipal de Educação de Uiraúna, Dislaneide Macena Duarte, o desdobramento do projeto irá propiciar uma imersão pelo mundo da ciência, impulsionando o protagonismo feminino na busca por igualdade de gênero. Assim, o município segue avançando, oportunizando que estudantes da rede municipal sejam incentivadas a realizarem pesquisa quando e onde quiserem.

#Educação 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB), realiza reuniões técnicas sobre o uso do Sistema Saber.

Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (PB), realiza reuniões técnicas sobre o uso do Sistema Saber.

Durante os dias 16, 17 e 18 de março de 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna (18), promoveu momentos de reuniões técnicas destinadas aos Professores (as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino.

O objetivo das reuniões consistiu em capacitar os(as) professores(as) da EJA para o uso do Sistema Saber, orientados(as) pelo técnico da Secretaria de Educação, Pedro Rubsomar de Andrade (Rubinho).

Para mais, as reuniões contaram com a participação da Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Francisca Fernandes, que proporcionou momentos de orientações pedagógicas relativas à atuação docente frente a esta modalidade de ensino.

Esta é mais uma iniciativa da SEDUC, buscando melhorias na qualidade e organização da educação

#Educação 22/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação amplia Atendimentos Educacionais Especializados

Secretaria de Educação amplia Atendimentos Educacionais Especializados

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna tem a honra de anunciar que no último dia 16/03 a educação municipal foi contemplada pelo FNDE com uma Sala de Recursos Multifuncionais no valor de 20 mil reais. A sala de recurso ampliará a oferta do Atendimento Educacional Especializado na rede de ensino municipal.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial realizado em contraturno escolar, que tem como função promover a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Em Uiraúna, os atendimentos ocorrem na EMEIF Benevenuto Mariano de segunda a sexta, nos turnos matutino, das 7h às 11h, e vespertino, das 13h às 17h. A equipe de profissionais habilitadas para desenvolver as ações no respectivo atendimento é composta pelas Professoras Jainara Andrade e Cláudia Lira.

Atualmente, estão matriculados 36 estudantes no AEE, sendo atendidos educandos com Deficiência Física, Intelectual, Auditiva, Transtorno do Espectro do Autismo, Síndrome de Down, Altas Habilidades e Transtornos Específicos de Aprendizagens. São estudantes que residem na cidade e na zona rural, como Areias, Arrojado, Pocinhos e Cafundó. Aos que necessitam, é oferecido transporte para a realização do atendimento (residência-escola e escola-residência).

Além disso, a prefeitura municipal de Uiraúna realizou a contração de profissionais de apoio que acompanham os alunos no contexto da sala de aula regular, AEE e no transporte para o Atendimento. Para colaborar com processo educacional dos estudantes, as escolas também contam com o apoio de equipes multidisciplinares compostas por Pedagogos, Psicopedagogos, Assistentes Sociais e Psicólogos.

No vídeo, podemos observar a Professora Jainara ensinando a uma estudante surda a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

É a Secretaria de Educação, através da Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com inclusão, compromisso e responsabilidade.

Aqui a Educação acontece!

#Educação 19/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna firma acordo de cooperação com o Núcleo Incluir da UFCG

Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna firma acordo de cooperação com o Núcleo Incluir da UFCG

Na manhã desta sexta-feira, 18/03, a Secretária de Educação, Dislaneide Macena, junto da equipe de coordenadores da Secretaria de Educação do município, estiveram reunidos com a Profa. Dra. Nozângela Dantas, Coordenadora do Núcleo Incluir da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O encontro objetivou estabelecer parcerias para o desenvolvimento de ações no âmbito da educação especial, tendo em vista promover espaços de formação e aperfeiçoamento profissional, além de propiciar vínculos institucionais para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

"Esse é mais um caminho que buscamos explorar para elevar a qualidade do ensino no nosso município, promovendo a inclusão e garantindo o direito do acesso e permanência educacional a todos os nossos estudantes", enfatizou a Secretária de Educação, Dislâneide Macena.

Essa é mais uma iniciativa da Seduc para promover educação básica de qualidade para todos/as.

Aqui a Educação acontece!

#Educação 16/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO I Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down

I Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down

A Secretária Municipal de Educação, em colaboração com a Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, realizará entre os dias 21 a 25 de março de 2022, a I Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down em função ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março.

A respectiva semana terá como objetivo refletir a respeito da Síndrome de Down e a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas municipais.

Para isso, cada escola da rede de ensino realizará ações para discutir a respectiva temática em suas localidades.

"A Educação Inclusiva no nosso município é uma iniciativa nova. Estamos constantemente pensando em ações que proporcionem a inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial da rede municipal de ensino. Assim, essa semana surge como uma proposta de sensibilizar os alunos, professores, profissionais da Educação e comunidade escolar em geral sobre a inclusão desses estudos nas escolas". Declarou a Secretária Municipal de Educação, Dislâneide Macena Duarte.

"Essa semana é um momento muito importante para a história da Educação Municipal de Uiraúna. Momento em que é dado visibilidade a esse público estudantil, que por muito tempo teve seus direitos educacionais negligenciados. Precisamos conhecer as necessidades educacionais dos nossos educandos. Necessitamos, portanto, garantir a todos o acesso à educação de qualidade". Relata o Coordenador de Educação Inclusiva, João Paulo Barbosa.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, construindo uma educação inclusiva e de qualidade!

Em breve divulgaremos a Programação oficial de cada instituição!

Por enquanto, aproveite para nos seguir nas redes sociais: @sedu.uirauna

#Educação 14/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal da Educação, participou de uma oficina com os diretores do FDNE

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal da Educação, participou de uma oficina com os diretores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na cidade de Campina Grande, na última quinta-feira (10).

Na oportunidade, estiveram representando o nosso município, o Vice Prefeito, Dr. Marlon Arthur, a Secretária de Educação, Dislaneide Macena e a Técnica da secretaria de educação, Joseclenia Claudino.

A oficina desenvolvida pelos diretores do FNDE Garigham Amarante e Gabriel Medeiros, objetivou apresentar as ações a serem desenvolvidas no respectivo órgão, bem como, a realização de atendimentos individuais com cada gestor municipal.

É a Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, promovendo o desenvolvimento educacional de qualidade e excelência!

Aqui a educação acontece!

#Educação 12/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Francisca Gomes da Silva realizou evento do dia da mulher

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Francisca Gomes da Silva realizou na noite desta sexta-feira (11), o encerramento da Semana Internacional da Mulher.

O evento contou com a participação das mulheres que fazem parte da escola, mães e responsáveis dos alunos, professoras e coordenadoras.

Na ocasião foi discutidos temas abordados diretamente as mulheres e apresentações culturais.

#Educação 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura promove junto com a FELC evento

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, realizou junto com o CCBNB (Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil) e a FELC ( Fundação Educacional Lica Claudino) o TROCAS LITERÁRIAS ENTRE SERTANEJOS.

O TROCAS LITERÁRIAS ENTRE SERTANEJOS, foi uma atividade em Parceria com o Projeto " Sertão das Artes", da Fundação Educacional Lica Claudino.

Entre as pessoas presentes para contribuir com suas trajetórias na literatura, esteve presente a escritora cajazeirense Veruza Guedes, que apresentou os encantos do seu livro "Os Baobás do Pirulito", uma reunião de minicrônicas que fazem um resgate de personagens de cidades do sertão da Paraíba.

Bem como, o escritor e poeta cearense Roberto Ferreira, que apresentou o seu livro "Passarim - a poesia bate asas", escrito em parceria com o escritor Daniel Andrade, e também o seu novo livro "Dança das Juremas", ambos os livros retratam um sertão diverso, poético, resistência, amor e esperança.

Também esteve presente o escritor uiraunense Carlos Alves, que contemplou a plateia com o seu último lançamento "O menino, o tempo e as letras", uma antologia de crônicas que permite uma viagem lírica à gênese do ato da escrita. E também a escritora uiraunense Lândia Soares, que apresentou o seu primeiro romance intitulado "Encontro de Infinitos", um livro que retrata a história da personagem "Maya" e que nos ajuda a refletir sobre os processos de busca do nosso próprio eu.

Além da apresentação dos livros, o principal objetivo desse encontro foi o debate sobre as vivências literárias dos presentes autores e autoras.

A prefeita Leninha Romão falou que a cultura em sua gestão será sempre lembrada, e, "é de fundamental importância a parceria conquistada com o Centro Cultural Banco do Nordeste, que a muito tempo estava adormecida."

#Educação 25/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna realiza entrega dos conjuntos LEGO®? Education

Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna realiza entrega dos conjuntos LEGO®? Education do Programa FIRST®? LEGO League Discover, projeto organizado e patrocinado pela Fundação FIRST®? e a Walt Disney Company, por meio da Tecnologia Educacional - Positivo.

Na manhã desta terça-feira, 22/02, a Secretaria de Educação de Uiraúna realizou a entrega de 55 conjuntos Lego Education, composto por 40 caixas do FLL DISCOVER MORE e 10 caixas do STEAM Park, materiais recebidos para desenvolvimento de projeto Lego Education. Para tanto, o projeto irá contemplar estudantes da Educação Infantil da rede municipal de ensino, através de 10 equipes com crianças de 3 a 6 anos.

É oportuno frisar que no Brasil, apenas 29 instituições poderiam ser contempladas com o programa, que seriam selecionadas a partir de critérios e índices estabelecidos em edital. Na Paraíba, apenas o município de Uiraúna foi contemplado, e em toda a região Nordeste, apenas Uiraúna/PB e Araripina/PE foram selecionados para fazer parte do programa.

