Secretaria de saúde do município de Uiraúna mobilizou cerca de mil usuários na Semana da Saúde Visual

108

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Projeto (visão total), realizou nos dias 18, 19 e 20 de março no Centro de Referência e Especialidade Doutor Alexandre Fernandes, a Semana da Saúde Visual para toda a população uiraunense. O projeto Visão Total aqui na cidade de Uiraúna, mobilizou cerca de  mil pessoas nesses 03 dias.  

A Secretaria de Saúde de Uiraúna ofereceu de forma gratuita à população local, acesso ao que há de melhor para a sua saúde visual, com equipamentos de última geração e profissional altamente qualificada.

Na oportunidade, o prefeito Dr. Bosco visitou o local e cumprimentou os usuários e os profissionais oftalmologista. O prefeito feliz com a ação que oferece a população disse:  “o serviço vai beneficiar aquelas pessoas que mais necessitam e que não tenha condição de pagar uma consulta ou um exame de vista”, frisou Dr. Bosco.

 Embora a realização de exames preventivos regularmente não seja um habito muito cultivado, muitas pessoas têm problemas de visão e não sabem, o que pode prejudicar sua situação, podendo levar até mesmo à cegueira. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo que 45 milhões delas são cegos. Mais de 75% poderiam ser evitados ou curados. Daí, a importância dos exames preventivos, já que muitas doenças oculares são pouco perceptíveis em estágios iniciais. A prevenção é fundamental para diagnosticar e tratar doenças visuais e evitar qualquer perda visual. Exemplos de doenças graves que só podem ser diagnosticadas por especialistas são o glaucoma, que consiste no aumento da pressão interna do olho, podendo causar perdas visuais irreversíveis, e o ceratocone, que é uma alteração na córnea que provoca a diminuição da visão. Vale lembrar que nossa visão pode sofrer alterações naturalmente com o passar dos anos. Pode-se desenvolver dificuldade para diferenciar tons de verde e azul, problemas para focalizar objetos próximos, ou mesmo a necessidade de maior luminosidade para ler. Por isso, a prevenção, através da realização de exames periódicos será fundamental para resolver eventuais problemas. Existem muitos produtos e tratamentos que podem nos ajudar a manter uma visão de boa qualidade ao longo da vida.

 

 

COMPARTILHAR