Vigilância em Saúde imunização de mais 1600 animais em Campanha de Vacinação Anti-rábica

No dia 09 de outubro a Secretaria Municipal de Saúde de Uiraúna, através da Vigilância em Saúde realizou a campanha de vacinação anti-rábica 2017. A campanha teve início pelas comunidades da Zona Rural, em seguida os bairros da Zona Urbana,  e até o momento alcançou 81,45% da meta total, imunizando um número superior a 1.600 animais, entre cães e gatos.  O dia  D da Campanha foi realizado no dia 21 de outubro e contou com a mobilização de diversas equipes de agentes de endemias para a vacinação dos animais.

Segundo a gerente da Vigilância em Saúde, Izabel Cristina, mesmo a campanha temática tendo chegado ao fim, os agentes continuam em campo para atender aos proprietários de animas que não conseguiram garantir a imunização gratuita dos seus bichos de estimação, pois é importante atingir a cobertura vacinal de 100% para evitar a transmissão da doença.

A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos. Não tem contraindicações para os animais. A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é prevenir a raiva nos seres humanos através da vacinação dos principais transmissores, que são os cães e gatos.