Prefeitura de Uiraúna doa mais 1.500 doses de vacina na 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Visando a prevenção contra a febre aftosa,  uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta principalmente o gado bovino e pode ser transmitida pelo contato entre os animais doentes e os sadios, a Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou durante o mês de maio a aplicação de 1.564 doses de vacina, atendendo 192 pecuaristas do município.

Segundo o secretário responsável pela pasta, Hélio Galiza, cerca de 72% do total do rebanho do município foi devidamente imunizado pela ação da Prefeitura de Uiraúna, mas o total do rebanho imunizado deve ser maior, já que alguns criadores optaram pelo serviço particular. A vacinação contra a Febre Aftosa é obrigatória e de responsabilidade dos criadores de rabanho.

Hélio Galiza destacou ainda o empenho da gestão municipal do prefeito Bosco Fernandes para dar apoio aos produtores rurais. “Há mais de 5 anos o prefeito Bosco faz a doação das vacinas aos criadores e disponibiliza também o serviço dos aplicadores para garantir a imunização adequada do rebanho e para dar também mais comodidade e segurança aos pecuaristas”, destacou o secretário.

A segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa deve acontecer no mês de novembro, segundo Calendário Nacional de Vacinação disponibilizado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  e a Prefeitura Municipal de Uiraúna e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente irá convocar novamente os criadores para renovar e garantir a efetiva imunização do rebanho do município.