A FIRST®? LEGO®? League Discover é promovida pela Fundação FIRST®? e a Walt Disney Company, por meio da Tecnologia Educacional Positivo, e consiste em um programa prático interdisciplinar, especialmente desenvolvido para transformar a curiosidade e a criatividade de crianças entre 3 e 6 anos de idade em uma jornada de descoberta sobre como elas podem melhorar o mundo ao seu redor. Nesse processo, as crianças aprendem sobre trabalho em equipe, as maravilhas da ciência e da tecnologia e os FIRST®? Core Values, que incluem respeito, compartilhamento e pensamento crítico. O programa é totalmente patrocinado pela empresa Positivo Educacional.

Essa é mais uma conquista para o município de Uiraúna que tem sido reconhecido nacionalmente pelo trabalho de excelência.

Aqui a educação acontece!

#Educação 21/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Uiraúna realiza distribuição de mais de 31 toneladas de alimentos para a merenda escolar.

Prefeitura Municipal de Uiraúna realiza distribuição de mais de 31 toneladas de alimentos para a merenda escolar.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna realizou a distribuição de mais de 31 toneladas de alimentos destinas à merenda escolar dos estudantes da rede municipal de ensino. A partir desta segunda-feira (21), todas as escolas da rede municipal estarão ofertando merenda de qualidade para os nossos educandos.

"Nossos alunos terão merenda de qualidade, entre eles são arroz, macarrão, feijão, cuscuz, ervilha, milho verde, leite em pó, carne de alta qualidade, bem como frutas e verduras, etc. Todo o cardápio foi feito pela nossa Nutricionista, Bianca Maria, que seguiu todos os protocolos escolares, priorizando sempre a qualidade e o bem estar do nosso alunado", ressaltou a Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Creche Tia Raimunda realiza primeira reunião do ano letivo com pais e mestres.

Creche Tia Raimunda realiza primeira reunião do ano letivo com pais e mestres.

A Creche Tia Raimunda realizou a primeira reunião do ano letivo com pais e mestres na noite desta quarta-feira (16). De acordo coma diretora a reunião foi para informar aos pais e responsáveis o plano de retomada das aulas presenciais e apresentação da equipe multidisciplinar que irá atuar na creche.

"Agradecemos a presença de todos os pais e responsáveis aqui presente, bem como os nossos colaboradores, é muito importante escutamos e falamos sobre a retomada das atividades presenciais, seguiremos com todos os protocolos e teremos todo os cuidados com nossas crianças. Estamos muito felizes com esse avanço que estamos dando, e felizes mais ainda que em breve estaremos em nossa própria Creche que está sendo construída com recursos próprios do município. Só temos a agradecer a nossa Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena, e nossa Prefeita Municipal, Leninha Romão que lutam incansavelmente pela educação de nosso município", relatou a Diretora da Creche Tia Raimunda, Patrícia Maria Vieira.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

#Educação 12/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação realiza a II Jornada Pedagógica Virtual.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação realiza a II Jornada Pedagógica Virtual.

Na manhã desta última segunda-feira, 07/02, a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal de Uiraúna/PB, realizou a II Jornada Pedagógica Virtual. Este ano com o tema: "Diálogos educacionais em rede: planejar, executar, monitorar e avaliar", a jornada discutiu a respeito das estratégias de organização teórico-metodológica e espaços de formação continuada para os profissionais da Educação Municipal. Somando-se a isto, trouxe reflexões sobre o sujeito docente frente às novas demandas a partir da palestra intitulada: "Do chão da escola aos espaços virtuais: impacto na saúde mental docente", proferida pela Psicóloga Juliane de Souza Fernandes.

O evento contou com a participação do Vereador Benvenuto Claudino, representando o Poder Legislativo Municipal; a Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena Duarte; o Coordenador Geral de Educação, Willyan Ramon de Souza Pacheco; a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Emília de Almeida Oliveira; a representante do corpo docente, Maria Francisca de Sousa Soares; assim como, gestores (as), vice-gestores(as) e coordenadores(as) da rede municipal de ensino.

A jornada contou com a participação de mais de 350 inscritos, de diversas cidades circunvizinhas que acompanharam o evento ao vivo pelo Youtube.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

Aqui a Educação acontece!

#Educação 11/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A EMEIEF Lica Duarte deu continuidade da Semana Pedagógica interna para o ano Letivo 2022

A EMEIEF Lica Duarte realizou na manhã desta terça-feira a continuidade da Semana Pedagógica interna para o ano Letivo 2022 com os professores de todas as etapas de ensino com a temática: Educação Inovadora: Construindo caminhos para uma aprendizagem significativa! Manhã rica de aprendizado e construção de conhecimento!

Momentos com professores convidados e exploração de temáticas pertinentes para o trabalho pedagógico

A programação se estende durante toda a semana com toda equipe escolar.

Aqui a Educação acontece!

#Educação 08/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Chegou a vez da Escola Francisca Gomes da Silva!

Chegou a vez da Escola Francisca Gomes da Silva!

Na manhã do último dia 04 recebemos a visita do Departamento de Engenharia do Município representado pelo Engenheiro Civil Gilcarlos E. Oliveira, ocasião na qual esteve fazendo um levantamento das necessidades estruturais da escola.

"Em razão do acréscimo de alunos matriculados a escola necessita de ampliação em número de salas de aula e uma boa revitalização nas suas instalações de modo a proporcionar mais conforto e segurança a todos os usuários desse espaço. Nos próximos dias estaremos dando prioridade a esse projeto e encaminhando o mais rápido possível a CPL para que possa ser licitado" relatou o Engenheiro.

O ambiente além de ganhar uma boa repaginada nas instalações existentes contará com a implantação de 4 (quatro) novas salas de aulas, cozinha, diretoria, ampliação do espaço de recreação além de modernos banheiros.

#Educação 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Construção da Creche Tia Raimunda segue em ritmo acelerado em Uiraúna-PB

Construção da Creche Tia Raimunda segue em ritmo acelerado em Uiraúna-PB

As obras para construção da creche Tia Raimunda continua em ritmo acelerado. Após finalizar toda etapa de fundação do prédio, os funcionários estão realizando neste momento o levantamento das paredes, em algumas partes a estrutura já chega a mais de dois metros de altura.

A Prefeitura de Uiraúna segue trabalhando!

#Educação 06/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna/PB tem a honra de realizar a II Jornada Pedagógica Virtual.

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna/PB tem a honra de realizar a II Jornada Pedagógica Virtual.

O evento é TOTALMENTE GRATUITO, aberto a todos (as) que tiverem interesse, e ocorrerá de forma híbrida.

Este ano com o tema: Diálogos educacionais em rede: planejar, executar, monitorar e avaliar. A realizar-se no dia *07 de fevereiro de 2022* às *08h*, com transmissão ao vivo pelo canal: *SEDUC UIRAÚNA.*

*Link de acesso:* https://www.youtube.com/watch?v=wKIPduPFozM&list=PLK_NYF4bYRQSQi9Vl1HdscE-L5eDjXf4r&index=1

A Jornada Pedagógica 2022 discutirá a respeito das estratégias de organização teórico-metodológica e espaços de formação continuada para os profissionais da Educação Municipal e trará reflexões sobre o sujeito docente frente às novas demandas a partir da palestra intitulada: Do chão da escola aos espaços virtuais: impacto na saúde mental docente.

*Inscreva-se em:* https://www.even3.com.br/ijpv2022

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

AQUI A EDUCAÇÃO ACONTECE!

#Educação 05/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação convoca coordenadores para reunião de alinhamento.

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna-PB, com o objetivo de fortalecer as parcerias institucionais, convida os (as) coordenadores (as) do respectivos órgãos:

•CAPS;

•Conselho Tutelar;

•Secretaria Municipal de Saúde;

•Secretaria Municipal de Assistência Social;

•Equipe Multidisciplinares;

•AEE;

•Coordenação de Agentes de Saúde e Farmácia Básica;

•NASF;

•CREAS;

•CRAS.

#Educação 03/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita de Uiraúna sanciona Lei que autoriza a conceder bolsas parciais de estudos na FASP

Prefeita de Uiraúna sanciona Lei que autoriza a conceder, pelo prazo de 03 (três) anos, às os alunos e alunas da rede pública de Uiraúna bolsas parciais de estudos na Faculdade São Francisco da Paraíba - FASP (Polo Cajazeiras), destinadas aos alunos que atendam aos requisitos estabelecidos nesta Lei e seleção simplificada realizada pela Secretaria Municipal de Educação.

A bolsa consistirá no montante de 60% (sessenta por cento) sobre o valor real da mensalidade, havendo união de esforços entre o município de Uiraúna- PB e a Faculdade São Francisco da Paraíba mediante celebração de convênio firmado entre as partes, além disso, somente será concedida para alunos novos, que irão ingressar no 1º período do respectivo curso através de vestibular.

As inscrições da Faculdade São Francisco se iniciam hoje e para concorrer a bolsa de estudo é necessário fazer a inscrição para o referido vestibular.

Os requisitos, para a aluna e o aluno concorrer à concessão das bolsas de estudo na FASP, são os seguintes:

I - Ser residente e domiciliado no Município meses;

II - Estar matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, oferecido pela Faculdade São Francisco da Paraíba;

III - Ter cursado todo o ensino médio inteiro em escola pública;

IV - Ser proprietário de apenas um imóvel (residência própria);

V- Não possuir, além do imóvel próprio onde reside, um património familiar superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais);

VT - Não ser portador de diploma de curso de graduação.

Para a manutenção da bolsa parcial de estudos, cabe ao aluno comprovar.

I - Não ter sido reprovado, nem ter ficado em dependência no último semestre cursado;

II - Não possuir nota académica inferior a 07 (sete) no último semestre cursado, exclusivamente para alunos do 20 semestre em diante.

#Educação 31/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Uiraúna realiza parceira com a Faculdade de São Francisco de Cajazeiras.

Prefeita de Uiraúna sanciona Lei que autoriza a conceder, pelo prazo de 03 (três) anos, às os alunos e alunas da rede pública de Uiraúna bolsas parciais de estudos na Faculdade São Francisco da Paraíba - FASP (Polo Cajazeiras), destinadas aos alunos que atendam aos requisitos estabelecidos nesta Lei e seleção simplificada realizada pela Secretaria Municipal de Educação.

A bolsa consistirá no montante de 60% (sessenta por cento) sobre o valor real da mensalidade, havendo união de esforços entre o município de Uiraúna- PB e a Faculdade São Francisco da Paraíba mediante celebração de convênio firmado entre as partes, além disso, somente será concedida para alunos novos, que irão ingressar no 1º período do respectivo curso através de vestibular.

As inscrições da Faculdade São Francisco se iniciam hoje e para concorrer a bolsa de estudo é necessário fazer a inscrição para o referido vestibular.

#Educação 28/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna tem a honra de realizar a II Jornada Pedagógica Virtual

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna/PB tem a honra de realizar a II Jornada Pedagógica Virtual.

O evento é *TOTALMENTE GRATUITO*, aberto a todos (a) que tiverem interesse, e ocorrerá de forma híbrida.

Este ano com o tema: *_Diálogos educacionais em rede: planejar, executar, monitorar e avaliar_*. A realizar-se no dia *07 de fevereiro de 2022* às *08h*, com transmissão ao vivo pelo canal da *TV Interativa.*

A Jornada Pedagógica 2022 discutirá a respeito das estratégias de organização teórico-metodológica e espaços de formação continuada para os profissionais da Educação Municipal e trará reflexões sobre o sujeito docente frente às novas demandas a partir da palestra intitulada: Do chão da escola aos espaços virtuais: impacto na saúde mental docente.

Inscreva-se em: https://www.even3.com.br/ijpv2022

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

_AQUI A EDUCAÇÃO ACONTECE!_

#Educação 28/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Atenção ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Atenção ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna está realizando o CADASTRO para a EMISSÃO da CARTEIRA DE TRANSPORTE universitário .

FIQUE ATENTO:

*As inscrições estão sendo realizadas presencialmente na sede da Seduc;

*Horário de 07h às 11h e 13h às 17h.

*Levar o RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de vinculo e duas fotos 3x4.

#Educação 18/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação abre o I Simpósio de Educação e Diversidade

Secretaria Municipal de Educação abre o I Simpósio de Educação e Diversidade

Em evento destinado aos profissionais que fazem parte da rede municipal de ensino de Uiraúna-PB, a Secretaria de Educação iniciou, nesta segunda-feira (17), o I SEDIV.

A programação contou com mesa-redonda, palestra e roda de conversa, que contemplaram temáticas pertinentes a processos formativos em âmbitos educacionais. Contou-se com as valorosas participações e contribuições da professora Dra. Janine Coelho, do professor Dr. Galdino Toscano e da Doutoranda Gilvaneide Nunes.

A formação será entre os dias 17/01 a 21/01 e tem ocorrido presencialmente.

Essa é mais uma ação da Secretaria de Educação que objetiva promover aperfeiçoamento e qualificação profissional a todos que somam e acreditam no avanço coletivo da educação municipal.

#Educação 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação realizará o I SEDIV

Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará o I SEDIV

O I Simpósio de Educação e Diversidade consistirá em uma semana de formação continuada para todos os profissionais que fazem a educação municipal, contemplando diversas temáticas e áreas do conhecimento relevantes ao aperfeiçoamento técnico e profissional da nossa rede.

A formação será entre os dias 17/01 a 21/01 e ocorrerá presencialmente, nos dois turnos, em local a ser divulgado posteriormente.

As inscrições serão realizadas de forma on-line e cada profissional poderá marcar as opções de formação direcionadas a sua área de atuação. Cada segmento profissional terá dias específicos de capacitação. Ainda, os participantes receberão certificado de conclusão do curso da formação realizada.

O curso é restrito aos profissionais da rede municipal e parceiros. O link para inscrições será disponibilizado diretamente a cada profissional através das redes sociais de interação virtual.

Essa é mais uma ação da Secretaria de Educação que objetiva promover aperfeiçoamento e qualificação profissional a todos que somam e acreditam no avanço coletivo da educação municipal.

#Educação 11/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Parceria firmada com a FASP para desenvolver ainda mais a nossa educação!

Parceria firmada com a FASP para desenvolver ainda mais a nossa educação!

Fala, Prefeita Leninha Romão

.

O projeto visa ofertar ensino superior para todas as pessoas que busquem qualidade de vida por meio da educação e estejam inseridas num contexto de baixa renda.

A São Francisco disponibilizará diversos cursos.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna tem trabalhado incansavelmente na busca pelo desenvolvimento sócio-educacional de nossa cidade.

#Educação 05/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Matrículas Abertas para o ano letivo de 2022

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna informa a toda população uiraunense que todas as nossas escolas e creches municipais estão realizando as matrículas referentes ao ano letivo de 2022.

As matrículas são para todos os segmentos, desde a educação infantil até a EJA e para realizar é necessário levar cópias e originais do: RG; CPF; Certidão de nascimento; comprovante de residência; fotos 3x4 e cartão do SUS.

As matrículas serão realizadas até o dia 11/02/2022. Fiquem atentos e realizem a matrícula o mais rápido possível para conseguirem participar dos sorteios da Matrícula Premiada 2022, que terá como premiação:

4 bicicletas; 3 tablets; 3 smartphones e 5 cestas básicas.

Creche - 2 bicicletas e 1 cesta básica

Pré-escola: 2 bicicletas e 1 cesta básica

Ensino fundamental - 1º ao 5º ano: 1 tablet, 1 smartphone e 1 cesta básica

Ensino fundamental - 6º ao 9º ano: 1 tablet, 1 smartphone e 1 cesta básica

Educação de Jovens e Adultos - EJA: 1 tablet, 1 smartphone e 1 cesta básica

Venham fazer parte da melhor rede de ensino público municipal da região!

#Educação 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Uiraúna realiza entrega de certificados do Programa Integra Educação Paraíba

Secretaria de Educação de Uiraúna realiza entrega de certificados do Programa Integra Educação Paraíba

Em um encontro repleto de emoções e compartilhamento de experiências docentes, os professores do ensino fundamental (1º ao 5º ano), estiveram presentes na sede da secretaria de educação para avaliarem as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala, mediante o suporte das metodologias do Integra Educação Paraíba.

Em um momento de engajamento entre as quatro escolas da sede, diversos avanços e desafios foram compartilhados, experiências exitosas e práticas interativas foram pontuadas a toda equipe da Secretaria de Educação, afirmando a relevante contribuição do Integra na aprendizagem discente.

28 professores receberam os certificados de conclusão do ciclo de formação do Integra Educação Paraíba.

O encontro finalizou com o compromisso de conduzirmos com ainda mais determinação a educação municipal nos próximos anos.

É a Secretaria de Educação trabalhando em parceria, com diálogo e responsabilidade, para oferecer educação básica de qualidade para todos.

#Educação 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação realiza Busca Ativa Escolar

Buscando resgatar alunos que tenham deixado de frequentar a escola, ainda mais nesse contexto de pandemia, a Secretaria de Educação realizou a Busca Ativa Escolar na manhã desta segunda-feira (8).

Gestores, coordenadores, professores e demais funcionários da pasta tem ido a campo, tomando todos os cuidados necessários, para conversar com os estudantes e suas famílias no intuito de cumprir com o objetivo da Busca Ativa e combater a evasão escolar.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna tem trabalhado diariamente para alavancar cada vez mais a educação básica local.

#Educação 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação irá disponibilizar transporte para os alunos que forem realizar o ENADE na cidade de Cajazeiras

A Secretaria de Educação irá disponibilizar transporte para os estudantes de Uiraúna que forem prestar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE 2021, na cidade de Cajazeiras.

É preciso que o estudante procure a Secretaria para que possa apresentar seu nome na lista.

O exame acontecerá dia 14 de novembro, em Cajazeiras.

#Educação 06/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação abrem matrículas de 2022.

Matrículas 2022 abertas!

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna informa a toda população uiraunense que a partir de amanhã, 08/11/2021, todas as nossas escolas e creches municipais estarão realizando matrículas referentes ao ano letivo de 2022.

As matrículas serão para todos os segmentos, desde a educação infantil até a EJA e para realizar é necessário levar cópias e originais do: RG; CPF; Certidão de nascimento; comprovante de residência; fotos 3x4 e cartão do SUS.

O período de matrícula será de 08/11/2021 até 11/02/2022. Fiquem atentos e realizem a matrícula o mais rápido possível para conseguirem participar dos sorteios da Matrícula Premiada 2022, que terá como premiação:

4 bicicletas; 3 tablets; 3 smartphones e 5 cestas básicas.

Creche - 2 bicicletas e 1 cesta básica

Pré-escola: 2 bicicletas e 1 cesta básica

Ensino fundamental - 1º ao 5º ano: 1 tablet, 1 smartphone e 1 cesta básica

Ensino fundamental - 6º ao 9º ano: 1 tablet, 1 smartphone e 1 cesta básica

Educação de Jovens e Adultos - EJA: 1 tablet, 1 smartphone e 1 cesta básica

Para mais detalhes, arrasta para o lado.

Venham fazer parte da melhor rede de ensino público municipal da região!

#Educação 18/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Educação de Uiraúna cada vez mais moderna e tecnológica!

A Educação de Uiraúna cada vez mais moderna e tecnológica!

Na manhã desta segunda-feira (18), a Prefeita Leninha Romão assinou a aquisição de 140 notebooks destinados a Secretaria de Educação que irão contemplar a informatização dos professores da rede municipal de ensino.

Para além, os notebooks da Lenovo, que foram adquiridos, são de excelência e qualidade.

''Estamos cada vez mais buscando modernizar os trabalhos para com os servidores de nossa cidade. Desse modo, poderão desempenhar um melhor serviço a cada dia. Após as aquisições e entregas dos Tablets para os Agentes Comunitários de Saúde, chegou a vez de contemplar os professores com a entrega de 140 notebooks. Modernos e eficazes'', afirmou a Prefeita Leninha Romão.

#Educação 13/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Feliz Dia das Crianças, Clarinha!

Feliz Dia das Crianças, Clarinha ??

Há tempos a minha amiga Clarinha me pedia um presente. Há tempos, Clarinha queria um aparelho tecnológico para poder estudar, para poder aprender. Nesse dia das crianças, Clarinha, espero poder ter realizado o seu sonho. Que esse celular seja um aporte para te dar forças e te incentivar nos seus estudos. Sem dúvidas, um dos momentos mais emocionantes para mim nesse I Festival Una Kids. Ver o sorriso e o brilho nos olhos de milhares de crianças como Clarinha, não há dinheiro que pague. Vou trabalhar para vocês, Uiraúna ??

#Educação 12/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeitura realiza o Primeiro dia do Primeiro Festival UNA kids

Centenas de crianças da Zona Rural e do Programa Criança Feliz esbanjaram milhares de sorrisos na primeira noite do I Festival Una Kids!

Brincadeiras, parquinho, peças teatrais, entrega de brinquedos e muito mais! Um verdadeiro dia das crianças para as nossas crianças.

"Não há dinheiro que pague ver o sorriso de cada criança. Temos nos esforçado bastante e trabalhado incansavelmente para que possamos realizar o sonho das crianças de Uiraúna e que elas brinquem e se divirtam. Hoje, será para a Zona Urbana, e com fé em Deus faremos uma grande segunda noite, desse evento único, inédito e histórico em nossa cidade", afirmou a Prefeita Leninha Romão.

#Educação 11/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Leninha Romão participa de importante evento educacional em Campina Grande.

Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, participa de importante evento educacional em Campina Grande.

Na última sexta-feira, 08/10, a Prefeita de Uiraúna, Leninha Romão, a Secretária de Educação, Dislaneide Macena e a técnica da secretaria de educação, Joseclenia Claudino, participaram do "I Sanando Pendências do PAR - Ciclo 2021/2024", evento promovido pela UNDIME - Seccional Paraíba em parceria com a FAMUP e CEI - EDITORA E DISTRIBUIDORA LTDA.

O evento foi direcionado a Secretários de Educação, Prefeitos e técnicos das Secretarias de Educação e objetivou esclarecer gestores municipais e Secretários de Educação acerca de como otimizar o Planejamento de Investimentos através do PAR em relação aos organismos educacionais no âmbito federal.

A formação centrou-se na perspectiva de atração de recursos de ordem federal para desenvolvimento educacional dos municípios. Além de Uiraúna, dezenas de outros municípios participaram deste grande evento.

É a prefeitura municipal de Uiraúna, através da secretaria municipal de educação, promovendo desenvolvimento educacional com qualidade e responsabilidade.

#Educação 04/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Leninha Romão assina Ordem de Serviço referente a Edificação da Creche Tia Raimunda

"Assinei agora há pouco a Ordem de Serviço referente a Edificação da Creche Tia Raimunda. Vamos iniciar o quanto antes mais uma obra para o nosso município. O Bairro Retiro ganhará uma grande estrutura para abrigar e educar as nossas crianças. Desenvolver a educação básica é primordial para o desenvolvimento social. E isso nós faremos com competência e rigor. E toda essa obra será levantada com RECURSOS PRÓPRIOS. Nosso trabalho será feito com recurso nosso, recurso advindo de suor e trabalho, recurso do povo! Vamos trabalhar e avançar cada vez mais, Uiraúna!", Prefeita Leninha Romão.

#Educação 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Representantes da Prefeitura Municipal de Uiraúna participam de Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Sousa

Secretárias de Educação e Administração da Prefeitura Municipal de Uiraúna participam de Audiência Pública na Câmara dos Vereadores da cidade de Sousa.

As Secretárias Dislaneide Macena, Educação, e Isabel Fernandes, Administração, participaram de Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Sousa que tratou sobre a criação do IFS - Instituto Federal do Sertão da Paraíba, com reitoria em Sousa.

Estiveram presentes, também, o Coordenador Geral de Educação do Município de Uiraúna, Willyan Pacheco, e o Gerente Municipal de Comunicação Social de Uiraúna, Junior Silva.

A Audiência Pública foi de propositura e autoria do Vereador, Carlos Henrique Abrantes Marques, que contou com a presença de Prefeitos e representantes das cidades circunvizinhas.

#Educação 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação recebe visita da empresa Positivo Tecnologia

Secretaria de Educação recebe visita da empresa Positivo Tecnologia

Na tarde de ontem, terça-feira, 28, a Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna recebeu a visita de Lilian Ninow, representante da empresa Positivo Tecnologia.

O objetivo do encontro foi efetivar a parceria da empresa com a educação municipal, apresentando tecnologia de ponta para potencializar os processos de ensino-aprendizagem nas nossas escolas.

A empresa irá apresentar um plano de ação para iniciar o desenvolvimento do Programa de Robótica Educacional, tendo como público alvo os estudantes da educação infantil e ensino fundamental. Um dos maiores carros-chefes da empresa é o micro:bit, tecnologia desenvolvida pela BBC de Londres e que promete revolucionar a educação brasileira com tecnologia e criatividade.

O Programa de Robótica Educacional visa oportunizar experiências tecnológicas e desenvolver habilidades e aptidões na área, viabilizando a criatividade e o protagonismo dos nossos estudantes desde a educação infantil.

Vale salientar que os professores da rede municipal receberão formação da empresa que estará presencialmente no município apresentando toda a proposta.

Seguimos avançando em busca de educação básica de qualidade para todos os Uiraunenses.

É a prefeitura municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Educação, construindo o futuro com você!

#Educação 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de educação encerra o I Congresso Municipal de Educação com apresentações culturais, debates e emoções.

Secretaria de educação encerra o I Congresso Municipal de Educação com apresentações culturais, debates e emoções.

Com momentos carregados de emoções, o I Congresso Municipal de Educação teve a premiação do ''Cartas A Paulo Freire''. Alunos da Rede Municipal de Ensino concorreram e três foram escolhidos e premiados com a medalha Paulo Freire.

Além disso, foi feito um momento de homenagem In Memoriam: Pessoas transformam o mundo, a Eliane Maria Moreira Gonçalves Matias. Já a comenda Paulo Freire foi entregue a Maria Batista da Silva Andrade.

Seguindo a programação, ocorreu à mesa redonda Paulo Freire Vive. Uma noite rica de grandes conhecimentos e expansão de saberes.

A Secretária Dislaneide Macena agradeceu a todos os participantes e envolvidos nesse grande evento. "Estou muito feliz pela proporção que nosso I Congresso Municipal se transformou. Foram três dias ricos de conhecimento e saber, algo nunca visto em Uiraúna. Nossa cidade segue avançando em passos largos na educação, e nós iremos continuar o legado de Paulo Freire, levar a educação aos que mais precisam, e só tenho a agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram para que esse evento acontecesse. Minha gratidão".

O Coordenador Geral de Educação de Uiraúna, Willyan Pacheco, acrescentou dizendo que "O I Congresso Municipal de Educação de Uiraúna se consolida como o maior encontro de profissionais da educação de todo o Alto Sertão da Paraíba, com 1.045 inscritos de todo o Brasil e contando com colaborações internacionais, o evento propiciou durante os três dias um amplo espaço de formação e aperfeiçoamento. Um orgulho para o município!"

#Educação 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação encerra I Congresso Municipal de Educação

Secretaria de educação encerra o I Congresso Municipal de Educação com apresentações culturais, debates e emoções.

Com momentos carregados de emoções, o I Congresso Municipal de Educação teve a premiação do ''Cartas A Paulo Freire''. Alunos da Rede Municipal de Ensino concorreram e três foram escolhidos e premiados com a medalha Paulo Freire.

Além disso, foi feito um momento de homenagem In Memoriam: Pessoas transformam o mundo, a Eliane Maria Moreira Gonçalves Matias. Já a comenda Paulo Freire foi entregue a Maria Batista da Silva Andrade.

Seguindo a programação, ocorreu à mesa redonda Paulo Freire Vive. Uma noite rica de grandes conhecimentos e expansão de saberes.

A Secretária Dislaneide Macena agradeceu a todos os participantes e envolvidos nesse grande evento. "Estou muito feliz pela proporção que nosso I Congresso Municipal se transformou. Foram três dias ricos de conhecimento e saber, algo nunca visto em Uiraúna. Nossa cidade segue avançando em passos largos na educação, e nós iremos continuar o legado de Paulo Freire, levar a educação aos que mais precisam, e só tenho a agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram para que esse evento acontecesse. Minha gratidão".

O Coordenador Geral de Educação de Uiraúna, Willyan Pacheco, acrescentou dizendo que "O I Congresso Municipal de Educação de Uiraúna se consolida como o maior encontro de profissionais da educação de todo o Alto Sertão da Paraíba, com 1.045 inscritos de todo o Brasil e contando com colaborações internacionais, o evento propiciou durante os três dias um amplo espaço de formação e aperfeiçoamento. Um orgulho para o município!"

#Educação 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de educação encerra o I Congresso Municipal de Educação

Secretaria de educação encerra o I Congresso Municipal de Educação com apresentações culturais, debates e emoções.

Com momentos carregados de emoções, o I Congresso Municipal de Educação teve a premiação do ''Cartas A Paulo Freire''. Alunos da Rede Municipal de Ensino concorreram e três foram escolhidos e premiados com a medalha Paulo Freire.

Além disso, foi feito um momento de homenagem In Memoriam: Pessoas transformam o mundo, a Eliane Maria Moreira Gonçalves Matias. Já a comenda Paulo Freire foi entregue a Maria Batista da Silva Andrade.

Seguindo a programação, ocorreu à mesa redonda Paulo Freire Vive. Uma noite rica de grandes conhecimentos e expansão de saberes.

A Secretária Dislaneide Macena agradeceu a todos os participantes e envolvidos nesse grande evento. "Estou muito feliz pela proporção que nosso I Congresso Municipal se transformou. Foram três dias ricos de conhecimento e saber, algo nunca visto em Uiraúna. Nossa cidade segue avançando em passos largos na educação, e nós iremos continuar o legado de Paulo Freire, levar a educação aos que mais precisam, e só tenho a agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram para que esse evento acontecesse. Minha gratidão".

O Coordenador Geral de Educação de Uiraúna, Willyan Pacheco, acrescentou dizendo que "O I Congresso Municipal de Educação de Uiraúna se consolida como o maior encontro de profissionais da educação de todo o Alto Sertão da Paraíba, com 1.045 inscritos de todo o Brasil e contando com colaborações internacionais, o evento propiciou durante os três dias um amplo espaço de formação e aperfeiçoamento. Um orgulho para o município!"

#Educação 23/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO I Congresso Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação tem realizado, desde o dia 21 de setembro, o inédito I Congresso Municipal de Educação, com o tema ''Esperançar com Paulo Freire: o centenário do patrono da educação brasileira''.

Nesta edição, foi incorporada uma programação completa e recheada com grandes temas, apresentações e especialistas na área da educação. Com mais de 1000 inscritos, o evento tem contado com participantes de todo o Brasil.

O I Congresso Municipal de Educação, que teve sua abertura no dia 21 deste mês, tem objetivado a promoção do espaço de aperfeiçoamento profissional e socialização de experiências para o nosso corpo docente e administrativo.

O Congresso será encerrado na noite desta quinta-feira (23), com transmissão pelo canal do Youtube da Prefeitura Municipal de Uiraúna.

#Educação 23/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO I Congresso Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação tem realizado, desde o dia 21 de setembro, o inédito I Congresso Municipal de Educação, com o tema ''Esperançar com Paulo Freire: o centenário do patrono da educação brasileira''.

Nesta edição, foi incorporada uma programação completa e recheada com grandes temas, apresentações e especialistas na área da educação. Com mais de 1000 inscritos, o evento tem contado com participantes de todo o Brasil.

O I Congresso Municipal de Educação, que teve sua abertura no dia 21 deste mês, tem objetivado a promoção do espaço de aperfeiçoamento profissional e socialização de experiências para o nosso corpo docente e administrativo.

O Congresso será encerrado na noite desta quinta-feira (23), com transmissão pelo canal do Youtube da Prefeitura Municipal de Uiraúna.

#Educação 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realiza a entrega de mais de 3 mil kits escolares.

Secretaria Municipal de Educação realiza a entrega de mais de 3 mil kits escolares.

Entre os dias 30/08 a 03/09 a secretaria municipal de educação estará entregando mais de 3 mil kits escolares para toda a rede de ensino.

Estudantes da creche, pré-escola, ensino fundamental I, ensino fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberão materiais como: cadernos, lápis, canetas, borracha, apontador, canetas hidrocor, cola, régua, estojo, entre outros. Cada nível receberá um kit específico.

Essa é mais uma ação que a Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, promove em busca de oferecer educação básica de qualidade para todos os uiraunenses.

#Educação 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação promove abertura do Projeto Educar PRF

Secretaria de Educação promove abertura do Projeto Educar PRF

Na manhã desta quarta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura oficial do Projeto Educar PRF, parceria firmada entre a Educação Municipal e a Polícia Rodoviária Federal da Paraíba.

Estiveram presentes na abertura, o Inspetor Cledson, coordenador do projeto, Inspetor Magalhães e Inspetora Aline, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto no Estado. Estiveram presentes, também, a Secretária de Educação, Dislaneide Macena, a prefeita constitucional de Uiraúna, Leninha Romão e representações docentes, discentes e coordenações pedagógicas.

Na oportunidade, foram entregues kits com camisas, garrafas, bolsas e lápis aos estudantes participantes do projeto. Após a solenidade de abertura, foi realizado um momento no centro da cidade com orientações acerca do trânsito. Contamos, ainda, com o apoio e participação da equipe do SAMU e dos Fiscais de trânsito, que contribuíram na organização e direcionamento das ações.

Essa é mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação que segue avançando cada dia mais.

#Educação 24/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza compra de um novo carro para a logística de serviços diários.

Secretaria de Educação realiza a compra de uma Fiat Strada para a logística de serviços diários da pasta. Após realização do Pregão Presencial 00057/2021 realizado no dia 2 de agosto, a Educação, agora, garantiu a compra do veículo que atenderá o nosso município.

A Prefeita Leninha Romão comemorou o feito e se disse satisfeita com a realização da compra: ''Temos lutado muito para adquirir o melhor para o nosso município. A Educação carecia de um novo veículo e conseguimos conquistar isso com recursos próprios. Digo, recursos próprios. Temos trabalhado forte e vamos crescer cada vez mais. Disso eu tenho certeza! Vamos juntos e iremos desenvolver a nossa cidade. Mais novidades virão''.

#Educação 20/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Uiraúna é a única classificada em toda a paraíba para participar da FIRST®? LEGO®? League

Secretaria de Educação de Uiraúna é a única classificada em toda a paraíba para participar da FIRST®? LEGO®? League Discover, programa educacional organizado e patrocinado pela Fundação FIRST®? e a Walt Disney Company, por meio da Tecnologia Educacional - Positivo.

No Brasil, apenas 29 instituições poderiam ser contempladas com o programa, que seriam selecionadas a partir de critérios e índices estabelecidos em edital. Na Paraíba, apenas o município de Uiraúna foi contemplado e em toda a região Nordeste, apenas Uiraúna/PB e Araripina/PE foram selecionados para fazer parte do programa.

A FIRST®? LEGO®? League Discover é promovida pela Fundação FIRST®? e a Walt Disney Company, por meio da Tecnologia Educacional Positivo e consiste em um programa prático interdisciplinar, especialmente desenvolvido para transformar a curiosidade e a criatividade de crianças entre 3 e 6 anos em uma jornada de descoberta sobre como elas podem melhorar o mundo ao seu redor. O programa é totalmente patrocinado pela empresa Positivo - educacional, que disponibilizará, sem ônus, conjuntos de blocos da LEGO®? Education. Além disso, este projeto social também inclui a inscrição de equipes na FIRST®? LEGO®? League Discover Game Changers, bem como uma formação para os tutores/professores que atuarão nesta ação. No processo, as crianças aprendem sobre trabalho em equipe, as maravilhas da ciência e da tecnologia e os FIRST®? Core Values, que incluem respeito, compartilhamento e pensamento crítico.

"Essa conquista mostra o quanto a Secretaria de Educação tem trabalhado para oferecer educação básica de qualidade, com inovação e tecnologia, para o desenvolvimento educacional da nossa rede e, sobretudo, para elevar o rendimento dos nossos educandos, explorando oportunidades antes nunca vivenciadas em nosso município", afirmou o Coordenador Geral de Educação Willyan Pacheco.

Essa é mais uma conquista para o Município de Uiraúna que tem se destacado regionalmente no âmbito educacional.

Seguimos juntos construindo o futuro com vocês!

#Educação 06/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna/PB tem a honra de lançar o I Congresso Municipal de Educação.

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna/PB tem a honra de lançar o I Congresso Municipal de Educação.

INSCRIÇÕES!!

O evento é TOTALMENTE GRATUITO e estará aberto para TODOS/AS que tiverem interesse em discutir temáticas educacionais. Este ano com o tema "Esperançar com Paulo Freire: o centenário do patrono da educação brasileira", o congresso homenageará uma das maiores personalidades educacionais do Brasil e do mundo, comemorando o centenário do seu nascimento.

O evento possui uma vasta programação que acontecerá de forma híbrida, com transmissão on-line ao vivo de todas as atividades, como palestras, conferências, mesas redondas, minicursos, oficinas, apresentação de relatos de experiência, premiações, sorteios, apresentações culturais, entre diversas atividades. O evento publicará os resumos apresentados através de e-book e emitirá certificado de participação. Será o maior encontro de educadores e educadoras da região do Alto Sertão da Paraíba.

Com a colaboração de diversos professores PhD, Doutores, Mestres e Especialistas na área, o evento tem como público alvo os profissionais da Educação básica.

Junte-se a nós e faça conosco um grande evento!

Prefeitura Municipal de Uiraúna, construindo o futuro com você!

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://www.even3.com.br/cmeu2021/ '></iframe>

#Educação 02/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Comunicado da Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna convoca todos os estudantes secundaristas, universitários e cursistas, que utilizarão o transporte público do município no período de pandemia, a comparecerem na sede da Seduc.

Os estudantes devem se direcionar à secretaria durante o período de 02/08 a 04/08, portando RG; declaração de vínculo/matrícula; e o cronograma com dias e horários específicos que utilizarão o transporte.

A partir dos dados obtidos, iremos organizar a logística de transporte aos estudantes. Essa é uma medida emergencial para garantirmos o acesso à educação dos nossos munícipes. Após o período pandêmico, nossa frota voltará a funcionar normalmente.

Essa é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Uiraúna através da Secretaria de Educação para viabilizar a formação da nossa população.

#Educação 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Vem aí o I Congresso Municipal de Educação !

Vem aí o I Congresso Municipal de Educação !

Através da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura Municipal de Uiraúna realizará o I Congresso Municipal de Educação que objetiva promover um espaço de aperfeiçoamento profissional e socialização de experiências para nosso corpo docente e administrativo. O evento terá periodicidade anual e se firmará como o maior encontro dos educadores e educadoras do município. Este ano com o tema "Esperançar com Paulo Freire: o centenário do patrono da educação brasileira" o evento irá homenagear uma das maiores personalidades educacionais do Brasil e do mundo.

Paulo Freire é reconhecido mundialmente pelo seu trabalho de alfabetização de adultos. Entre as inúmeras obras publicadas está a trilogia: "Pedagogia do Oprimido", "Pedagogia da Esperança" e "Pedagogia da autonomia". Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford e se consolidou como uma das maiores referências educacionais.

O Congresso Municipal de Educação contará com oferecimento de palestras, conferências, minicursos, mesas de discussão, apresentação de relatos de experiência, premiações, publicações de trabalhos, entre outros. Em breve, mais detalhes sobre inscrições, organização e grupos de trabalho serão divulgados.

Essa é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação para fortalecer e elevar a qualidade da educação municipal.

É a Prefeitura Municipal de Uiraúna construindo o futuro com você !

#Educação 21/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação recebem segunda remessa de itens eletrônicos e de informática.

Na manhã desta quarta-feira, 21/07, a Prefeitura Municipal de Uiraúna destinou a segunda remessa de itens eletrônicos e de informática para a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo foram 16 itens entregues, sendo: 05 Televisores de 32 polegadas; 02 impressoras multifuncionais; 02 microfones sem fio duplo; 02 notebooks; 01 scanner; 01 tela de projeção; 01 estabilizador de câmera e 02 impressoras monocromáticas.

Os itens recebidos estão sendo organizados para destinar às escolas e creches da rede municipal, suprindo as necessidades das nossas instituições de ensino. A partir dessa iniciativa reafirmamos o nosso permanente compromisso com o desenvolvimento educacional e com a valorização do trabalho dos nossos profissionais, viabilizando recursos para potencializar ainda mais o trabalho desenvolvido.

É a prefeitura municipal de Uiraúna construindo o futuro com você!

#Educação 12/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação de Uiraúna esteve reunida com os 15 dirigentes municipais de educação que compõe a 9ª Gerência

A Secretaria de Educação de Uiraúna esteve reunida na tarde de hoje, 12/07, com os 15 dirigentes municipais de educação que compõe a 9ª Gerência Regional de Ensino. O objetivo do encontro foi construir um projeto coletivo para realização da Conferência Intermunicipal Popular de Educação, que será desenvolvida sob regime de colaboração com todos os municípios, formando um bloco de apoio e cooperação para o avanço educacional conjunto.

A conferência será um espaço para discussões de temáticas pertinentes a educação brasileira, aos processos de ensino e aprendizagem e a relevância do pensamento de Paulo Freire na atualidade. A conferência também será espaço inicial para socialização de experiências que serão ampliadas a partir da participação, em 2022, da Conferência Nacional de Educação.

É a educação de Uiraúna avançando cada dia mais!

#Educação 08/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Educação de Uiraúna avança cada dia mais!

A Educação de Uiraúna avança cada dia mais!

Nas últimas avaliações globais aplicadas na primeira fase de ensino da rede municipal, obtivemos média geral de 83,94% de aprendizagem em áreas como Português e Matemática. Índice superior, inclusive, da média estadual, regional e de municípios com população semelhante.

Os índices representam o trabalho de cooperação entre a secretaria de educação, escolas e professores. As ações unificadas, propiciaram desenvolver metodologias que potencializam a aprendizagem dos nossos estudantes, mesmo com as limitações e desafios ocasionados pela pandemia da Covid-19.

As avaliações fazem parte do Programa Integra Educação PB, um regime de colaboração entre Estado e Município que tem resultado em inúmeros avanços educacionais.

Seguimos juntos, construindo o futuro com você!

#Educação 08/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação vai entregar mais de 3000 Kits de merenda escolar

A Secretaria de Educação segue avançando! Nesta manhã, 3050 kits estão sendo montados para serem entregues aos alunos da rede municipal de ensino.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna tem dado todo o suporte possível aos estudantes uiraunenses.

Desenvolver a educação tem sido uma das prioridades da atual gestão!

#Educação 03/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeita Leninha Romão agradece ao Governo do Estado pelo empenho da reforma da Escola ECIT Dr José Duarte Filho.

A Prefeita Leninha Romão e os Vereadores situacionais, Benevenuto Claudino, Lauro Nogueira, Amélia Fonseca, Ciro Figueiredo, Creuza Sarmento e Toinho Magalhães agradecem ao Governo do Estado, em nome do Governador João Azevedo, pelo empenho da reforma da Escola ECIT Dr José Duarte Filho.

Diversas viagens foram realizadas no último mês a capital João Pessoa, pela Prefeita Leninha Romão, com o intuito de trazer melhorias e buscar uma participação ativa e direta no planejamento da nova escola. Assim, a certeza de uma educação de qualidade que será implantada aos estudantes uiraunenses. A educação é fundamental para o crescimento de crianças, jovens e adolescentes. Nesse propósito, esforços não tem faltado para desenvolver o sistema educacional do município.

Uiraúna tem crescido em diversos setores nos últimos meses, entre eles, a educação, que obteve quase 50% de aumento no número de matrículas em comparação ao último ano.

Nosso município segue avançando

#Educação 22/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Uiraúna segue se destacando na educação!

Uiraúna segue se destacando na educação!

Na Olimpíada Nacional em História do Brasil, uma equipe Uiraunense é finalista!

Na Paraíba, 241 equipes participaram da Olimpíada, entre escolas públicas e privadas. Destas, apenas 15 equipes foram finalistas, sendo duas de escolas da Rede Estadual. Uma delas, a equipe da ECIT Dr José Duarte Filho que disputará a vitória na 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), na Unicamp, em São Paulo.

A equipe uiraunense, da Escola Cidadã Integral Técnica José Duarte Filho, é formada pelos estudantes: Juliana Calixto Sales, Avila Letícia da Silva Pereira e Isabelly Freitas de Sousa. Reginaldo Melo, Professor de História, é o Orientador do time. Além disso, a equipe também contou com a participação do estudante egresso, Rubens Andrade, que atuou como monitor e, atualmente, cursa História na UFCG.

A ONHB é uma competição voltada a estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

A Olimpíada traz uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de ferramentas como: documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Uiraúna está com vocês! Brilharam por toda a competição e agora chegam no grande momento da competição: a final!

Rumo à vitória!

#Educação 19/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Leninha ROmão anuncia construção da creche Tia Raimunda, no Bairro Retiro.

Prefeita Leninha ROmão anuncia construção da creche Tia Raimunda, no Bairro Retiro.

"Meu povo amado de Uiraúna, anuncio pra vocês, nessa manhã de sábado, que iremos construir, com recursos próprios, a creche Tia Raimunda, no Bairro Retiro. Gostaria de agradecer, em nome de todos os uiraunenses, a doação do terreno. Vamos lutar para entregar a obra até o dia 2 de dezembro, dia da nossa amada cidade. Uiraúna, vamos crescer! Vamos desenvolver!", Leninha Romão.

#Educação 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação realizará Live no Instagram Oficial da Prefeitura Municipal de Uiraúna

A Secretaria de Educação realizará Live no Instagram Oficial da Prefeitura Municipal de Uiraúna, nesta terça-feira (8), às 9h, para sortear os prêmios da 'Matrícula Premiada'. Para alunos das creches, duas (2) bicicletas serão sorteadas. Aos da pré-escola, uma (1) bicicleta. Ensino Fundamental (anos iniciais - 1º ao 5º); Ensino Fundamental (anos finais - 6º ao 9º); E Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão sorteados três celulares SAMSUNG A01, para cada módulo educacional.

Desenvolver a educação tem sido uma das marcas da nossa atual gestão! Vamos juntos, Uiraúna! Crescendo e avançando cada vez mais!

#Educação 25/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação promove assembleia geral com toda a rede de ensino

Secretaria Municipal de Educação promove assembleia geral com toda a rede de ensino

Na tarde desta terça-feira, 25, a gestão da Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna promoveu um grande encontro com todos os profissionais da rede municipal de ensino. Estiveram presentes no encontro os/as gestores/as das instituições educacionais do município, coordenações, supervisoras, professores/as e demais profissionais da educação.

A pauta central foi apresentar o cenário educacional atual do município, como os índices de matrículas, participação em aulas on-line, entrega de atividades impressas, queda nos índices de evasão, aplicabilidade das sequências de ensino, implementação de projetos e encaminhamento de leis a serem aprovadas na câmara dos vereadores, entre outros assuntos de interesse coletivo.

Essa é mais uma iniciativa da atual administração visando conduzir a educação municipal com transparência, diálogo e cooperação.

#Educação 18/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna comemora mais de 3 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino!

Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna comemora mais de 3 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino!

Entre os meses de janeiro e maio de 2021, a Prefeitura Municipal de Uiraúna recebeu mais de 3 mil matrículas para a rede municipal de ensino. Esse número corresponde a um percentual de quase 50% superior, comparado ao ano de 2020. É o maior número de matrículas efetivadas em toda a história do município.

''Estamos extremamente contentes em receber todos esses alunos, nossas escolas estão preparadas para receber todos esses estudantes. O número de mais de três mil mostra o quanto Uiraúna está confiante no trabalho educacional que estamos propondo ao município e que pretendemos realizar ainda mais pelo desenvolvimento estudantil de Uiraúna. Estamos felizes demais!'', disse Dislaneide Macena, Secretária de Educação.

Em 2020, o número de matriculados, segundo o Censo Escolar, foi de 2.039 alunos totais. A Prefeita Leninha Romão, por sua vez, agradeceu a confiança da população e reafirmou o compromisso para com os munícipes uiraunenses: ''Estamos trabalhando por todos vocês! Vamos desenvolver a educação e ajudar o nosso alunado a chegar onde quiserem! A educação quebra barreiras, é o futuro! Vamos crescer juntos, Uiraúna!'', afirmou a Prefeita.

#Educação 12/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A educação em Uiraúna segue crescendo!

