Trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Uiraúna são destaques na Mostra Paraíba Aqui Tem SUS.

A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). A mostra tem como objetivo dar visibilidade a experiências exitosas na saúde pública paraibana e compartilha-la com todo o estado.

A mostra Paraíba Aqui Tem SUS está em sua segunda edição e reuniu os municípios da 3ª Macrorregião de Saúde, na cidade de Sousa. Os trabalhos apresentados foram divididos em três eixos.

Os trabalhos de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Uiraúna foram destaques no evento, sendo o município premiado em primeiro lugar em duas das três categorias promovidas pelo evento.

Confira:

Melhor Experiência do Eixo Temático Vigilância em Saúde:

1º lugar – Agentes Mirins na escola no enfrentamento ao redes aegypti – Izabel Cristina de Freitas, do município de Uiraúna.

2º lugar – A importância da Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica no Controle das Arboviroses no município de São Domingos – Roseane Gomes Trigueiro, do município de São Domingos.

3º lugar – Relato de Experiência: Plano piloto no combate ao Aedes aegypt. Controle Biológico por meio do peixamento no município de Sousa – Maria de Lourdes Leite, do município de Sousa.

Melhor Experiência do Eixo Temático Atenção Básica:

1º lugar – Qualidade de vida no ambiente de trabalho: Intervenção do NASF AB na rotina local – Weslley Epifanio Sarmento, do município de Uiraúna.

2º lugar – Implantação de consultório odontológico em uma unidade de pronto atendimento 24h no município de Sousa-PB: Um relato de experiência – Jucemara Gomes, do município de Sousa.

3º lugar – Horta de plantas medicinais: Quando o envelhecer com saúde possibilita espaços de cuidados sustentáveis – José Olivandro Duarte, do município de Triunfo.

Sobre a Mostra Paraíba Aqui Tem SUS:

O objetivo da mostra, além de divulgar experiências da Atenção Primária com a Vigilância em Saúde, é proporcionar um espaço em que os municípios, profissionais da saúde e gerências regionais possam trocar experiências na perspectiva de qualificação e organização da rede e qualificação do cuidado. Na ocasião, serão premiados os três melhores trabalhos avaliados nas categorias “Melhor Experiência por Macrorregião” e “Melhor Experiência por Eixo Temático”.

Como premiação, será oferecida a inscrição, além da hospedagem, para os apresentadores dos trabalhos vencedores para participação e apresentação do mesmo no III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba em agosto. As experiências ganhadoras também terão seus trabalhos publicados nos Anais da Revista Científica da Faculdade Santa Maria.

Ao todo, foram inscritos 34 trabalhos para a II Mostra Paraíba Aqui Tem SUS representando a 3° Macrorregião com sede em Sousa, contemplando os municípios de Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras, São José de Piranhas, São Bento, Santa Helena, Triunfo, Lagoa, Marizópolis, Uiraúna e São Domingos de Pombal.

Na sexta (12), a Mostra da 3° Macro acontecerá em Patos, na Faculdade Integrada de Patos (FIP). Para o evento, 24 trabalhos foram inscritos, contemplando os municípios de Catingueira, Condado, Mãe D’Água, Patos, Santa Luzia, Teixeira, Aguiar, Coremas, Nova Olinda, Santa Inês, Santa dos Garrotes, São José de Caiana, Serra Grande e Princesa Isabel.

A II Mostra Paraíba Aqui Tem SUS: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária continua com apresentações da 2° Macrorregião de Saúde, dia 16 de julho, na Facisa, em Campina Grande. O evento encerra dia 17 de julho, com apresentações dos municípios da 1° Macrorregião no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa.