Secretaria de Educação de Uiraúna realiza I Fórum da Educação sobre o Transtorno do Espectro Autista

Na última terça – feira (30) de abril, no auditório da Fundação Educacional Lica Claudino – felc foi debatido um tema muito importante na parte de inclusão social que é o autismo.

A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril. A iniciativa da Prefeitura proporcionou momentos de reflexão, debate e troca de experiências para os profissionais da área, servidores públicos municipais, familiares e todos os envolvidos com o tema.

Criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), esta data tem o intuito de fazer com que cerca de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo possam viver sem o olhar constante do preconceito por falta de informação. A iniciativa de comemorar este dia é referendada pelo Sistema das Nações Unidas, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países.

O autismo é uma disfunção que interfere em especial na capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos. A doença atinge cerca de dois milhões de pessoas no Brasil e, mais da metade ainda não possui o diagnóstico, afetando de forma global tanto o indivíduo como a família. Um consenso entre a comunidade científica em todo o mundo é que quanto mais precoce o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, melhor será a qualidade de vida da pessoa que sofre com o autismo.

Tivemos como mediadores do assunto:

Mabelle César da Costa, coordenadora do CAPS infantil de Cajazeiras, Hilana Maria Braga Fernandes Abreu, psicóloga do CAPS infantil de Cajazeiras, Maria Deuviana Pessoa Dantas, presidente da associação dos autistas de Cajazeiras, Gerlandia Claudino, Mãe/ relato de experiência, Francielma de Andrade Oliveira Silva, psicóloga da Secretaria de Educação de Uiraúna e Maria do Carmo Lacerda Braga, assistente social do CAPS de Uiraúna.

Texto: Arlan Vieira

Confira imagens: