Secretaria de Saúde realiza evento alusivo ao Outubro Rosa

156

A Secretaria de Saúde de Uiraúna, realizou nesta quarta-feira ( 24 ), um evento do Dia D alusivo ao Outubro Rosa. A programação foi realizada no Centro de Referência e Especialidade Doutor Alexandre Fernandes ( CREDAF ). O evento contou com um grande numero de mulheres, onde foram oferecidos alguns serviços aos usuários presente.

 

* Práticas Corporais

🌸Educação em Saúde

🌸Aferição da pressão arterial

🌸Cálculo do IMC

🌸 Testagem Rápida para HIV, Hepatites virais e Sífilis

🌸 Tipagem Sanguínea

🌸Vacinação

🌸Orientações para alimentação saudável

🌸 Prevenção Cardíaca

🌸 Fisioterapia em reabilitação

🌸Técnicas de Relaxamento

Na ocasião, a secretária de saúde do município, Julieth Gomes Fernandes, fez a abertura do evento. A secretária passou informações importantes sobre como prevenir ou detectar o câncer de mama de forma precoce. Também foi colocado uma mesa com alimentação saudável para apresentar aos usuários.

 De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 60 desenvolvem a condição. Os dados alarmantes posicionam a neoplasia como a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção. É isso que impulsiona o Outubro Rosa, um mês dedicado à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

 

COMPARTILHAR