A educação em Uiraúna segue crescendo!

Na noite desta quarta-feira (12), a Prefeita Leninha Romão esteve mais uma vez na sede do FNDE, em Brasília, onde encontrou-se com Rafaela, Secretária do Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e se fez presente na reunião com o próprio Presidente. Na ocasião, num hall de 6 cidades da Paraíba, Uiraúna foi a única a ir na plataforma e fez o dever de casa, onde colocou no sistema todas as necessidades do município. O trabalho tem seguido a todo vapor! Em 4 meses de gestão, evoluímos nosso quadro em quase 1000 novos alunos. Dessa forma, garantimos recursos para 2021. Vamos desenvolver cada vez mais a educação em Uiraúna! Nosso município segue avançando rumo ao desenvolvimento!

#Educação 11/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeita Leninha Romão consegue liberação de recurso para construção da Escola Municipal Ananias Alves de Figueiredo.

Prefeita Leninha Romão consegue liberação de recurso para construção da Escola Municipal Ananias Alves de Figueiredo, no Bairro Mutirão da AABB.

A Prefeita Municipal de Uiraúna, Leninha Romão, esteve presente na noite desta terça-feira, (11), em Brasília, na sede do FNDE, onde solicitou liberação de recurso para construção da Escola Municipal Ananias Alves de Figueiredo, localizada no Bairro Mutirão da AABB.

Atualmente a instituição de ensino está interditada por conta do comprometimento da sua estrutura física. A nova escola contará com salas totalmente climatizadas, além de uma quadra poliesportiva.

O novo educandário, totalmente moderno e reestruturado, proporcionará qualidade de ensino e desenvolvimento social e estudantil para a população uiraunense. A escola terá capacidade de atendimento para mais de 240 estudantes.

#Educação 10/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação promove coffe break em comemoração ao dia das mães

Secretaria de Educação promove coffe break em comemoração ao dia das mães

Na manhã desta segunda-feira, 10, a Secretaria de Educação mobilizou a rede de ensino para promover um momento símbolo de confraternização entre as mães que fazem parte da educação municipal.

As escolas foram organizadas no sentido de receber as mães dos estudantes e, também, as professoras, coordenadoras e gestoras mães, tudo com muita prudência e respeitando as normas de segurança.

"Ser mãe é uma dádiva, uma graça e nesse momento difícil, comemorar o amor mais puro do mundo é um ato que nos fortalece e nos convida a ter esperança em dias melhores" relata a Secretaria de Educação, Dislaneide Macena.

#Educação 07/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação se reúne com gestores estaduais de Educação da Paraíba

Secretaria Municipal de Educação se reúne com gestores estaduais de Educação da Paraíba

Na tarde desta sexta-feira, 07, a Secretária de Educação, Dislaneide Macena, o Coordenador Geral de Educação, Willyan Pacheco e a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Netinha Fernandes, participaram de uma reunião com Secretário Executivo de Educação da Paraíba, Gabriel Gomes, o Coordenador Geral do Programa Integra Educação Paraíba, Herbert Gomes e o Gerente da 9ª Gerência Regional de Ensino, Valério Damásio.

Na oportunidade, foi apresentada a sistemática de execução do Programa Integra Educação Paraíba, regime de colaboração que objetiva elevar a qualidade da educação básica em todo o Estado.

Pautas como desenvolvimento de parcerias, implementação de projetos e ações colaborativas foram discutidas. A reunião também contou com a participação de todos os secretários municipais de educação que compõe a 9ª gerência de ensino. Tudo em prol do avanço da Educação.

É Uiraúna promovendo Educação básica de qualidade com compromisso e responsabilidade social.

#Educação 06/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Rede Municipal de Ensino de Uiraúna tem quase 3.000 alunos matriculados.

Rede Municipal de Ensino de Uiraúna tem quase 3.000 alunos matriculados.

A Prefeitura de Uiraúna recebeu mais de 2.980 matrículas de alunos para a rede municipal de ensino, entre os meses de janeiro ao início de maio. O número equivale a um aumento percentual de 46,34%, comparado ao ano de 2020. É o maior número de matrículas efetivadas em toda a história do município.

"Todas as escolas estão preparadas para receber os alunos, estamos muito felizes com esse grande número, já são quase 50% a mais do que o ano de 2020, isso mostra a confiança que a população tem com a nova gestão à frente da Educação de Uiraúna", relatou a Secretária de Educação, Dislaneide Macena.

O número de matriculados vem crescendo a cada dia. Segundo o Censo Escolar, o número de alunos no ano de 2019 foram 1.985 matriculados e no ano de 2020 foram 2.039 alunos matriculados.

A Prefeita Leninha reafirmou mais uma vez seu compromisso com a educação dos uiraunenses, "Em nossa gestão, temos como um dos principais pilares, a educação. Educação é fundamental, desde a creche até a formação superior, queremos oferecer ao povo de Uiraúna uma educação com qualidade e que esses alunos possam dar bons frutos no futuro".

O Coordenador Geral de Educação, Willyan Pacheco, pontuou a sistemática de organização que elevou os números de matrículas no ano vigente: "Estamos trabalhando em um modelo educacional que incentiva o trabalho colaborativo e insere cada gestão e coordenação como protagonistas no desenvolvimento da educação e promoção da qualidade de ensino. A comunidade Uiraunense reconhece a competência de todos que estão à frente da educação municipal e isso tem refletido no número que temos. A tendência é avançar cada vez mais".

#Educação 21/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega de 2.441 Kits de Merenda Escola

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega de 2.441 Kits de Merenda Escolar aos estudantes das escolas e creches do município.

A Secretaria de Educação recebeu mais de 20 toneladas de alimentos para a formação dos kits de merenda escolar que foram distribuídos aos pais e responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino. Todos os estudantes que foram matriculados nas escolas e creches municipais até o dia 05 de abril já receberam os kits. A ação ocorre em razão do período de suspensão das aulas em decorrência das medidas de prevenção e combate ao contágio da COVID-19.

Vale lembrar que a verba destinada para a merenda escolar do ano de 2021 vem de acordo com o número de alunos matriculados no ano de 2020. Sendo que em 2020 a Secretaria Municipal de Educação teve apenas 2.030 matrículas efetivadas. Mesmo diante da limitação financeira, a administração conseguiu assistir os 2.441 discentes.

#Educação 19/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação aplica avaliações diagnósticas na rede municipal de ensino do 1º ao 5º ano

Secretaria Municipal de Educação aplica avaliações diagnósticas na rede municipal de ensino do 1º ao 5º ano.

Visando conhecer o nível de aprendizagem de cada discente da rede municipal e elevar os índices de qualidade, a secretaria de educação aplicará nos próximos dias mais de 1.070 avaliações diagnósticas de Português e Matemática nas turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A iniciativa faz parte do Programa Integra Educação Paraíba, parceria estabelecida com o governo do Estado. O Integra Educação Paraíba, é o Regime de Colaboração em Educação, com o objetivo de alfabetizar 100% das crianças paraibanas, estudantes da rede estadual e das redes municipais, na idade certa. Assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano.

Essa é mais uma iniciativa para elevar a qualidade da educação municipal e caminhar rumo ao desenvolvimento

#Educação 17/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Entrega dos kits da merenda escolar

Entrega dos kits da merenda escolar

#Educação 13/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Uiraúna recebe mais de 20 toneladas de alimentos para distribuição dos Kits de merenda escolar

Prefeitura Municipal de Uiraúna recebe mais de 20 toneladas de alimentos para distribuição dos Kits de merenda escolar.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Educação, recebeu na manhã desta terça-feira (13), mais de 20 toneladas de alimentos que serão distribuídos para os alunos matriculados na rede municipal de ensino de Uiraúna.

Os kits serão entregues em todas as escolas da rede municipal, durante o período de suspensão das aulas em decorrência das medidas de prevenção e combate ao contágio da COVID-19.

"Salientamos que todos os alunos que foram matriculados até o dia 05/04 irão receber os kits de merenda escolar. Em breve iremos divulgar um cronograma para que os pais e responsáveis venham fazer a retirada nas escolas e creches do município." informou a Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena.

A Prefeita Leninha Romão, relatou que: "Diante do momento que estamos vivendo, os kits de merenda escolar serão importantes para muitas famílias em nosso município. Os pais e responsáveis pelos alunos matriculados irão, em breve, receber os kits, seguindo todas as recomendações e evitando qualquer tipo de aglomeração."

Vale lembrar que a verba destinada para a merenda escolar do ano de 2021 vem de acordo com o número de alunos matriculados no ano de 2020. Sendo que em 2020 a Secretaria Municipal de Educação teve 2.030 matrículas efetivadas e no ano de 2021 já contabiliza mais de 2.500 matrículas. o Coordenador Geral de Educação, Willyan Pacheco, acrescentou que todos os alunos matriculados até o dia 05/04 irão receber, inclusive os alunos da EJA, público que nunca foi atendido. O Coordenador relata: "Estamos felizes com o aumento extraordinário nos números de matriculados na rede municipal. Mesmo sabendo que a verba destinada para a compra da merenda escolar seja para o número de alunos de 2020, estamos nos organizando para distribuir para todos os alunos matriculados na rede até 05/04. A Prefeita Leninha, juntamente da Secretária Dislaneide, não tem mensurado esforços para melhorias que venham beneficiar todos os alunos da nossa rede de ensino".

A Prefeitura Municipal de Uiraúna em breve irá divulgar o cronograma de distribuição pelas redes sociais oficiais e no site do município

#Educação 08/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Uiraúna publica depoimento da professora Catarina relatando a Educação nos dias atuais

A Educação municipal tem caminhado diariamente na direção de suavizar os desafios atuais e proporcionar educação básica de qualidade através das inúmeras ferramentas digitais e estratégias pedagógicas.

