Secretaria Municipal participa de reunião de capacitação para implementação do PNAIC e SOMA em Uiraúna

O encontro aconteceu no último mês de setembro, na cidade de Campina Grande, e contou com presenças importantes como a presidente da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais da Educação), secretários de educação de todo o estado e coordenadores pedagógicos, entre outros profissionais da área. A Secretaria Municipal de Educação de Uiraúna esteve representada na ocasião pela coordenadora pedagógica Maria do Socorro Macena e Maria de Fátima Martins, coordenadora municipal do projeto SOMA.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O PNAIC será implantado para garantir mais qualidade no ensino oferecido pela Rede Municipal de Ensino e recebe total apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Uiraúna.

O  Programa Soma (Pacto pela Aprendizagem na Paraíba) foi criado por meio do Decreto 37.234 de 14 de fevereiro de 2017 e visa a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental por meio da aplicação de avaliações bimestrais, formação de professores e gestores, monitoramento e utilização de sistema próprio de gestão de informação, garantidos a partir da cooperação técnica firmada entre Governo de Estado e Municípios.

O próximo passo será a