Prefeitura Inaugura nova Academia Ao Livre e homenageia professor João Eudes Claudino

Na última quinta-feira (31), a Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a inauguração da Academia ao Ar Livre Professor João Eudes Claudino.

A academia foi implantada na Praça de Eventos Joca Claudino e contou com um investimento de aproximadamente R$ 50 mil. Foram adquiridos 16 equipamentos novos, como simuladores de caminhada, esqui, bicicletas horizontais, entre outros.

A Academia ao Ar Livre Professor João Eudes Claudino ganhou ainda dois espaços diferenciados para a prática esportiva sendo um espaço para vôlei de areia e outro para a futebol de areia, onde foram realizados mini torneios festivos na ocasião.

A escolha do espaço se deu por a Praça Joca Claudino já ser um espaço procurado para a prática de atividades físicas, como a caminhada. Segundo a secretária Juliet Gomes, a secretaria pretende ainda disponibilizar educador físico para atuar na orientação correta para a prática de exercícios. “A melhor forma de cuidar da saúde é investir na prevenção e a prática de atividades física é de extrema importância para se adquirir e manter uma boa qualidade de vida. O objetivo é oportunizar que todos possam ter acesso fácil e gratuito a um espaço adequado e com orientação correta para fazer exercícios físicos”, comentou a secretária.

Com essa, o município de Uiraúna conta com 4 academias ao livre, sendo uma na Praça Osvaldo Cascudo, uma no Conjunto Mariz, uma no Bairro Bela Vista e a recém-inaugurada da Praça Joca Claudino.

O prefeito Dr. Bosco Fernandes também esteve presente na inauguração e destacou a importância da prática de atividade física para a saúde e os investimentos que a atual administração vem fazendo para oferecer melhor qualidade de vida para os munícipes. “Investir em saúde é investir também em ações de prevenção. Não há melhor remédio para o corpo e a mente do que manter-se em movimento. A prática regular de atividade física é indicada como alternativa para prevenção de diversos tipos de doenças, então é importante incentivar a prática e disponibilizar espaços adequados e gratuitos para que todos possam ter acesso”, destacou o prefeito.

Durante o evento aconteceu ainda apresentação artística da Banda Cícero Ribeiro, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e da Oficina de Capoeira do projeto Educar Para Transformar, ambos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O homenageado

A Academia ao Ar Livre recebeu o nome do Professor João Eudes Claudino que foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e proposta pelo Coordenador de Esportes do município, Itamar Freitas. A iniciativa recebeu total apoio e aval da administração municipal, em especial do Prefeito Dr. Bosco Fernandes, que prontamente reconheceu como merecida homenagem.

João Eudes Claudino é natural do município de Uiraúna. Atuou como professor nas principais escolas do município. Foi ainda fundador e primeiro presidente da Associação Universitária de Uiraúna, foi membro da diretoria do Uiraúna Tênis Clube, Diretor de Esportes, entre tantas outras funções que acumulou ao longo dos anos.

O professor João Eudes era conhecido por toda sociedade por ser um grande desportista e amante dos esportes de uma forma em geral.

No momento da homenagem, uma breve biografia do Professor João Eudes Claudino foi apresentada a todos, causando grande emoção.

João Eudes faleceu em 05 de fevereiro de 2019. O evento foi acompanhado por familiares e amigos do professor.

Confira as fotos: