Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe nessa terça-feira

Começa nessa terça-feira (18) e vai até o próximo dia 26 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2017. As doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família de Uiraúna nos horários  das 7:30 às 16:30.

O público-alvo da campanha são os trabalhadores da saúde, as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto), os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os professores das escolas públicas e privadas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

O  município tem um total de 3.588 pessoas a serem vacinadas, porém as doses são enviadas de modo fracionado pelo Ministério da Saúde, que sugere a seguinte organização para que todos sejam imunizados:

  • Na primeira semana deverá ser vacinados os trabalhadores da Saúde e Gestantes;
  • A partir da segunda semana será para as Crianças, idosos e puérperas;
  • E no dia “D” 13 de maio estará vacinando professores e demais do público prioritários.
  • A partir do dia 15 de maio serão vacinados os portadores de doenças crônicas, e outras condições clinicas especiais, os funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
  • A população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, mortalidades e o número de internação ocasionadas pela gripe e terá seu “Dia D” em 13 maio. A meta é que, durante o período de vigência da campanha,  90% do público elegível seja vacinado, para isso as doses estarão disponíveis de 07: 30h às 16:30h em todos as UBSF do município.

As pessoas que não se encaixam nos grupos prioritários citados anteriormente devem procurar os postos de vacinação a partir do dia 26 de maio.