Secretaria de saúde do município de Uiraúna realiza o 1º fórum de saúde mental e prevenção ao suicídio.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna e a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), realizou neste último dia 27 de setembro o 1º fórum municipal de saúde mental e prevenção do suicídio.

O fórum foi realizado no auditório da Fundação Educacional Lica Claudino(FELC), e teve início às 13h, o evento foi dividido em vários momentos, entre eles as exposições dialogadas que contaram com as participações da:

• Dra. Ronise Holanda de Araújo, psicóloga do CAPS-2 de cajazeiras, mestranda em ciências da educação pela Absoulute Christian University – CETEC de Patos. Que falou sobre o tema “VAMOS FALAR SOBRE VIDA”;
  • da Dra. Jéssica Larissa Alencar, psicóloga clínica da infância e da adolescência, pós graduanda em terapia cognitivo comportamental e formação em educação emocional. Que falou sobre o tema “SUICÍDIO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO”;
  • do Dr. Ewerton Figueiredo Pinheiro, médico psiquiatra com residência em psiquiatria pela Universidade Federal da Paraíba e especialização em Psicogeriatria pela USP. Que falou sobre o tema “CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO”;
  • e da Professora Jane Kelli Benevides Gonçalves Borges, orientadora do projeto “escola como espaço de prevenção ao suicídio” da escola 26 de junho – do município de Major Sales/RN. Que falou sobre o PROJETO “ESCOLA COMO ESPAÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO”.

O 1º Fórum de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio correspondeu a ação que encerrou as mobilizações desenvolvidas pelas equipes de saúde em alusão ao Setembro Amarelo 2019 desenvolvidas pelas equipes de saúde de Uiraúna.

Entre seus objetivos estava a elaboração de propostas voltadas para a prevenção do suicídio nas áreas prioritárias: Assistência Social – Valorizar; Educação – Preservar; e Saúde – Cuidar.

Além disso, o fórum resultou na escolha de representantes da sociedade civil para a formação um grupo de trabalho e a efetivação de um fórum permanente para trabalhar as proposituras voltadas à saúde mental com vistas à prevenção do suicídio em nosso município e cidades assistidas pelo Centro de Atenção Psicossocial de nossa cidade.

Durante o evento houve a apresentação cultural do Grupo de Balé das meninas do Projeto Educarte.

Estiveram presentes o prefeito municipal João Bosco Nonato Fernandes, a secretária de saúde Dra. Julieth Gomes Fernandes, a secretária de educação a Srta. Andréa Sobreira, a secretária de governo e articulação política a Sra. Maria dos Remédios, a secretária de administração a Sra. Raiza Thalita, a secretária de assistência social a Sra. Emília Fernandes, o vereador Francisco Jarismar (Mazinho), vereador Marcondes de Bizerril, vereador Zé Fernandes e os servidores do município.

Confira as fotos: