Nota de esclarecimento Secretaria Municipal de Saúde – COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Uiraúna/PB frente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresenta as seguintes informações:

Em nosso estado não foi confirmado nenhum caso até o momento. Neste sentido recomendamos  a população os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Coronavírus:

• Lavar constantemente as mãos com água e sabão ou aplicar álcool gel, sobretudo após uso de transporte coletivo e ou contato com pessoas em locais de aglomeração pública;
• Evitar levar as mãos ao nariz e aos olhos;
• Proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar com o antebraço ou lenço descartável;
• Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal;

A Secretaria Municipal de Saúde proverá mecanismos de qualificação dos profissionais de saúde da rede pública e afirma que todos estão preparados para o atendimento dos casos que procurarem por atendimento.
Apesar da prontidão de nossos serviços de saúde, informamos que não há motivo para alarde, pois, até o momento, não registramos nenhum caso suspeito da doença em nosso município e região de saúde.
Entretanto devemos seguir vigilantes e atentos aos casos suspeitos especialmente diante da localização fronteiriça de nossa cidade e do fluxo de pessoas em nosso território.

Para considerarmos os sinais e sintomas do COVID-19 caso apresente:  febre, dificuldade de respirar, tosse, dor de garganta e principalmente histórico de viagem nos últimos 14 dias ao exterior, estados com transmissão comunitária da doença (Rio de Janeiro e/ou São Paulo) ou contato com caso confirmados/suspeitos. Reforçamos que se trata de doença respiratória com sinais e sintomas comuns a todas as síndromes gripais.

Para maiores esclarecimentos entre em contato com a Gerência Municipal de Vigilância em Saúde gratuitamente pelo telefone 0800 28 10900 das 07h30min as 17h00min.