Prefeitura realiza reforma e reestruturação do Arquivo Municipal

No Arquivo Municipal estão armazenados documentos referentes a diversos setores de toda a administração municipal, em especial as documentações referentes a servidores e a contabilidade de todas as gestões. As obras tiveram início ainda em 2016 com a reforma do prédio onde o serviço é locado.

A partir de então foi contratada uma profissional especializada em arquivologia para reestruturar e organizar a disposição de todos os arquivo estabelecendo ordem e critérios de armazenamento. Embora a disposição do acervo não está 100% concluída, devido ao volume de impressos disponíveis, o processo já trouxe mais facilidade na busca por informação e documentos.

A ação, que está sendo comandada pela Secretaria de Administração, pretende ainda promover a preservação e a conservação dos documentos públicos que constantemente são solicitados, entre outras coisas para fins de comprovação.

A equipe de funcionários que atua no setor também recebeu capacitação sobre otimização, catalogação e arquivamento de documentos, o que tem gerado também mais agilidade para atender as solicitações que geralmente são realizadas via Secretaria de Administração.

Sobre a ação, a Secretária Raiza Thalita ressaltou que o novo processo tem resultado diário no trabalho da Secretaria de Administração, que consegue atender as solicitações do público que busca por informações ou documentação com mais presteza e rapidez, uma vez que muitas pessoas fazem os requerimentos de última hora.

Já o prefeito Bosco Fernandes destacou que modernizar cada vez mais os setores de informação ajuda a diminuir a burocracia para os munícipes. “Muitas vezes os servidores vem em busca de um documento ou outro para dar entrada em suas aposentadorias e quanto mais rápido conseguirmos providenciar toda comprovação necessária, mais depressa o servidor terá o seu benefício.”