Início O Prefeito

O Prefeito

[vc_custom_heading text=”O PREFEITO” font_container=”tag:h2|text_align:center|color:%23ffffff”]
João Bosco Nonato Fernandes

SOBRE JOÃO BOSCO NONATO FERNANDES

João Bosco Nonato Fernandes nasceu na cidade de Uiraúna em 8 de agosto de 1955. Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, exerce a profissão na cidade há aproximadamente 30 anos.

Ocupou cargos de destaque na gestão de saúde pública do Estado, como a direção 9º Núcleo Regional de Saúde da Paraíba. Foi fundador da Casa de Saúde Pe. Costa, uma das principais instituições de saúde da cidade de Uiraúna e atuou em várias cidades do Estado da Paraíba e Rio Grande do Norte, a exemplo de Sousa, Joca Claudino, Cajazeiras, Pau dos Ferros e São Miguel.

Iniciou suas atividades políticas no ano de 1988, filiando-se ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Em 1992 foi eleito pela primeira vez prefeito de Uiraúna, não existindo a possibilidade de reeleição, voltou a candidatar-se no ano de 2000, tendo sido eleito pela segunda vez com 4.127 votos e em 2004 foi reeleito. Em 2008 deixa a Prefeitura de Uiraúna com a marca de 90,6% de aprovação da sua gestão, quando recebeu o título de “Prefeito Amigo da Criança” e o Selo Unifec pelas ações exemplares no campo da saúde, educação e assistência social.

Em 2012 foi mais uma vez eleito, em um pleito marcado pela união de forças todos os representantes políticos de oposição da cidade de Uiraúna contra o seu nome, de onde saiu vitorioso alcançando 4.897 votos. Em 2016 foi mais uma vez reeleito com larga vantagem.
Atualmente está exercendo seu 5º mandato à frente da Prefeitura Municipal de Uiraúna (1992, 2000, 2004, 2012, 2016), sendo o primeiro líder político da região a conseguir tal feito.

Atribuições do prefeito

Entre as principais funções de um prefeito está o cumprimento da Lei Orgânica (Lei maior de um município) votada e fiscalizada pelos vereadores. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, cujo objetivo maior é proporcionar melhorias para o município e seus habitantes.

Outras importantes atribuições dos prefeitos são: governar a cidade de forma conjunta com os vereadores; administrar o município; sancionar e revogar leis; vetar projetos inconstitucionais; apresentar projetos de Leis para a Câmara Municipal; nomear e demitir servidores; comandar os serviços públicos municipais; sempre buscar alternativas de melhoria para os cidadãos; administrar os impostos municipais e aplicar esses recursos de forma otimizada; entre outras.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support