Sabemos das dificuldades e buscamos superá-las cotidianamente. Com a dedicação dos nossos professores, com o amor a docência e ao ato de ensinar e aprender coletivamente, acreditamos que sairemos vitoriosos e fortes nessa árdua batalha.

Gratos somos a professora Catarina e a todos os nossos professores que acreditam na educação e trabalham corajosamente em busca do melhor para os nossos educandos.

#Educação 29/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Prefeitura Municipal de Uiraúna faz parceria para a execução do projeto "EDUCAR" da PRF.

A Secretária Municipal de Educação, Dislaneide Macena, e o Coordenador Geral de Educação, Willyan Pacheco, estiveram, na manhã da última sexta-feira (26), na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Patos, com o Superintendente da Polícia Federal da Paraíba, Inspetor Carlos André, o Gestor de Projetos Pedagógicos, Inspetor Cledson, e o Chefe de Delegacia, Inspetor Christiano Hirói.

Na ocasião, foi oficializada o regime de colaboração entre a Secretaria de Educação e a PRF, para a execução do Projeto 'Educar PRF'. O projeto objetiva oferecer formações socioeducativas na área da educação para o trânsito à crianças e adolescentes, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A PRF destinará materiais para distribuição entre os alunos da rede e realizará palestras on-line para abordar o tema.

Essa é mais uma parceria que a Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria de Educação, promove em busca de oferecer educação básica de qualidade para todos.

#Educação 16/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A nossa escola merece um dia só dela! Dia 15 de março, Dia da Escola!

A nossa escola merece um dia só dela! Dia 15 de março, Dia da Escola!

#Educação 01/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Implementa Projeto Piloto “Discovering English” (Descobrindo Inglês)

Secretaria de Educação Implementa Projeto Piloto "Discovering English" (Descobrindo Inglês)

Buscando sempre promover Educação Básica de qualidade e elevar os índices de avaliação e desempenho da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação apresenta o projeto piloto "Discovering English" (Descobrindo Inglês).

O projeto objetiva oferecer o ensino de Língua Inglesa já a partir do 1º ano do ensino fundamental, se estendendo até o 9º ano. Atualmente o ensino só é ofertado e obrigatório a partir do 6º ano. Inicialmente, o projeto será implementado na Escola Francisca Gomes da Silva (Bairro Bela Vista), sendo ampliado progressivamente para outras escolas da rede, a partir da sua consolidação em cada instituição de ensino.

Com essa ação, a Secretaria de Educação objetiva incentivar, desenvolver e potencializar aptidões linguísticas e aprendizagens múltiplas que promovam o desenvolvimento integral dos educandos e ofereça condições de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.

#Educação 27/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação comunica a toda população uiraunense o retorno às aulas na modalidade remota.

A Secretaria Municipal de Educação comunica a toda população uiraunense o retorno às aulas na modalidade remota.

A partir do dia 01 de março de 2021 iniciará o ano letivo remoto em todas as escolas da rede municipal de ensino. Tendo em vista a atual situação de saúde pública, esse é a modalidade mais adequada para assegurar o processo de escolarização, resguardando a saúde individual de cada educando.

Plataformas como o Google meet, Classroom, Google forms; WhatsApp; YouTube, entre outras, serão utilizadas como formas de potencializar o ensino remoto. Aos discentes que não possuem acesso tecnológico, haverá disponibilização semanal das atividades impressas em cada escola. O cronograma de entrega será divulgado pela comunidade escolar de cada setor e pelas redes sociais.

#Educação 22/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realiza Jornada Pedagógica Virtual 2021

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã desta segunda-feira (22), a Jornada Pedagógica Virtual 2021, com o tema: ''A BNCC em tempos de pandemia: uma reelaboração do fazer docente''. O evento buscou conduzir discussões a respeito dos atuais desafios educacionais e os caminhos necessários para construir estratégias e metodologias alinhadas às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em tempos de pandemia.

O evento contou com a presença da Prefeita Leninha Romão, do Vice-Prefeito, Dr. Marlon Arthur, da Secretária de Educação, Dislaneide Macena (Neza), do Coordenador Geral de Educação, Willyan Pacheco, do Procurador Adjunto, André Germano, do Diretor do CFP-UFCG, Dr. Antônio Fernandes, do Vereador Benevenuto Claudino, professores, diretores e demais autoridades.

A Jornada Pedagógica contou com a participação de mais de 250 inscritos, de diversas cidades circunvizinhas, que acompanharam o evento ao vivo, pelo YouTube.

#Educação 12/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação, realizou a primeira reunião com os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Secretaria Municipal de Educação, realizou a primeira reunião com os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na manhã desta sexta-feira (12). No encontro, foi pautado o retorno das aulas e foram dadas orientações sobre as capacitações e formações para os profissionais, antes de exercerem as atividades. Além disso, foi apresentado o calendário do ano letivo. Uiraúna segue avançando na construção de uma educação de qualidade para todos.

#Educação 08/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Jornada Pedagógica Virtual 2021.

A Secretaria Municipal de Educação tem a honra de divulgar e convidar todos os profissionais da educação a participarem, no próximo dia 22/02, da Jornada Pedagógica Virtual 2021.

Com o tema "A BNCC em tempos de pandemia: uma reelaboração do fazer docente ", o evento busca conduzir discussões em torno dos atuais desafios educacionais e os caminhos para construir estratégias e metodologias alinhadas às competências da BNCC em tempos de pandemia. Reflete, ainda, sobre a função primordial e insubstituível do professor na mediação do conhecimento na era da tecnologia.

Vale salientar que o evento é totalmente GRATUITO e as inscrições serão realizadas a partir do site do evento. A Jornada Pedagógica Virtual 2021 será reproduzida através do canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Uiraúna.

Aos participantes, haverá emissão de certificado de participação.

#Educação 08/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Uiraúna ganhou dois novos ônibus escolares.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna ganhou dois novos ônibus escolares, através do Programa 'Caminho da Escola', via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nesta última sexta-feira (5). A Secretária de Educação, Dislaneide Macena (Neza), e o Coordenador de Transportes, Renan Magalhães, receberam os novos transportes para os alunos da rede municipal de educação.

Os ônibus contam com total acessibilidade, conforto e segurança. Uiraúna segue avançando na construção de uma educação básica e de qualidade para todos.

#Educação 05/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna realizou a primeira reunião com as equipes gestoras.

A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna realizou a primeira reunião com as equipes gestoras e vice gestoras das escolas do município e das comunidades rurais, na tarde desta quinta-feira (4). A pauta do encontro foi a apresentação do calendário letivo 2021, o plano de retomada das aulas presenciais na modalidade híbrida e o lançamento do site da Jornada Pedagógica. Em breve o site será lançado para toda a comunidade uiraunense. Uiraúna segue avançando na construção de uma educação básica e de qualidade para todos.

#Educação 04/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna anuncia retorno às aulas presenciais na modalidade híbrida.

Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna anuncia retorno às aulas presenciais na modalidade híbrida

Encontro para definição ocorreu na tarde da última quarta-feira, 03, nas dependências da Secretaria de Educação

A gestão da Secretaria Municipal de Educação, composta por Dislaneide Macena (Secretária de Educação); Willyan Pacheco (Coordenador Geral de Educação); Suerda Fernandes (Coordenadora das Creches); Isabel Haialy (Coordenadora de Educação Básica) e Netinha Pires (Coordenadora da EJA), esteve reunida na tarde desta quarta-feira, (3), com o Conselho Municipal de Educação, com a Secretária de Saúde, Jaiany Rolim, com a Coordenadora de Vigilância Sanitária, Ana Cláudia, com o Procurador Adjunto, André Germano, e o Vereador Benevenuto Claudino, para apresentar o plano de retorno às atividades escolares na modalidade híbrida para toda a rede de ensino municipal, pública e privada, a partir do dia 23 de fevereiro. Na ocasião, foram apresentadas as propostas da Secretaria de Educação e as condições necessárias para o retorno das atividades, seguindo as recomendações sanitárias e as bases legais.

Além disso, foi apresentada na reunião a destinação de doses da vacina contra a COVID-19 para os professores da rede pública e privada, a serem aplicadas, provavelmente, a partir da próxima semana, garantindo a primeira fase de imunização para os profissionais da linha de frente da educação básica.

Ainda, a Secretaria de Saúde se prontificou em, antes do início das aulas híbridas, disponibilizar a testagem rápida para todos os profissionais da educação.

O retorno às aulas na modalidade híbrida foi colocado para votação no Conselho Municipal de Educação, obtendo 18 votos favoráveis e 2 votos desfavoráveis. A equipe gestora da Secretaria de Educação ressalta que a decisão não é absoluta e estará constantemente analisando a permanência ou não dessa modalidade. Além disso, a modalidade híbrida não é obrigatória e os pais terão a possibilidade de optar pela flexibilização ou não das atividades remotas.

Uiraúna segue avançando na construção de uma educação básica e de qualidade para todos.

#Educação 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação, realiza reunião para discutir a Jornada Pedagógica 2021.

Na tarde da última terça-feira, 26, a equipe da Secretaria Municipal de Educação esteve reunida com o Gerente de Comunicação do município, Júnior Silva, o Coordenador de Cultura, Fábio Marques e o Coordenador de Eventos, Francivaldo, para discutir a Jornada Pedagógica 2021 e os projetos que serão desenvolvidos em regime de colaboração junto às secretarias.

Mais um passo importante para a valorização docente e a implementação de novos modelos de ensino que elevem a qualidade da educação municipal.

#Educação 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONVOCAÇÃO - Conselho Municipal de Educação.

A Secretaria Municipal de Educação convoca o Conselho Municipal de Educação para realização da primeira reunião de 2021 que acontecerá no dia 27/01, às 15h, nas dependências da Secretaria de Educação.

www.uirauna.pb.gov.br
Emitido dia 18/04/2024 às 23:09:06